Que estratégias de ensino podem ser utilizadas com uma pessoa cega?

Desenvolva, sistematicamente, a percepção tátil dos alunos com cegueira, pois ela é essencial para que os cegos cheguem a desenvolver a capacidade de organizar, transferir e abstrair conceitos. Dê mais tempo para o aluno cumprir suas tarefas e diminua o número de exercícios e/ou textos, caso seja necessário.
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Quais estratégias podem ser empregadas pelos professores frente aos alunos com deficiência visual?

Entre as estratégias de ensino utilizadas pelos professores identificadas no estudo, destacam-se o falar, a demonstração da atividade, a alteração de regras, quando necessária, e o estilo de ensino por tarefa.
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Quais os principais recursos pedagógicos utilizados no ensino de crianças com cegueira?

Para alcançar desempenho eficiente, o aluno deficiente visual, especialmente o aluno cego, precisa dominar alguns materiais básicos, indispensáveis no processo ensino-aprendizagem. Entre esses materiais, destacam-se: reglete e punção, sorobã, textos transcritos em Braille e gravador cassete.
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Como ajudar uma pessoa cega na escola?

p) Se conversar com uma pessoa cega, fale sempre diretamente, e nunca por intermédio de seu companheiro. A pessoa cega pode ouvir tão bem ou melhor que você. Não evite as palavras “veja”, “olhe” e “cego”; use-as sem receio. As pessoas cegas também as usam.
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Como trabalhar com alunos cegos em sala de aula?

Devem conversar naturalmente e esclarecer dúvidas ou responder perguntas dos colegas na sala de aula. Todos precisam criar o hábito de evitar a comunicação gestual e visual na interação com esses alunos. É recomendável também evitar a fragilização ou a superproteção e combater atitudes discriminatórias.
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Saiba como funciona o método de ensino de matemática para cegos

Quais estratégias pedagógicas você enquanto professor pode utilizar com educandos com deficiência visual em sua sala de aula?

Permita, durante as aulas, o uso do gravador, da máquina de escrever braille, de computador com programas sintetizadores de voz e ledores de texto. Promova atividades colaborativas entre os alunos, tais como as que podem ser desenvolvidas em dupla, que possibilitam ao aluno cego ter, em seu colega, um escriba e ledor.
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Quais atividades desenvolver com seus alunos cegos?

Proponha atividades em que a criança trabalhe habilidades manuais, como abrir e fechar caixas, manipular objetos de tamanhos e formas diferentes, abrir e fechar zíperes etc. Peça que a criança separe e categorize objetos diferentes, como grãos de feijão e de arroz, botões, moedas, entre outros.
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Quais tipos de recursos podemos utilizar para o trabalho com um aluno deficiente visual?

Recursos que podem ser usados por estudantes com deficiência visual em geral: como reglete e punção, máquina de datilografia Braille, computadores com softwares de acessibilidade, linha Braille, sorobã, calculadora sonora, kit geométrico acessível, globo terrestre acessível, fita métrica adaptada, guia de assinatura, ...
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Como incluir cegos na escola?

A inclusão do aluno deficiente visual no ensino regular não é simplesmente colocá- lo em uma classe comum, antes de tudo o professor deve se preocupar em perceber a diversidade e a diferença de cada aluno, também é necessário preparar o profissional com palestras, cursos, orientações de como se usar as tecnologias e ...
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Como adaptar atividades para alunos com deficiência visual?

Dicas para desenvolver o brincar
  1. Reconhecimento do outro: ...
  2. Conhecendo o próprio corpo. ...
  3. Descobrindo os sonhos. ...
  4. Investindo na sociabilidade. ...
  5. Imitando sons. ...
  6. Curiosidade sensorial. ...
  7. Jogo de orientação. ...
  8. Conhecendo texturas e formatos.
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Como o aluno cego aprende?

O processo de aprendizagem será através da integração dos sentidos: tátil cenestésico - auditivo, olfativo, gustativo, utilizando o Sistema Braille como meio principal de leitura e escrita.
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Como alfabetizar um aluno com deficiência visual?

A utilização de materiais concretos é indispensável, como: massinha de modelar, o giz de cera adaptado, jornal, livro com escrita braile, jogos de encaixe, palitos, ilustrações adaptadas, sendo desenvolvidas atividades conforme as habilidades e necessidades de cada estudante com deficiência visual.
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Como trabalhar com crianças cegas?

9 orientações para alfabetização de crianças cegas
  1. Avaliação é o primeiro passo. ...
  2. Teste tamanhos de letra com alunos com baixa visão. ...
  3. Invista em atividades táteis. ...
  4. Ofereça atividades de desenhar e pintar. ...
  5. Trabalhe atividades com perfuração. ...
  6. Ensine o braille ampliado usando caixa de ovos. ...
  7. Tire o foco da oralidade.
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Quais estratégias e recursos pedagógicos podem ser utilizados com a pessoa com deficiência?

Recursos pedagógicos adaptados (letras emborrachadas com peso, recursos com velcro, livro adaptado; livro imantado e de madeira; jogo da velha adaptado e recursos pedagógicos adaptados para leitura, etc) são essenciais no processo de inclusão escolar dos alunos com deficiência.
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Qual é uma prática recomendada na educação especial de pessoas com deficiência visual?

sensibilizar a comunidade para a problemática da deficiência visual, formas de prevenção, atendimento e inclusão social do aluno; informar quanto aos recursos especiais, metodologia e estratégias pedagógicas que facilitam o processo ensino-aprendizagem.
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Quais as estratégias que são utilizadas para a aprendizagem dos alunos?

Principais estratégias de aprendizagem
  • Práticas de recuperação. ...
  • Aulas práticas. ...
  • Levantamento de conhecimentos prévios. ...
  • Aula expositiva e dialogada. ...
  • Memorização prolongada.
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Quais metodologias devemos adotar para facilitar a aprendizagem dos alunos cegos?

Para os estudantes com deficiência visual, é necessário o desenvolvimento de materiais que estimulem os demais sentidos presentes, como tato, audição e olfato. O manuseio de materiais táteis, com diferentes texturas, tamanhos e relevos é um importante aliado no processo de ensino- aprendizagem deste público.
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Como ajudar pessoas com deficiência visual na escola?

Como ajudar uma pessoa com deficiência visual sem constrangimento
  1. 1) Identifique-se sempre. ...
  2. 2) Dirija-se sempre à pessoa. ...
  3. 3) Não force uma ajuda. ...
  4. 4) Seja gentil. ...
  5. 5) Olhe por onde anda. ...
  6. 6) Ofereça lugar no transporte coletivo.
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Como se dá o processo de aprendizagem da pessoa com deficiência visual?

Em seus estudos, Masini (1994) afirma que a pessoa com deficiência visual tem uma dialética de aprendizagem diferente, em função do seu conteúdo que não é visual, sendo importante desenvolver atuações pedagógicas que valorizem o tato, a audição, o olfato e a cinestesia como vias de acesso para a construção do ...
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Como ensinar alunos com baixa visão?

Para promover a inclusão do estudante com baixa visão na escola, algumas medidas podem ser tomadas, como por exemplo:
  1. material impresso utilizando fonte grande para facilitar a leitura;
  2. ambiente bem iluminado;
  3. manter boa distância entre as carteiras para facilitar o deslocamento do estudante;
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Quais os principais recursos pedagógicos utilizados no ensino de crianças com baixa visão?

Existem também, recursos ópticos e pedagógicos especiais que irão auxiliar o professor em seu cotidiano, como a utilização de lupas manuais, níveis de iluminação e contrastes adequados, telessistemas, jogos de computador, entre outros (BRASIL, 2006).
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Quais técnicas e/ou metodologias podem ser utilizadas no ensino de crianças com deficiência visual e que têm se mostrado eficientes para promover a aprendizagem?

RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE DEFICIENTES VISUAIS
  • Reglete e punção. A reglete, um dos recursos utilizados por alunos com deficiência visual, tem como função o aprendizado da escrita Braille. ...
  • O sorobã ...
  • Máquina Braille. ...
  • Livro didático adaptado. ...
  • Livro falado. ...
  • Tecnologias assistivas.
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Quais estratégias podem ser empregadas pelos professores frente aos alunos com deficiência visual?

Entre as estratégias de ensino utilizadas pelos professores identificadas no estudo, destacam-se o falar, a demonstração da atividade, a alteração de regras, quando necessária, e o estilo de ensino por tarefa.
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Como alfabetizar alunos cegos?

Adaptações, como história em quadrinhos em áudio através de podcast, podem ser uma alternativa para dinamizar a sala de aula. Outro instrumento que pode ajudar é o MecDaisy, um software que faz a reprodução de livros e textos em áudio no computador, o que pode auxiliar o aluno a fazer a 'leitura' dos livros didáticos.
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Quais atividades uma pessoa cega pode fazer?

Diversos esportes podem ser adaptados para serem acessíveis às crianças cegas ou com baixa visão. Nesse sentido, esportes como, por exemplo, ciclismo, futebol, tênis e passeios a cavalo, se adaptados sob supervisão de um adulto, podem ser praticados.
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