A função do repelente ultrassônico é forçar os ratos a deixarem sua propriedade. Mas como? Ele emite ondas sônicas e ultrassônicas que variam de 3 a 55 kHz, que são capazes de deixar os ratos desorientados. Assim, os animais não conseguem dormir nem se comunicar e são obrigados a procurar outro local.
Ele explica que ratos têm aversão a alguns odores desagradáveis, como o óleo de citronela, que possui um aroma forte capaz de afastar diversas pragas. Outros aromas repelentes, como o hortelã-pimenta, cravo-da-índia e menta também ajudam a alcançar este objetivo.
Rato faz barulho similar a passos humanos, indicando que tem bicho percorrendo o forro do telhado, por exemplo. Outros sinais também envolvem a audição.
Óleo de pimenta. O óleo de pimenta não causa danos à saúde das pessoas e mantém os ratos afastados. Para tal, basta borrifá-lo em locais estratégicos que poderiam servir de esconderijo para os animais. Também é interessante usar o óleo próximo das portas e em fendas.
Ratos selvagens possuem como principais predadores naturais as cobras, as raposas, os lagartos, as aves de rapina como águias, gaviões, corujas e falcões e até mesmo algumas espécies de animais artrópodes. Já aos predadores de ratos urbanos somam-se além dos já citados, os gatos e os cachorros, por exemplo.
Assim como o óleo de pimenta, o de hortelã também causa o mesmo efeito sobre os ratos. Basta aplicar borrifando nos locais, ou aplicando em bolinhas de algodão e deixando em locais estratégicos. Mantenha uma frequência de aplicação até que perceba que os roedores não estão mais frequentando o local.
Você pode ainda usar outra estratégia, como espantar ratos com vinagre. Prefira os de álcool pois, além de desinfetar o ambiente, possuem um forte odor que espanta estes roedores. Na verdade, este ingrediente tem várias utilidades além da comida: é possível até fazer um desinfetante com vinagre para a sua casa.
- Sobem, por fora da casa, em canos que estão a até 7,5 cm de distância da parede. Para isso, apoiam as patas no cano e o corpo na parede (ou vice-versa). - Pulam até 1 m na vertical, e até 1,2 m na horizontal. - Podem cair de até 15 m de altura sem se machucarem.
Embora seu cheiro seja adorável para os humanos, os ratos detestam absolutamente a hortelã-pimenta. Especialistas em jardinagem afirmam que os roedores "passam longe" do poderoso aroma da planta e "evitarão qualquer área do seu quintal" em que esta planta seja cultivada.
Os roedores costumam fazer barulhos especialmente à noite, quando a casa está mais silenciosa. Preste atenção em sons de arranhões, ruídos de movimento dentro das paredes ou dos tetos. Eles também fazem barulhos que se assemelham com um som agudo.
Afinal, os ratos são daltônicos. As pastilhas de naftalina contêm uma pequena quantidade de um produto chamado “naftaleno”. Sim, o naftaleno costuma incomodar pequenos animais e insetos, mas não é suficiente para se livrar deles ou espantá-los.
Como fazer o Rato Sair do Esconderijo? É preciso tirar o rato de sua zona de conforto e forçá-lo a deixar seu esconderijo. Para tanto, é necessário eliminar as fontes disponíveis de alimento, água, acesso e abrigo.
“Há várias doenças que os roedores sinantrópicos podem transmitir aos seres humanos, incluindo a leptospirose, peste bubônica (transmitida por pulgas), salmonelose e febre da mordida do rato. A leptospirose é a mais provável, transmitida através da urina dos ratos.
Primeiro, o animal explora a abertura com os bigodes, o que faz sentido se a parte do corpo que vai à frente de tudo é seu focinho. Depois que sua cabeça - a maior parte de sua anatomia - atravessa o buraco, ele espreme seu corpo e passa por completo sem problemas.
As frequências entre 4 e 17kHz devem ser evitadas na presença de pessoas ou animais domésticos, mas podem ser utilizadas para espantar roedores). No controle de roedores, a eficiência do equipamento, em média, atinge 70% a 100%, dependendo de fatores atrativos para roedores e da instalação correta do equipamento.
De acordo com a veterinária Dayenne Pirozi, existem outros repelentes naturais que podem ser adotados. “Hortelã-pimenta, cravo-da-índia e óleo essencial de menta são ótimas ferramentas contra os ratos”, sugere.
Assim como os humanos, os ratos também se sentem felizes ao estarem na companhia de seus amigos, chegando a emitir sons de alta frequência para refletir o seu sentimento de alegria.
Sim, a água sanitária pode manter um ambiente livre de ratos. O odor de amônia, naftalina e, também, da água sanitária, afetam diretamente o olfato dos roedores. Ou seja, Isso acaba por mantê-los longe e tem efeito em até 15 metros de distância.
Para uma detecção mais precisa, você pode espalhar farinha ou talco em áreas suspeitas e verificar novamente depois de algumas horas ou no dia seguinte. Se pegadas novas aparecerem, isso indica atividade recente de ratos, confirmando a necessidade de medidas de controle e prevenção.
No caso do combate às pragas, ele deve ser misturado com elementos como farinha e açúcar, por exemplo — especificamente no caso dessa combinação, deve-se colocar os ingredientes em uma proporção de aproximadamente 50% de açúcar, 30% de farinha e 20% de bicarbonato.