As tempestades solares de maio de 2024 são uma série poderosa de tempestades solares em andamento, com componentes intensos a extremos de erupções solares e tempestades geomagnéticas, em andamento desde 10 de maio de 2024, durante o ciclo solar 25.
A próxima tempestade solar de alta intensidade pode acontecer a qualquer momento entre hoje e 2025, aponta monitoramento da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês). Neste fim de semana deve acontecer uma de menor intensidade, conforme alerta da instituição.
Para quando está prevista a tempestade solar de 2024?
Maio de 2024 tem se mostrado um mês particularmente tempestuoso para o nosso Sol. Na primeira semana do mês, uma série de grandes erupções solares e ejeções de massa coronal (CMEs) lançaram nuvens de partículas carregadas e campos magnéticos em direção à Terra.
As explosões na superfície do sol demoram de 17 horas a vários dias para impactar a Terra. Segundo os cientistas, ainda não é possível prever com antecedência a intensidade dessas tempestades - estima-se que até 2025 voltem a ocorrer outras de força máxima.
VAMOS ficar SEM INTERNET e ENERGIA em 2024?? - A TEMPESTADE SOLAR
Que dia vai acabar a internet em 2024?
Possível colapso da internet após tempestade solar em 2024 poderá durar semanas ou até meses. Segundo o professor e pesquisador Peter Becker, da Universidade George Mason, em Virgínia, nos Estados Unidos, poderemos ter um 'apocalipse da internet' já em 2024.
Como informado pela Nasa, o ano de 2024 marca o momento em que o Sol alcançará um ponto de atividade máxima, chamado também de “máximo solar” (momento em que a estrela apresenta seu maior número de manchas solares). Este evento ocorre a cada 11 anos, aproximadamente.
Uma tempestade solar pode causar um "apagão" na internet do mundo em 2024. O fenômeno foi previsto pelo pesquisador da Universidade George Mason, Peter Becker (Virgínia, Estados Unidos), autor de um sistema de detecção de atividade solar.
Em 2024, deve ocorrer uma grande “ejeção de massa coronal”, fenômeno em que o Sol libera plasma e partículas eletricamente carregadas. Elas podem chegar à Terra e queimar todos os tipos de equipamento eletrônico, incluindo a infraestrutura da internet, gerando um caos global.
Você consegue imaginar o mundo de hoje sem internet? Isso pode acontecer. Segundo o pesquisador Peter Becker, da Universidade George Mason, nos Estados Unidos, uma grande explosão solar pode causar um apagão na internet do mundo todo em 2024.
O eclipse solar de 8 de abril de 2024 foi um eclipse solar total, que foi visto em toda América do Norte é apelidado como o Grande Eclipse da América do Norte por alguns meios de comunicação.
Cientistas preveem que o ciclo solar deve atingir o seu máximo em meados de 2024 e pode causar tempestades solares em direção da Terra. O fenômeno, que não é inédito, tem a capacidade de impactar o funcionamento da internet, as comunicações via satélite, sistemas de GPS e até mesmo redes de energia.
Em que mês vai acontecer a tempestade solar em 2024?
Em 8 de maio de 2024, uma região ativa solar, à qual foi atribuído o número de região NOAA 3664, produziu várias erupções solares quase classe X e classe X e lançou várias ejeções de massa coronal (EMC) na direção da Terra.
A última vez que o nível extremo foi alcançado havia sido em outubro de 2003, quando as partículas emitidas por essas explosões atingiram a Terra e resultaram alguns transtornos. Na época, houve falta de energia elétrica na Suécia e problemas de fornecimento na África do Sul.
Uma tempestade isolada pode durar de uma a algumas horas (cerca de 80% duram menos de três horas), tem um diâmetro de 10 a 20 km, alcança altitudes de 6 a 20 km (cerca de 50% ultrapassa 15 km de altura) e move-se com velocidade de até 50 km/h.
O apagão cibernético global ocorrido em 19 de julho de 2024 foi causado por uma atualização defeituosa do software de segurança da CrowdStrike, empresa norte-americana líder no mercado de detecção de ameaças.
Segundo o professor e pesquisador Peter Becker, da Universidade George Mason, em Virgínia, nos Estados Unidos, poderemos ter um 'apocalipse da internet' já em 2024. De acordo com o profissional, o acontecimento seria por conta de uma forte tempestade solar.
É verdade que a tempestade solar vai acabar com a internet?
Os impactos de uma grande tempestade geomagnética podem ser sentidos em serviços de GPS, transmissão via rádio e até internet, através de consequências negativas na transmissão de energia elétrica na Terra, segundo especialistas ouvidos pelo Valor. A chance de isso acontecer é baixa — mas existe.
Aumento da demanda e fragilidade da rede colocam em risco abastecimento de energia para mais de 300 milhões de pessoas. Cada vez mais frequentes devido às mudanças climáticas, ondas de calor, nevascas e grandes tempestades podem fazer mais de 300 milhões de pessoas sofrerem com interrupções de energia em 2024.
O eclipse solar total de 8 de abril de 2024 só será visível na América do Norte. De acordo com a Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), o norte do México será o melhor lugar do mundo para vê-lo.
O que a NASA diz sobre a tempestade solar de 2024?
A decisão de realizar o estudo também foi motivada pelo Sol. O astro está em seu pico de atividade em 2024 — o que acontece a cada 11 anos e gera fenômenos como erupções solares e ejeções de massa coronal, lançando radiação nas profundezas do espaço.
Desde chuvas de meteoros até conjunções fascinantes, há muito para observar no vasto céu noturno. Para todos os entusiastas da astronomia, julho de 2024 promete um espetáculo celeste repleto de eventos notáveis no céu. Desde chuvas de meteoros até conjunções fascinantes, há muito para observar no vasto céu noturno.
O que acontece se a tempestade solar atingir a Terra?
Impactos gerados pelo fenômeno se estenderão ao longo do fim de semana. Uma tempestade geomagnética vinda do Sol pode chegar até a Terra e afetar sistemas de comunicação, redes elétricas, navegação por satélite, GPSs e operações espaciais.
O ano de 2024 está sendo empolgante para os aficionados em observar fenômenos astronômicos. Até a metade do ano, já foi possível ver o alinhamento de planetas e um incrível eclipse solar total, que ocorreu em abril. Mas o calendário de julho não fica atrás e também promete eventos interessantes para aproveitar.