O Dot 3 Varga 500 ml é um fluido de freio que deve ser utilizado somente em sistemas de freios hidráulicos. Contém mistura de glicóis. NBR9292 tipo 3, SAEJ 1703 e FFMVSS n°116, DOT3, com ponto de ebulição a 205°C. Cor característica azul.
Então os fluidos são classificados de acordo com sua temperatura de ebulição, onde o DOT 3 apresenta ponto de ebulição a 205°C, o DOT 4 ferve a 230°C e o DOT 5, suporta temperaturas de até 250°C antes de mudar de estado físico. Em resumo, quanto maior o DOT, mais resistente o fluido a temperatura!
Cor do produto vermelha. Aplicação em todos os veículos. O óleo de freio DOT4 é um líquido usado para lubrificar e limpar as partes mecânicas do sistema de freio de veículos.
O que acontece se misturar fluido de freio DOT3 com DOT 4?
Em resumo, não se misturam nem fluidos de freio e nem óleos de especificações diferentes. Só mesmo numa emergência e, assim que possível, remova essa mistura e volte o óleo ou fluido especificados.
Pode misturar DOT 3 e DOT 4? Não misture fluidos diferentes. Charles C. Conconi, especialista em combustíveis, lubrificantes e fluidos automotivos, explica as diferenças entre as especificações DOT 4 e DOT 3.
Sua principal vantagem em relação ao DOT 3 reside no ponto de ebulição mais elevado, o que significa que o fluido DOT 4 resiste melhor a altas temperaturas sem perder suas propriedades.
DOT 4 🚗 🔧 DOT 3: Ideal para a maioria dos veículos de passeio e motocicletas que não enfrentam condições extremas de frenagem. Perfeito para veículos mais antigos e situações onde o sistema de freio não é submetido a altas temperaturas com frequência.
Outra recomendação que Costa ressalta é não misturar fluido novo ao antigo e nem de D.O.T. diferentes para não afetar as propriedades do produto, assim como garantir a sua eficiência.
O Fluido para Freios DOT3 Radnaq foi especialmente desenvolvido para o sistema hidráulico de freios de veículos. Proporciona segurança nos momentos de frenagem. O produto atende as Normas NBR-9292 Tipo 3, SAE-J 1703 e FM/SS n° 116 DOT3, com ponto de ebulição acima de 205 °C.
O Dot 3 Varga 500 ml é um fluido de freio que deve ser utilizado somente em sistemas de freios hidráulicos. Contém mistura de glicóis. NBR9292 tipo 3, SAEJ 1703 e FFMVSS n°116, DOT3, com ponto de ebulição a 205°C. Cor característica azul.
Você deve ter atenção para não misturar o fluido de freio DOT3 com o DOT4 ou vice versa, pois caso eles sejam misturados eles não vão funcionar da maneira correta e o sistema de freios do seu carro poderá ser comprometido. O tipo de fluido consta na tampa do reservatório.
TUTELA LHM é um fluido de base mineral de cor verde, para aplicação em sistemas de freios hidráulicos de veículos comerciais. Sua avançada formulação lhe confere características de elevado ponto de ebulição, baixo ponto de congelamento e excelente compatibilidade com guarnições de borracha.
O fluido para freios DOT 4 é semelhante ao DOT 3 em composição, mas possui um ponto de ebulição mais alto, o que lhe confere maior resistência à formação de bolhas de vapor em sistemas de freios mais exigentes.
E aí, a pergunta, “qual fluído de freio trocar”? Atenção para algumas recomendações: Se sua motocicleta utiliza óleos polietileno glicol éter (DOT 3,4 e 5.1) JAMAIS COLOQUE O FLUIDO DOT 5 pois este é a base de SILICONE.
Completar o fluido de freio não é uma prática recomendada. O nível do fluido de freio no reservatório pode diminuir com o desgaste natural das pastilhas de freio e das lonas, pois o espaço vazio é ocupado pelo deslocamento dos pistões das pinças. Isso é normal e não significa que há um problema no sistema de freio.
Fluido de Freio PEAK® DOT 3 é um fluido sintético de uso severo, à base de glicol, formulado para uso em freios importados, sejam carros de passeio, motocicletas, DOT 3 é especificado. Contém inibidores de corrosão e protegem metálicos do sistema de freio do veículo.