2Coríntios 9:6-15 NVT Lembrem-se: quem lança apenas algumas sementes obtém uma colheita pequena, mas quem semeia com fartura obtém uma colheita farta. Cada um deve decidir em seu coração quanto dar.
E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido” (Gálatas 6:7–9). E quando recebemos uma bênção de Deus, é por obediência à lei na qual ela se baseia” (D&C 130:20–21). O que semeamos, ceifamos. A colheita de Deus é inimaginavelmente gloriosa.
Eu envio vocês para colher onde não semearam; outros realizaram o trabalho, e agora vocês ajuntarão a colheita”. Muitos samaritanos do povoado creram em Jesus por causa daquilo que a mulher relatou: “Ele me disse tudo que eu já fiz!”. Quando saíram para vê-lo, insistiram que ficasse no povoado.
Basicamente, a colheita nada mais é do que um método de coleta dos produtos que foram cultivados pelos agricultores, ou seja, a coleta do seu plantio. Normalmente, a colheita costuma ser realizada com o auxílio de máquinas, como mencionamos, para otimizar o tempo.
A LEI DA SEMEADURA E DA COLHEITA ESTÁ NA BÍBLIA? QUEM PLANTA COLHE?
O que diz em Eclesiastes 11 4?
4 Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca ceifará. 5 Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim tu não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.
Jesus ensina uma mulher de Samaria — Todos devem adorar o Pai em espírito e em verdade — Aqueles que colhem almas ganham a vida eterna — Muitos samaritanos acreditam — Jesus cura o filho de um nobre. 2 (Ainda que Jesus mesmo não batizasse, mas os seus discípulos), 3 Deixou a Judeia, e foi outra vez para a Galileia.
7 Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. 8 Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.
Não se enganem: de Deus não se zomba. Pois aquilo que uma pessoa plantar, é o que ela também vai colher. Aquela pessoa que planta para satisfazer sua natureza pecadora, da sua natureza pecadora vai colher a morte eterna.
A colheita é uma etapa importante no ciclo agrícola que marca o término do cultivo e o início da utilização de produtos agrícolas. Esse processo desempenha um papel essencial na produção de alimentos e materiais primários para diversos setores.
A festa era promovida pelo povo de Israel para agradecer e reforçar a fé em Yahweh, a cerimônia tinha como intuito o resgate da memória de que era da Palavra de Deus que surgia a vida, as sementes, os frutos e tudo o que existe.
Eclesiastes 11:6 Almeida Revista e Corrigida (ARC)
Pela manhã, semeia a tua semente e, à tarde, não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas.
2Coríntios 9:6-10 NTLH. Lembrem disto: quem planta pouco colhe pouco; quem planta muito colhe muito. Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração, não com tristeza nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.
Originalmente, a festa das Colheitas era agrícola. Era uma reunião de agricultores que se prolongava por sete semanas. O longo tempo de duração da festa e o nome "colheita" sugerem que os agricultores reuniam-se, originalmente, para uma sega em mutirão.
Você estabelece o tamanho da sua colheita quando semeia a sua semente. Em 2 Coríntios, capítulo 9, versículo 6, diz: "E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará." Paulo fez um paralelo entre plantar sementes e investir no ministério.
2Coríntios 9:10 NTLH. E Deus, que dá a semente para semear e o pão para comer, também dará a vocês todas as sementes que vocês precisam. Ele fará com que elas cresçam e deem uma grande colheita, como resultado da generosidade de vocês.
A palavra de Deus nos diz em Eclesiastes capítulo 3, versículo 1: ''Há um tempo para cada coisa debaixo do sol, tempo de plantar, de colher, de nascer, de viver e de morrer...”.
5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus, 6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. 7 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
11 A riqueza de procedência vã diminuirá, mas quem a ajunta com trabalho a aumentará. 12 A esperança adiada enfraquece o coração, mas o desejo realizado é árvore de vida. 13 O que despreza a palavra perecerá, mas o que teme o mandamento será galardoado.
14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; 15 Cuidando para que ninguém se prive da graça de Deus, para que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.
O verdadeiro adorador passa por muitas provas, porque Deus precisa saber onde está o nosso coração, a quem estamos adorando. O adorador também oferece o melhor para Deus e vai para o lugar que Ele indica, a exemplo de Abraão. Deus nos chama para adorá-lo em espírito e em verdade. Que o Senhor nos abençoe!
No Evangelho citado, porém, Jesus se refere a um conhecimento que ninguém pode deixar de procurar adquirir: conhecimento do sentido da vida, do por que existo (de onde venho?
João 2:4. “Mulher, que tenho eu contigo?” “A resposta do Salvador à própria mãe, da forma como consta na Bíblia [em nossa língua], pode parecer ríspida, mas tanto o texto da Tradução de Joseph Smith como os originais gregos indicam que Ele respondeu de forma respeitosa.