Desde a aposentadoria, em 2007, Zinho atuou em diferentes funções no futebol. Treinou o antigo Miami FC, em 2010, e o Nova Iguaçu, em 2011, e em 2015 foi auxiliar técnico no Vasco da Gama.
Astro do Palmeiras no início dos anos 90, Zinho chegou à Copa do Mundo dos Estados Unidos embalado por títulos, jogando em alto estilo e com a missão de dividir a armação da seleção brasileira de Carlos Alberto Parreira com o camisa 10 Raí, depois com Mazinho, que ganhou a vaga.
Revelado no Flamengo, Zinho iniciou sua carreira em 86. Pelo clube carioca sagrou-se campeão da Copa do Brasil de 90, do Campeonato Carioca de 86/91 e 2004, além do Campeonato Brasileiro de 92.
Foi campeão de alguns dos mais importantes títulos do Palmeiras, como a Libertadores de 1999, sendo decisivo em todas estas conquistas. Meia armador canhoto com muita inteligência, passe preciso e ótimo arremate, Zinho sagrou-se campeão com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo dos EUA em 1994.
Todo mundo falando: 'O Zinho é Tricolor'. Sim, ali eu era, é um time brasileiro que eu tenho carinho - completou. Zinho possui uma identificação enorme com o Flamengo, além de ter sido revelado pelo clube e ter conquistado títulos importantes pelo time carioca.
O apelido, usado até por Galvão Bueno durante as transmissões do mundial de 1994, nasceu porque o então jogador ficava muito com a bola, algo que o próprio Zinho admitiu: "Mas era só meu jeito de jogar". "O cara está lá, tentando trabalhar, tentando ganhar título.
Zagueiros: Aldair, Márcio Santos, Ricardo Rocha e Ronaldão. Laterais: Branco, Cafu, Jorginho e Leonardo. Meio Campo: Dunga, Evandro Mota, Mauro Silva, Mazinho, Paulo Sérgio, Júnior, Raí e Zinho. Atacantes: Bebeto, Müller, Romário, Ronaldo e Viola.
Rio - Titular da Seleção em 1994 e único atleta revelado na Baixada com status de campeão mundial, Zinho está na Copa da Rússia. Mas agora, na função de comentarista da Fox Sports. No segundo capítulo da série 'A Baixada na Copa', a coluna relembra a trajetória do ex-jogador de Nova Iguaçu até o tetra.
De acordo com investigações, Jairo seria uma espécie de "braço" operacional armado do grupo. Mais dois nomes que constam na lista de sucessores são os de Paulo Roberto Carvalho Martins, o PL, e Antonio Carlos dos Santos Pinto, o Pit. Ambos são hoje os responsáveis pelas finanças do grupo.
O acerto com o Cruzeiro foi rápido: liberado do Palmeiras em 2 de maio, Zinho foi anunciado pela Raposa seis dias depois. Na conversa com a reportagem, o ex-meio-campista revelou os detalhes de como foi a negociação, iniciada a pedido de um velho conhecido: Vanderlei Luxemburgo.
Paulo - Futebol: Após perder título, Zinho anuncia aposentadoria - 05/04/2005. O meia, campeão do mundo na Copa-94, vai fazer o anúncio oficial de sua aposentadoria hoje. Zinho, 37, fez o único gol do Flamengo na decisão da Taça Rio -perdeu para o Fluminense por 4 a 1.
Todo mundo falando: 'O Zinho é Tricolor'. Sim, ali eu era, é um time brasileiro que eu tenho carinho - completou. Zinho possui uma identificação enorme com o Flamengo, além de ter sido revelado pelo clube e ter conquistado títulos importantes pelo time carioca.
Ex-jogador é integrante fixo do programa ESPN FC e seguirá nas transmissões de jogos da Libertadores e Sul-Americana. A emissora ESPN anunciou nesta sexta-feira, 5, a renovação de contrato com o ex-jogador e Campeão Mundial de 1994 Zinho.
Ele estava foragido desde novembro do ano passado quando deixou a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, mesmo com um mandado de prisão em aberto. O criminoso acabou preso na casa onde estava escondido, no bairro de Nova Sepetiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Zinho foi um grande vencedor na carreira. No Flamengo, conquistou o Campeonato Carioca em 1986, 1991, 2004, o Campeonato Brasileiro em 1992 (além da já citada Copa União) e a Copa do Brasil em 1990.
Os brasileiros com mais títulos de Champions são Casemiro e Marcelo, ex-companheiros de Real Madrid. Juntos, levantaram a taça em 2013/14, 2015/16, 2016/17, 2017/18 e 2021/22.