O que Debret fez no Brasil?
Debret conseguiu contribuir imensamente para a construção da imagem nacional do Brasil, haja vista que suas telas captaram a atmosfera de um período da formação da nação brasileira, estimulada pela criação de instituições como a Academia Brasileira de Belas Artes, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o Instituto ...Qual a importância de Debret para a história do Brasil?
Debret foi o responsável pela primeira exposição de arte em território brasileiro, quando expôs as obras de seus alunos da AIBA, em 1829. A segunda, seria em 1830, seguindo os mesmos moldes da anterior. Finalmente em 1831, alegando problemas de saúde, Debret retorna para a França.Porque Debret veio para o Brasil?
O autor da obra que causou a minicrise era Jean-Baptiste Debret (1768–1848), um francês que chegou ao Brasil em 1816 como parte de um grupo para documentar — e construir a imagem — da primeira corte europeia a reinar a partir dos trópicos.O que Jean-Baptiste Debret fez de relevante?
Jean-Baptiste Debret é uma figura importante no tumultuado processo de criação de um espaço acadêmico de ensino artístico no Brasil. Desempenhando inúmeras funções, destaca-se por sua dedicação à formação de alunos e à realização de exposições.[História da Arte] Jean-Baptiste Debret e sua Importância para a História Brasileira
Quem foi Jean-Baptiste Debret e como ele contribuiu para a arte do Brasil?
Jean-Baptiste Debret: auto-retrato publicado em Voyage pittoresque et historique au Brésil (1834). Integrou a Missão Artística Francesa (1817), que fundou, no Rio de Janeiro, uma academia de Artes e Ofícios, mais tarde Academia Imperial de Belas Artes, onde lecionou.Quantos anos Debret ficou no Brasil?
Pedro a Portugal, e o advento da monarquia orleanista na França, menos rigorosa em relação aos antigos servidores do Império, impelem Debret a deixar o Brasil em 1831, após um período bem cheio de quinze anos. Em Paris é recebido por seu irmão, François Debret, arquiteto do Institut de France.Onde estão as obras de Debret no Brasil?
Responsáveis pelo maior acervo de obras de Jean-Baptiste Debret (1768-1848) sobre o Brasil, os museus Castro Maya (Ibram/MinC), do Rio de Janeiro (RJ), têm exposta, desde o dia 6 de outubro, parte de sua coleção na Caixa Cultural de Brasília (DF).Como Debret retratou os nativos brasileiros?
“Durante toda a obra ele [Debret] usa uma dupla linguagem, 'os índios selvagens' e 'civilizados', então há esse binarismo. Normalmente o indígena dito selvagem está colocado dentro da natureza, no interior brasileiro, enquanto o 'civilizado' é aquele que está vestido e que usa utensílios próprios da cultura europeia.”Como foi chamada a viagem de Jean Debret?
A queda de Napoleão, a restauração da monarquia, além da separação da mulher e a morte de seu único filho, possivelmente facilitaram sua decisão de juntar-se à chamada “missão artística francesa”, reunida com o objetivo de promover o ensino artístico no Brasil.Qual o nome do livro que Jean-Baptiste Debret escreveu sobre o Brasil e o que o mesmo retrata?
Lançada originalmente na França em três tomos, entre 1834 e 1841, “Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil” ganha nova edição no Brasil, em volume único. Nele o pintor francês Jean-Baptiste Debret registra em desenhos e textos as transformações que o Brasil vivia no século XIX.Qual seria a intenção de Debret?
Debret foi um pintor francês neoclassicista que em suas obras, buscava retratar o cotidiano por meio e das estrutura da sociedade no Brasil no século XIX.Quando Debret chegou ao Brasil?
Debret foi professor de História e artista francês, que compôs a Missão Artística Francesa que chegou ao Brasil no ano de 1816 a convite de D. João VI veio para criar a Academia de Belas Artes.Como Debret retrata a vida urbana no Brasil?
Debret: o artistaRegistrou em dezenas de aquarelas e em notas pormenorizadas o que conheceu no Brasil daqueles anos. Suas gravuras mostram cenas e paisagens urbanas e rurais do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.