O salmão é uma cor que se situa entre o rosa e o laranja, com um toque de pêssego. É uma tonalidade calorosa e convidativa que pode transmitir uma variedade de emoções e sensações, dependendo de como é utilizada.
A cor real do salmão varia de quase branca a vermelha profunda, dependendo dos níveis de carotenoides que obtêm do krill e do camarão, sua alimentação; nos salmões criados em cativeiro, é-lhes administrado artificialmente o corante na comida.
Salmão é uma gama de cores entre o laranja e rosado, e essas variações de tonalidades também levam nomes diferentes dependendo da marca. Cores como o laranja claro, laranja pálido, pêssego e outros são muitas vezes chamados de Salmão.
Como fazer a cor salmão, Parte 2 - Mistura de cores
Qual a cor de tinta salmão?
A tinta salmão é uma ótima alternativa para quem quer trazer um ar sofisticado para os ambientes. Resultado da mistura entre vermelho, laranja e amarelo, ela pode ser encontrada em diversos tons, podendo ter nuances mais alaranjadas ou rosadas.
Uma das combinações mais populares é com tons neutros como branco, cinza e bege, que trazem um contraste suave e elegante para o ambiente. Além disso, é possível combinar a cor salmão com tons mais fortes como azul, verde e roxo, criando uma decoração mais vibrante e moderna.
A cor rosé é um tom que mistura o rosa com o bege ou marrom, criando uma tonalidade suave e elegante. Ela é muito utilizada na moda, na decoração e também na culinária, conquistando cada vez mais espaço nos últimos anos.
Este tom evoca uma atmosfera tranquila e acolhedora, ideal para criar espaços que buscam equilíbrio e conforto visual. Em moda, o salmão é frequentemente associado à feminilidade e elegância discreta, sendo uma escolha popular para vestidos e acessórios.
A cor vermelha da carne é gerada pelo pigmento Astaxantina, que o peixe absorve ao se alimentar de camarões. Mas como a dieta do salmão é variada, também variam as cores de sua carne - desde branco ou rosa suave, até um vermelho vivo.
ABL RESPONDE Resposta : Prezada Maria do Céu: não há registro no VOLP porque só existe a forma salmão, tanto para o peixe, como para a cor. De nada. Fica aqui registrado: a única maneira de escrever é SALMÃO.
O pigmento astaxantina, que é um carotenoides, é sintetizado por protozoários e algas, é fonte de alimento para camarões e se acumula na carne e na pele. O salmão é um predador destes crustáceos, que consome e obtém um excesso de pigmento na carne, tornando-se assim “peixe laranja”.
A tendência salmão pode ser usada com tonalidades neutras, como preto e branco, tons terrosos e ainda cria um look bem fashion com cores mais vivas, como rosa, vermelho e laranja.
A cor bege é um tom que se situa entre o branco e o marrom. Dessa forma, é uma cor neutra que pode ser obtida misturando-se as cores primárias vermelho, verde e azul em quantidades iguais.
A marsala cor é um tom entre vermelho e o vinho, porém nela é possível ver toques terrosos e menos vibrante. É possível encontrar tons de marsala mais arroxeados, que é muito usado na tinta marsala para cabelo.
A cor rose gold é um tom de rosa claro com fundo metalizado muito confundida com a cor cobre que é um pouco mais alaranjada. A cor rose gold pode ser usada em todos os ambientes de sua casa e até mesmo do seu escritório para levar um toque delicado, no entanto contemporâneo para a sua decoração.
A cor salmão apresenta diversas tonalidades que vão desde alaranjado até o rosado escuro. Como a cor salmão tem uma tonalidade leve é possível utilizá-la em detalhes decorativos ou até mesmo na pintura das paredes.
No entanto, boa parte do salmão consumido no mundo é criada em cativeiro e não se alimenta do camarão, por isso, a carne desse animal apresenta naturalmente a cor cinza. Por motivos comerciais, a astaxantina sintética é incluída na refeição dos animais, dando o tom rosado à carne dos salmões de cativeiro.
O peixe criado em liberdade de alimenta de crustáceos que vão pigmentando naturalmente a sua carne até chegar à cor entre o alaranjado e o rosa tão particular. Porém, muitos criadores, para reduzir seus custos, alimentam o salmão com produtos sintéticos que tingem sua carne de forma artificial.
A truta salmonada, também conhecida como truta salmão, possui algumas pintas avermelhadas, ao contrário do salmão. A coloração da carne do peixe também ajuda na diferenciação. Enquanto a truta salmonada possui uma tonalidade mais intensa, o salmão apresenta um tom mais suave.