Sim, o mel é um dos elementos favoritos dessa iyabá, pois ela também simboliza a doçura, o apaziguamento, a calmaria e a tolerância que deveria sempre haver entre os homens.
O único Òrìsà que tem Èwò (tabu) com o mel de abelha é Òsóòsí (Oxossi). Chamado de Èjè òdòdó (sangue das flores), o mel simboliza o amor, a doçura e a tranquilidade.
Além de ser conhecido por atrair o amor, o mel chama as energias positivas e, dessa forma, a prosperidade, a riqueza, o emprego e a saúde encontram o caminho aberto até sua vida.
CABOCLA JACIRA – Jacira significa “inseto que produz mel”. Quem produz mel é a abelha, que pertence ao reino de Oxóssi. Mas o mel também representa a doçura, que se associa a Oxum. Logo, é uma Cabocla de Oxóssi e Oxum.
Na Umbanda o mel é usado com frequência, velas são acesas envolvidas por mel, nomes e fotos são envolvidos por mel sempre com a intenção de adoçar, apaziguar, e harmonizar o espírito, inclusive relacionamentos.
O mel significa a doçura, a alegria e as bênçãos de andar de perto com Deus. A terra prometida que mana leite e mel no Antigo Testamento significa uma terra de abundância, fertilidade e prosperidade.
Assim, valorizam-se as frutas tropicais, mas também o milho; e outros ingredientes naturais como o mel de abelha. Além disso, há as bebidas artesanais e, em destaque, a “jurema”, que é servida ritualmente para se celebrar os caboclos.
O que acontece quando coloca o nome de uma pessoa no mel?
Colocar o nome no mel ou no melaço é uma mandinga popular que atravessa credos no Brasil. No complexo das macumbas brasileiras, os usos desse encantamento são geralmente para resolver conflitos, sejam eles amorosos ou não, para conquistar alguém ou adoçar quem anda muito amargo.
O apicultor atua diretamente na criação de abelhas e no seu manejo para incentivar a produção de mel com qualidade para o consumo humano, de modo profissional ou como hobby.
Gostam de cuidar, de servir, porém tendem a serem preguiçosas. São astutas. Gostam da arte da magia, sendo muito perceptivas. No lado negativo, fazem feitiçaria, rogam pragas e são muito ardilosas.
Oxum foi casada com Xangô e com Ogum, mas também teve um relacionamento com Oxóssi. Da relação com o Oxóssi, orixá das matas, nasceu Logun-Edé, outro orixá da caça, associado às águas.
O Orixá que rege nossa passagem para o mundo espiritual deve ser agradado com velas brancas, vermelhas ou pretas, água pura, coco, vinho doce, mel, pipoca e sal grosso, em campo santo (cemitério) ou à beira-mar.
O culto da Jurema gira sobretudo em torno dos caboclos e dos mestres. O transe na Jurema é eminentemente verbal. Mestres, caboclos e outras entidades respondem a perguntas e oferecem consolo e conselhos, além de sugerirem operações mágicas, sobretudo em caso de conflitos e disputas.
Cabocla Jurema, é a entidade feminina mais populare dentro das religiões de matriz africana. Em algumas tradições pode estar relacionado aos orixás Ogum e Oxóssi. Possui brado característico e presença inconfundível nos terreiros.
Dentre os Caboclos que Oxossi governa estão: Caboclo Cobra Coral, Caboclo Treme Terra e Cabocla Jurema ( Imagem acima ). Sua Saudação no Candomblé é "Oke Aro!" e na Umbanda "Okê Oxossi!".
O mel é frequentemente associado à abundância e à riqueza , sendo oferecido como presente em celebrações e festivais. O mel tem um lugar especial em rituais religiosos em várias tradições. Na mitologia grega, o mel era considerado um presente dos deuses, e as abelhas eram frequentemente associadas à divindade .
Além de ser conhecido por atrair o amor, o mel chama as energias positivas e, dessa forma, a prosperidade, a riqueza, o emprego e a saúde encontram o caminho aberto até sua vida.
O mel, conhecido por suas propriedades de cura e purificação, acrescenta um toque especial a esta vela. Acendê-la não apenas ilumina fisicamente seu espaço, mas também eleva sua alma. Sinta-se envolvido pela energia positiva e pela doçura que o mel traz.