Assim, o vermelho é sempre oposto ao verde, amarelo ao violeta e azul para o laranja. Os tons que são opostos diretos na roda de cores são chamados cores complementares.
Cores complementares, ou opostas, são as que estão em extremidades diferentes do círculo cromático, ou seja: Verde e vermelho. Vermelho e azul. Amarelo e roxo.
O rosa e o verde são cores opostas no círculo cromático, isso significa que são cores contrastantes e funcionam bem no look, se você quer fugir do monocromático.
Preto e Branco: uma dupla eternizada na moda por Coco Chanel, juntos trazem uma simbologia muito forte. Enquanto um simboliza a morte e o fim, o outro simboliza o nascimento e o começo.
Por exemplo, a cor complementar do roxo é o amarelo, a cor complementar do laranja é o azul, a cor complementar do verde é o vermelho. E assim por diante.
A cor oposta do marrom é a cor roxa. A obtenção da cor marrom ocorre pela mistura de uma cor primária e de uma cor secundário, sendo assim, a cor marrom não entra no círculo cromático e não apresenta uma cor complementar.
Tons que formam um par ou trio perfeitos com o azul são: verde, laranja, vermelho, amarelo e os clássicos preto e branco. Apostar em alguma ou algumas dessas cores é sucesso cromático mais do que garantido.
As cores primárias são o amarelo, o vermelho e o azul. Elas recebem essa classificação porque não podem ser obtidas mediante a mistura de nenhuma outra cor.
As cores frias são compostas por tons de azul, verde e violeta, e são conhecidas por seus efeitos calmantes e refrescantes. Cores frias também são frequentemente associadas à tranquilidade, serenidade e paz.
Sinônimos: cerúleo, celeste, azulado, safira. Também há relação à estimulação da criatividade e tranquilidade. É a cor favorita de 45% das pessoas do mundo, possuindo 111 tons diferentes nomeados. Principais tonalidades de azul: azul-bebê, azul-celeste, azul-cobalto, azul-marinho, azul-turquesa.
Entre as cores neutras podemos citar o branco, os tons cinza e preto. O branco é luz isento de cor, o preto é a ausência de cor e os tons cinza são a mistura do branco com o preto.
A cor que tem conquistado aos poucos e silenciosamente os fashionistas é o Azul Cobalto, ou Cobalt Blue. Enquanto o Azul Cobalto não foi uma das principais cores das semanas de moda, como o rosa ou o vermelho, o tom tem ganhado espaço principalmente nas marcas de streetwear e no streetstyle.
As cores neutras são formadas pelo branco, preto e os diferentes tons de cinza. Elas são caracterizadas por apresentar pouco reflexo, energia e baixa intensidade. Diferente das cores quentes e cores frias, elas não transmitem nenhum tipo de sensação.
As cores terciárias resultam da mistura de uma cor primária com uma ou duas cores secundárias. São todas as outras cores, como o marrom, que é a mistura de amarelo ou vermelho com preto.
Cores complementares são aquelas que ficam opostas no círculo cromático. No caso do laranja, isso seria o azul. Um pouco de azul em acessórios ou em detalhes pode criar um contraste interessante.
Uma curiosidade bem legal sobre a cor preta e que muitas pessoas não sabem, mas existem sim variações de preto e hoje em dia já são considerados mais de 50 tons de preto, além disso, muitas pessoas dizem que o preto vem da ausência de cor já outras falam que ele surgiu na ausência de luz.
Tecnicamente, o verdadeiro preto não é uma cor. Ele é considerado a ausência de cor e é desprovido de coloração. Isto porque, quando a luz atinge um objeto preto, o objeto absorve todos os comprimentos de onda da luz.
São as tonalidades associadas à ideia do calor, do Sol, do fogo e até do sangue. Por isso, são cores que inspiram alegria e energia para qualquer ambiente. As bases primárias desse grupo são: laranja, vermelho e amarelo, mas os derivados também são considerados “quentes”.