Missas dos Santos Óleos e Instituição da Eucaristia (Lava Pés) nesta quinta-feira, dia 28 de março de 2024 | Arquidiocese da Paraíba. Amanhã, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, acontecem duas celebrações muito importantes neste tempo tão significativo. Às 9h, a solene Missa dos Santos Óleos.
Semana Santa 2024 – Quinta-feira, 28 de março Missa Da Ceia Do Senhor ~ Lava-Pés. Dando início ao Tríduo Pascal, somos convidados a vivenciar a presença transformadora de Cristo, que institui a Sagrada Eucaristia e, com gesto simbólico e humilde do lava-pés, ensina o mandamento do amor e do serviço em nossas vidas.
Lava-pés é um rito religioso observado por diversas denominações cristãs e é baseado no relato de João 13:1–17, que menciona Jesus realizando-o durante a Última Ceia. A cerimônia é realizada na Quinta-Feira Santa da Semana Santa.
O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos. A prática tem raízes históricas e culturais que se conectam com a hospitalidade da época e com os valores de serviço e humildade.
Como se chama a quinta-feira antes da Sexta-feira Santa?
Quinta-feira Santa, Quinta-feira de Endoenças ou Grande e Sagrada Quinta-feira é a quinta-feira que antecede a celebração da morte e ressurreição de Jesus.
João 13: 14. Neste texto João descreve um dos momentos mais significativos do ministério de Jesus, o “Lava Pés”. Lavar os pés dos discípulos não somente revela o coração de servo de Cristo, como demonstra o Seu desejo de se identificar com as pessoas de igual para igual “nenhum escravo é maior que seu senhor”.
O lava-pés no casamento é mais do que um simples gesto ritualístico; é uma representação tangível do compromisso e do amor mútuo entre os noivos. Ao se curvarem para lavar os pés um do outro, os noivos demonstram humildade, serviço e cuidado mútuo, essenciais para uma união duradoura e feliz.
O Papa decidiu que seja modificada a prescrição do Missal Romano segundo a qual as pessoas para receber o lava-pés devem ser rapazes ou homens. De agora em diante, os pastores da Igreja podem escolher os participantes para o rito entre todos os membros do Povo de Deus, dispõe o Papa.
Embora as celebrações terminem tarde da noite, as igrejas normalmente fazem uma recepção depois para continuar a comemoração. Em 2024, a Vigília Pascal ocorrerá em 30 de março.
Os fiéis são convidados a velarem com Ele, na hora da sua Paixão. Em sinal de luto, o altar é desnudado. Durante a tarde, os fiéis são convidados a visitarem as sete igrejas, que representam as Sete Estações de Roma (Sé Catedral, Misericórdia, Santa Cruz, Terceiros, Salvador, Penha e Conceição / Mons.
Lava-pés é acolhimento, hospitalidade, aceitação dos outros, voluntariado, altruísmo, solidariedade. É optar pela misericórdia, pela compaixão, pelo cuidado e pela comunhão. É ter o coração aberto para acolher a proposta e os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo e fazer tudo em memória dele.
Igreja Evangélica | Primeiro domingo do mês é dia de SANTA CEIA e nossa celebração foi uma benção! 🙌 Finalizamos também nosso propósito de oração pelas...
A Missa vespertina da Quinta-feira Santa relembra a última ceia que Jesus tomou com seus Apóstolos, em preparação à Páscoa. Durante a Ceia, Jesus surpreendeu a todos ao se levantar e lavar os pés de cada um dos Apóstolos, mostrando que a autoridade só pode ser entendida como serviço aos outros.
A missa da Quinta-feira Santa (Lava-pés) não é preceito. Porém, certamente, um bom católico buscará participar de todas as celebrações da Semana Santa, ainda que não tenha essa obrigação canônica. Afinal, é para isso que o feriado religioso existe!
No decorrer do Ano Litúrgico, a maior Missa e mais importante é a que se celebra na noite do Sábado de Aleluia, chamada Vigília pascal, que possui uma estrutura diferente de todas as outras.