As ovelhas têm visão periférica, elas enxergam mais o que está ao redor do que o que está na frente. O campo de visão dos ovinos gira em torno de 300 graus, para que eles consigam enxergar a presença de outros animais pelas costas e laterais.
A que distância a ovelha enxerga? A visão das ovelhas não tem grandes alcances. Por serem míopes, esses animais enxergam pouco mais de 10 metros. Por isso, uma das características da ovelha é sempre andar em grupos, pois quando se afastam, se perdem e são facilmente capturadas por predadores.
O canal auditivo externo da ovelha é mais curto e mais estreito do que o humano e só pode ser usado para fins didáticos quando aberto. O hipotímpano bolhoso abre opções adicionais para o ensino da anatomia do ouvido médio assim como para pesquisa sobre a mecânica do ouvido médio.
A cobra, o cachorro, o leão, todos têm defesas, mas a ovelha é o único animal terreno que não possui defesa alguma, ela é totalmente vulnerável, ela fica no fim da cadeia alimentar, não se defende, não tem habilidades de luta.
As ovelhas, como outros animais, se comunicam mediante sons. Estudando seu comportamento, os etólogos mostraram que elas conseguem identificar outras por seus balidos. E fazem isso porque o balido de cada ovelha tem sua própria assinatura vocal.
O inimigo natural das ovelhas é o lobo. Ele persegue as ovelhas e mata as cansadas. Você já ouviu a expressão: Lobo em pele de ovelha? Isso é porque alguns lobos desenvolvem uma pelagem que os confunde com as ovelhas e eles se introduzem no meio do rebanho até matar uma das ovelhas.
Na linguagem popular, podemos dizer que elas são dinossauros, porque são animais oficialmente domesticados há mais de 13.000 anos. A alimentação saudável e nutricional é essencial, por isso se alimentam de pasto, capim elefante, leguminosas, dentre outros.
As ovelhas são animais sem muito senso de orientação, que se perdem facilmente do seu rebanho. Elas têm dificuldade de encontrar o próprio alimento. E o simples fato de beber água pode ser perigoso, pois elas podem cair em águas correntes, que encherão seu pelo de água, fazendo-as afundar e se afogar.
As ovelhas não tem os sentidos aguçados como outros animais. Se destacam sua audição baixa, olfato reduzido, sua visão é também inferior a outros ovinos.
Devem ser alimentados com volumosos de alta qualidade (silagem de milho ou sorgo, capim elefante picado e fenos de boa qualidade), a vontade e ração concentrada, com 16-18% de proteína, na quantidade de 2-4% do peso vivo.
Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre a porta, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as ovelhas que lhe pertencem pelo nome e as leva para fora e elas o seguem porque conhecem a sua voz.
Que as ovelhas reconhecem a voz do pastor, todo mundo sabe. Mas uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego descobriu que elas conseguem distinguir indivíduos da espécie e recordar de suas faces. As ovelhas podem até mesmo reconhecer o rosto de pessoas.
Na fauna brasileira é possível identificar animais como onças, raposas e gaviões entre os principais predadores (animais que atacam com objetivo de se alimentar) de caprinos e ovinos. Em alguns biomas, como o Pantanal, as serpentes de maior porte, como a sucuri, também podem devorar os pequenos ruminantes.
As ovelhas têm visão periférica, elas enxergam mais o que está ao redor do que o que está na frente. O campo de visão dos ovinos gira em torno de 300 graus, para que eles consigam enxergar a presença de outros animais pelas costas e laterais.
Você sabia que as ovelhas são animais gregários, isto é, sensíveis e inteligentes? Assim, elas são capazes de diferenciar expressões das outras espécies e identificar os outros integrantes do rebanho, garantindo uma memória de excelência. Conhecer o reino animal é fundamental para mandar bem no vestibular.
A expectativa de vida deste animal é de 20 anos. As ovelhas domésticas têm desempenhado um papel fundamental para a espécie humana, que utiliza sua lã para fazer roupas e até mesmo tapetes.
As ovelhas possuem uma variedade de cores naturais em diversas tonalidades. A maioria das ovelhas domesticadas hoje em dia, são de lã branca. Isso ocorre porque a lã branca é mais desejável pois podem ser tingidas de qualquer cor.
É uma relação interativa. A fraqueza no rebanho de ovelhas se revela de muitas maneiras: na fome, quando falta a pastagem, no perigo de morte, pelo ataque de lobos, na perda da segurança, ao dar-se o desgarre do rebanho, no comprometimento da qualidade de vida, por conta da conduta mercantil do pastor.
Basicamente, a ovelha (fêmea) é um animal dócil, e sem nenhum mecanismo natural de defesa; o que deve ter influenciado para, na cultura popular, estar associada à ideia de inocência.
Fofas e ingênuas, as ovelhas costumam dormir sempre no mesmo lugar. Elas têm ciência de seu lugar no aprisco e jamais tomam o lugar de outra ovelha. Descendentes de animais selvagens que ficavam a maior parte do tempo acordados para fugir de predadores, as ovelhas dormem menos de 4 horas por dia.
As cabras e as ovelhas são animais gregários, ou seja, vivem em rebanhos. As primeiras são mais curiosas, lembra? Então às vezes se dispersam do grupo para buscar alimento ou explorar, mas nunca perdem suas colegas de vista. Já as ovelhas são mais tímidas e assustadas, por isso andam sempre juntinhas.
Já nos ovinos, o macho é o carneiro, a fêmea é a ovelha e o cordeiro é o filhote. Talvez você reconheça os ovinos através de ilustrações, já que muitas vezes são representadas com sua lã característica. Os ovinos são os carneiros e ovelhas, eles podem ser categorizados como lanados e deslanados.