Coisas gloriosas se dizem de ti, ó cidade de Deus. (Selá) Dentre os que me conhecem, farei menção de Raabe e de Babilônia; eis que da Filístia, e de Tiro, e da Etiópia, se dirá: Este é nascido ali. E de Sião se dirá: Este e aquele nasceram ali; e o mesmo Altíssimo a estabelecerá.
A palavra Sião tem vários significados nas escrituras. A definição mais geral da palavra é “o puro de coração” (D&C 97:21). A palavra Sião é frequentemente usada para referir-se ao povo do Senhor ou à Igreja e a suas estacas (ver D&C 82:14). Também foi usada para referir-se a locais geográficos específicos.
Além disso, o SENHOR escolheu o monte Sião para ser a sua casa na terra, e disse: “Este é o lugar de descanso que escolhi para morar para sempre! Neste lugar ficará a minha casa. Encherei este lugar de muitas bênçãos e darei comida de sobra aos pobres da cidade.
Mas o monte de Sião citado pelo salmista sem dúvida é o que abrigava o Templo do Senhor que havia sido construído em Jerusalém; bem como o palácio real. Esse monte é usado frequentemente nas Escrituras como figura da habitação de Deus com seu povo e da estabilidade das promessas de sua aliança.
A Sião espiritual, que Jesus estabeleceu, é um lugar “onde as festas de Deus são celebradas” e o povo de Deus que habita nela recebe o perdão dos pecados. Segundo essas profecias, Jesus construiu a Sião espiritual estabelecendo a Igreja de Deus que guarda as festas da Nova Aliança.
Salmos 87 Coisas gloriosas se dizem de ti ó #Sião.
Qual o atual nome do Sião?
Sião ou Tzion (em hebraico ציון Tzion ou Tsion "cume", em árabe صهيون Ṣuhyūn) originalmente era especificamente a fortaleza jebusita próxima da atual Jerusalém, que foi conquistada por Davi.
Nos últimos dias, Israel será coligada — Sião será estabelecida — Seus atalaias ensinarão a respeito do Senhor — O estandarte do evangelho será erguido — O povo será chamado santo, os redimidos do Senhor.
Sião também era conhecida como a sede do poder para o reino de Israel, mas também para o Reino de Deus. Sabemos que é um lugar que Deus ama e se preocupa profundamente porque a cidade também está associada ao povo escolhido de Deus, Israel.
O salmista afirma que assim como os montes estão em volta de Jerusalém, assim o Senhor, em volta do seu povo. E em vez de pensar em proteção, pensei em presença. Um monte pode representar uma barreira protetora, mas também, uma presença clara e incontestável. E entendi que assim é Deus, sempre presente ao nosso redor.
No Velho Testamento, Sião é geralmente um sinônimo da cidade de Jerusalém com seu monte do templo. As profecias do Novo Testamento previam que o Senhor um dia criaria novos céus e nova terra. Como parte dessa nova criação, uma cidade de Deus chamada “Nova Jerusalém” iria “[descer] do céu do meu Deus”.
Os que confiam no SENHOR são como o monte Sião, que não se abala, mas continua firme para sempre. Como em volta de Jerusalém estão os montes, assim o SENHOR está ao redor do seu povo, desde agora e para sempre.
Siló existiu e hoje é um sítio arqueológico. É uma cidade na região montanhosa de Efraim e está situada ao norte de Betel, a leste da estrada de Betel para Siquém e Lebona. O motivo de sua importância para a história do país é que este é o lugar onde Josué distribuiu a Terra Prometida para as 12 tribos de Israel.
A etimologia da palavra "Sião" ("ṣiyyôn") é incerta. Mencionado na Bíblia em II Samuel (II Samuel 5:7) como sendo o nome do local onde estava uma fortaleza jebusita conquistada pelo rei Davi, sua origem provavelmente é anterior à chegada dos antigos israelitas.
"Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o SENHOR tem feito por eles. Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres.
O Monte Sião (do hebraico Tzion) está localizado no sudeste de Jerusalém. O local era uma fortaleza dos jebuseus e passou a ter uma importante papel quando foi conquistado pelo rei Davi.
O que espera no Senhor são como os montes de Sião?
1 Os que confiam no Senhor serão como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. 2 Assim como estão os montes em redor de Jerusalém, assim o Senhor está em volta do seu povo desde agora e para sempre.
Nesse Salmo, o povo adorou a Deus por ter restaurado Sião, e ainda pediu a restauração. Era necessário continuar cultivando a comunhão com Deus, da mesma forma que cristãos hoje precisam permanecer fiéis ao Senhor, buscando o perdão divino quando tropeçam (1 João 1:6-2:2; Tiago 5:19-20; 1 Coríntios 9:27).
Situada no centro das vastas e ricas planícies fluviais do Chao Phraya – a que erradamente os ocidentais chamaram de “Menam”, que em língua thai significa rio – a capital do Sião, Ayuthaia (a Odiá das crónicas portuguesas) era, em inícios do século XVI, uma das maiores cidades do mundo.
Deste modo, Maria é a Virgem Filha de Sião, que personifica a imagem do Povo de Deus na sua relação com Deus. Nos textos em que aparece no Antigo Testamento, o termo kecharitômene refere-se à Filha de Sião.
O rei Mongkut, que ocupou o trono de Sião (o nome Tailândia viria apenas em 1939) durante 17 anos, é conhecido por ter iniciado um processo de abertura do país em relação ao Ocidente.