O ecstasy, também conhecido como MDMA, é uma substância que ficou conhecida devido aos seus efeitos eufóricos. É uma droga sintética e tem como princípio ativo uma substância conhecida como metilenodioximetanfetamina, que afeta os neurotransmissores do cérebro.
A gíria bala se refere a qualquer uma dessas drogas: Ecstasy, MDMA, pílula do amor, Helena, cristal, ice, entre outras. Estas são drogas produzidas em laboratórios clandestinos e possuem como base a anfetamina.
A expressão "brisa da bala" é frequentemente usada para descrever a sensação única de estar sob os efeitos do MDMA. Para muitos usuários, a experiência da "brisa da bala" é descrita como uma sensação de euforia expansiva e um aumento significativo na empatia e na conexão emocional com os outros.
O ecstasy, conhecido popularmente como droga do amor, trata-se de uma substância psicoativa, classificada quimicamente como 3,4-metilenodioximetanfetamina ou MDMA. A bala ecstasy ficou bastante popular como droga do amor por aumentar a percepção de cores e sons, e também por expandir a sensibilidade física do usuário.
O “Ecstasy” (3,4-metilenodioximetanfetamina) ou MDMA — também conhecido como “bala”, “molly”, “MD” — é um composto derivado das metanfetaminas, sintetizado na Alemanha em 1912, sendo seu primeiro uso farmacológico como um inibidor de apetite.
O ecstasy atua estimulando a liberação de uma enorme quantidade de seratonina no cérebro, e a descoberta explica a chamada "ressaca do ecstasy", quando o usuário se sente excessivamente cansado e irritado, um dia depois de tomar a droga, e não consegue articular seus pensamentos.
O uso da droga provoca a aceleração dos ritmos cardíacos e o aumento da pressão arterial, podendo levar ao rompimento de vasos sanguíneos e hemorragias internos. Além disso, também pode causar lesões hepáticas e amolecer ou aumentar o fígado.
Apesar de se conhecerem algumas experiências por injeção e por inalação, esta substância é consumida normalmente por via oral, em forma de comprimidos. Embora também exista em cápsulas e pó.
“Devido às baixas concentrações de cocaína nas balas, na ordem de 300 a 500 nanogramas, é pouco provável que tenha sido o agente causador dos problemas nas crianças”, explica o docente da Unicamp.
Para exame de urina, o Ecstasy fica até 4 dias no organismo. Já o exame de sangue, entre 1 a 2 dias. No exame toxicológico de cabelo (ou pelos), é possível identificar o consumo da droga em um período de 90 a 180 dias.
A bala entra antes de o sexo começar, quando o clima estiver esquentando ou durante as preliminares – de forma nenhuma, junto com o pênis! Isso pode fazer com que a pessoa engula a bala e se engasgue ou até deixe cair durante a transa, acabando com o clima.
Os sinais de uso de bala podem incluir dilatação das pupilas, intensa energia e euforia, aumento da sociabilidade, aumento da temperatura corporal e desidratação. Além disso, a pessoa que usou bala pode apresentar mudanças de comportamento, como hiperatividade, agitação, insônia e dificuldades de concentração.
A droga não tem cheiro, tem gosto amargo e é encontrada em forma de pó, geralmente dissolvido em água ou álcool. A metanfetamina tem uma longa lista de efeitos imediatos, como irritabilidade, agressividade, ansiedade, alucinações, paranoia, insônia e tontura, dentre outros.
Alguns dos sinais mais comuns incluem sentir-se tonto, confuso, desorientado ou apresentar problemas de coordenação motora. A pessoa também pode experimentar náuseas, vômitos, tonturas intensas ou até mesmo desmaios.
Os sintomas vistos em usuários de cocaína incluem dor abdominal e sensibilidade ao toque, náusea, vômitos e diarréia com sangue e ocorrem até 48 horas depois do consumo da droga.
Anestésico de uso humano e veterinário é utilizado na produção de droga sintética que causa alucinações. A substância cetamina (também grafada como quetamina ou ketamina, por causa de sua origem no inglês - ketamine) é um anestésico de uso humano e veterinário que se tornou uma droga ilícita na década de 1980.
Como é o comportamento de uma pessoa que usa drogas?
Um usuário de drogas pode demonstrar desequilíbrio mental de diferentes formas. As alterações comportamentais dependem do nível de uso e do tipo de substância consumida. Irritabilidade, ansiedade patológica e depressão são os mais comuns.
No trato gastrintestinal, pode se expressar por manifestações como perfuração gastroduo- denal aguda, colite isquêmica, infarto, isquemia intestinal e, raramente, hemorragia maciça. Seu mecanismo fisiopatológico parece ser o vasoespasmo ou vasoconstrição, que pode levar à isquemia, inclusive com necrose transmural.
Quanto tempo dura o efeito da balinha no organismo?
Quanto tempo dura o efeito do MD? A “brisa” do MD costuma durar entre duas e oito horas. No entanto, a droga pode permanecer no organismo por até 48 horas (2 dias), o que significa que a pessoa ainda corre o risco de acabar sentindo alguns efeitos do MD durante esse período.
RIO — Os cogumelos alucinógenos , também conhecidos como cogumelos mágicos, são as drogas recreativas mais seguras, afirma o estudo Global Drug Survey 2017.