São ativas durante o dia e dormem à noite e adoram ambientes sujos, onde exista matéria orgânica em decomposição (lixo, esgoto, aterros sanitários etc.).
A mosca não consegue ingerir nada sólido, somente matéria na forma líquida; por isso, lança sua saliva sobre o alimento para poder digeri-lo e, posteriormente, ingeri-lo. Em geral, é ativa durante o dia e repousa à noite. São encontradas repousando sobre as paredes, forros e fios das residências.
As moscas buscam espaços ou esconderijos onde possam se manter seguras durante o sono. Assim, onde as moscas dormem dependerá principalmente da espécie. Se habitam áreas naturais, dormirão dentro da vegetação, troncos de árvores ou fendas, que são lugares eficazes para dormir e se protegerem de predadores.
Em entrevista ao Terra, Allan Pscheidt, biólogo e professor da FMU, explicou que o principal motivo do desaparecimento dos insetos no período noturno é, justamente, devido a ausência de luz. “Sem referências visuais, as moscas ficam desorientadas e vulneráveis a predadores, como as aranhas.
Por sua vez, as formigas dormem aproximadamente 4 horas por dia, embora o fazem de forma rápida, pois dividem este período em até 250 pausas de curta duração, mas que as permitem descansar. E quanto às abelhas, quando estão dentro da colmeia fazendo diversos trabalhos, fazem cochilos pequenos ao longo do dia.
São ativas durante o dia e dormem à noite e adoram ambientes sujos, onde exista matéria orgânica em decomposição (lixo, esgoto, aterros sanitários etc.).
Um coala pode dormir de 18 a 22 horas por dia, de acordo com a Fundação Koala Australiana (AKF, na sigla em inglês), entidade não-governamental sem fins lucrativos que atua na conservação de coalas selvagens e de seu habitat.
Menta, manjericão e alecrim são algumas dessas plantas que podem ser utilizadas em uma horta vertical do ambiente, ou até mesmo em vasos. A vantagem nesse caso é que você ainda pode usá-las como ingrediente, ou até mesmo, decoração. Uma ótima opção são os vasos de lavanda.
Os insetos que se alimentam de sangue, chamados de hematófagos, possuem órgãos sensoriais dedicados à detecção de substâncias químicas, como o ácido lático, presente no suor humano — especialmente após a prática de atividades físicas.
Especialmente as moscas domésticas e moscas de fruta preferem locais úmidos para colocar seus ovos: a umidade fornece um ambiente propício para o desenvolvimento das larvas. Ainda, elas são atraídas por superfícies pegajosas e úmidas, onde podem se alimentar e encontrar locais seguros para depositar ovos.
Porque elas têm olhos compostos, ou seja, formados por cerca de 4 000 facetas – chamadas omatídeos – cada um. Eles conferem à mosca uma visão de praticamente 360 graus. Além disso, insetos em geral possuem uma grande quantidade de estruturas sensoriais espalhadas por todo o corpo.
Algumas espécies são utilizadas como agentes de controle biológico de plantas daninhas bem como de insetos pragas. Outras já são prejudiciais ao homem pois provocam doenças e servem de hospedeiros para agentes patogênicos. Inseto muito comum em áreas rurais e urbanas.
Apesar de não serem bem-vindas em nossas casas, as moscas cumprem um papel no meio ambiente. Por isso, os especialistas afirmam que o correto é realizar um controle das mesmas, e não as exterminar por completo.
O que aconteceria se as moscas deixassem de existir?
“Se não tivéssemos os insetos, não teríamos alimentos suficientes por conta da falta de polinização que alguns deles fazem. Muitos animais também sofreriam ou seriam extintos porque os insetos servem de alimento para eles.
Misture meio litro de água com meia garrafa de vinagre branco. Com um pano limpo, passe a mistura em suas janelas e portas. Além de limpar suas janelas, o vinagre irá afugentar as moscas que não suportam o cheiro do vinagre.
Efeméridas — 24 horas. Como o nome já indica, as efeméridas são criaturas efêmeras — que vivem pouquíssimo. Esses insetos são conhecidos por ter o menor tempo de vida entre todas as espécies de animais do planeta.
Uma mosca doméstica tem olhos compostos, formados por mais de 3 mil minúsculas estruturas chamadas omatídeos. Eles fornecem quase 360 graus de visão periférica.
Para espantar moscas, Kayron propõe uma receita caseira feita com vinagre, água e cravo. Basta misturar os ingredientes em um recipiente e depois aplicar sobre bancadas, frutas expostas e a lixeira, o que ajuda a afastar moscas e outros insetos. Também é indicado borrifar álcool 70% nesses mesmos locais.
“Deixar folhas de hortelã ou manjericão macerados por perto pode ajudar a espantar as moscas”, acrescenta. Os demais ambientes da casa também merecem atenção quando o assunto é manter as moscas longe. O primeiro cuidado deve ser tomado quanto aos pingos de líquidos que podem cair nos pisos e estofados.
Onde elas dormem? De noite, esses insetos buscam locais elevados, como paredes, cortinas, plantas e móveis, para descansar - uma estratégia vital para sobrevivência. Nesse período de repouso, podem experimentar fases de sono, reduzindo o metabolismo e economizando energia.
Por mais surpreendente que possa parecer, não existem animais que não dormem, mas existe uma grande variabilidade no tempo de descanso das diferentes espécies. Enquanto há animais que podem dormir mais de 20 horas por dia – tais como os coalas – outros precisam de apenas alguns minutos de sono reparador.
Os animais da espécie gastrotricha, que têm alguns milímetros e são aquáticos, vivem por três dias. Entre as formigas, acontece uma coisa curiosa: algumas delas duram apenas duas semanas, outras vivem até sete anos. Já a formiga-rainha pode aproveitar seu reinado por até 30 anos!
Qual é o animal mais inteligente do mundo inteiro?
Chimpanzé Com um DNA que se diferencia muito pouco do homem, o chimpanzé é conhecido por ser o animal mais inteligente em terra. Esse mamífero pode ser encontrado em regiões da África Central e Ocidental. Naturalmente, costuma viver em grupos nas florestas.