Segundo um estudo feito por pesquisadores que atuam na Universidade de Washington, nos Estados Unidos, o mosquito Aedes aegypti é mais atraído por cores específicas, como vermelho, laranja, ciano e preto. Os mosquitos combinam a visão com o olfato para voar em direção aos seus alvos.
Com uma borrifada de CO2, os mosquitos continuavam a ignorar caso fosse verde ou roxo. Entretanto, as cores vermelhas, laranja, preto ou ciano atraíam os mosquitos fazendo com que voassem em sua direção.
Os olhos do mosquito são compostos por milhares de lentes individuais, chamadas de omatídeos, que lhe conferem uma visão ampla do ambiente. Cada omatídeo é sensível a luz e ajuda o mosquito a detectar movimentos e objetos em sua proximidade.
- O mosquito enxerga durante a noite devido à reflexão de ondas ultravioletas sobre os objetos, algo que os humanos não têm capacidade para enxergar. - As asas dos mosquitos batem de 300 a 600 vezes por segundo, gerando o zumbido que tanto atrapalha as pessoas.
Elas enxergam muito bem o vermelho, assim como as borboletas, mais sortudas do que a maioria dos insetos. Estes, geralmente, vêem o mundo em preto, branco e tons de cinza. Outra exceção a essa regra são os himenópteros, entre os quais se encontram as abelhas, as vespas e as formigas.
O momento da picada: veja mosquito da malária em ação
O que os mosquitos mais odeia?
As essências que espantam os pernilongos são citronela, lavanda e eucalipto. Agora, se você quer uma planta que espanta pernilongo, aposte no manjericão e no capim-santo.
O pernilongo tem uma coloração uniforme marrom e o Aedes aegypti tem o corpo preto com listras brancas. O tamanho também: o primeiro mede de 3 a 4 milímetros enquanto o segundo tem de 5 a 7 milímetros. As características e o hábito do voo de ambos também são diferentes.
Os mosquitos buscam dióxido de carbono (o que em parte explica por que eles são tão bons em nos encontrar), e quanto mais exalamos, mais dióxido de carbono enviamos para o ar, convidando os insetos para perto de nós.
Os mosquitos enxergam melhor em ambientes mais escuros. Assim, à noite, fica mais fácil localizar os alvos. A brisa pode atrair picadas, já que ela dissemina CO2 e odores pelo ambiente. Já o ventilador pode atrapalhar a estabilidade do inseto durante o voo.
No mundo todo existem mais de 2500 espécies de mosquitos, muitos dos quais podem transmitir doenças. Mas eles também têm sua importância na biodiversidade. São polinizadores e fazem parte da cadeia alimentar, servindo de alimento para outras espécies.
Ao aterrissar em qualquer parte do nosso corpo, o pernilongo utiliza as unhas tarsais, estruturas localizadas na ponta das seis patas, para se agarrar ao alvo. — é por isso que, muitas vezes, nem sequer sentimos a picada.
“Tanto a transpiração quanto a temperatura corporal podem atrair ou inibir a chegada dos insetos na pele. Algumas substâncias expelidas na transpiração, como ácido lático , ácido úrico e amônia são atrativas para os mosquitos”, explica a dermatologista Simone Neri.
Uma nova pesquisa de cientistas dos Estados Unidos sugere que mosquitos escolhem as vítimas de suas picadas a partir de três fatores: cheiro, visão e, por último, calor. Biólogos gravaram os movimentos feitos por mosquitos famintos dentro de um túnel de vento.
Normalmente, as lâmpadas anti-inseto possuem a tecnologia LED com cor amarelada ou alaranjada, ou seja, de tom quente, em torno de 1900K, que são lâmpadas que não emitem tanto calor, fator muito importante, pois alguns insetos são atraídos não só pelo tipo de luz, mas também pela temperatura que a lâmpada emite.
Segundo Mauro, dentro de uma residência uma fêmea é capaz de picar até cinco pessoas e esse “ataque” pode acontecer em qualquer horário do dia. “Antes acreditava-se que as picadas só aconteciam no início do dia ou no fim da tarde, mas isso não funciona assim. O mosquito pica durante todo tempo”, explicou.
Os mosquitos têm nada menos que 47 dentes. No entanto, esta não é a cifra mais surpreendente no reino animal, já que o tubarão baleia possui 4,5 mil dentes e o peixe-gato (Amiurus nebulosus) tem 9.280 dentes. Os mosquitos costumam medir entre 4 e 6 mm, dependendo da espécie.
Qual o tipo de sangue que os mosquitos menos gostam?
Embora alguns mosquitos prefiram alimentar-se do sangue tipo O (o doador universal), os resultados obtidos nesses estudos científicos não são conclusivos, pois os mosquitos não escolhem picar exclusivamente pelo grupo sanguíneo.
A fêmea se alimenta de sangue no início da manhã e mais no final da tarde, o que não impede que aconteça em outros horários. Quanto à capacidade de vôo, sabemos que possui possibilidade de acesso a alturas como, por exemplo, chegar à caixa de água de sua casa, às calhas e terraços.
Citronela. Como já mencionado, plantar mudas de citronela na janela do quarto pode ajudar. Velas de citronela liberam um aroma que naturalmente repele mosquitos, sendo ideais para áreas próximas às janelas, criando uma barreira olfativa.
Em entrevista ao Terra, Allan Pscheidt, biólogo e professor da FMU, explicou que o principal motivo do desaparecimento dos insetos no período noturno é, justamente, devido a ausência de luz.
Mosquito gosta, por exemplo, do suor do corpo humano. Pesquisas mostraram que Aedes tem uma atração toda especial por cores escuras. Nem todo mundo sabe, mas o mosquito transmissor do vírus zika tem algumas preferências.
Considerando, claro, que ele não morra esmagado por mãos humanas. Corre por aí a ideia de que esses insetos vivem apenas um dia, mas não é verdade. Para a tristeza de alguns, eles duram bem mais que isso. O tempo de vida de um pernilongo — nome genérico de mosquitos do gênero Culex — é de 30 dias, em média.
fase: POSTURA DOS OVOS: Cada fêmea põe de 250 a 400 ovos (100 a 150 de cada vez, em 4 a 5 posturas consecutivas, espaçadas de 5 a 7 dias). Os ovos podem ficar soltos ou agrupados, formando uma espécie de barquinho flutuante.