O asteroide poderá ser observado a partir de 15 de setembro, às 14h30 (horário do leste dos EUA), através de uma transmissão ao vivo oferecida pelo projeto.
A expectativa é que ele se torne visível a olho nu, especialmente entre setembro e outubro de 2024, quando alcançará seu periélio — máxima aproximação ao Sol — em 27 de setembro, e sua maior aproximação à Terra em 12 de outubro.
Com um diâmetro estimado de 290 metros, o 2024 ON é um dos maiores asteroides a se aproximar da Terra, superando 99% dos corpos celestes que circulam nas proximidades. Viajando a uma velocidade de 40.000 km/h, sua última passagem ocorreu em 2013, e o próximo encontro com o nosso planeta está previsto para 2035.
Nomeado como 2023 BU, o asteroide vai passar próximo do extremo da América do Sul às 21h27 de hoje. Descoberto pelo astrônomo amador Gennadiy Borisov, da Crimeia, ainda que passe rente ao nosso planeta, sua órbita não colidirá com a Terra.
A primeira transmissão sobre a passagem do cometa está agendada para ocorrer nesta quarta-feira, às 23h45 (horário de Brasília), no site do projeto Telescópio Virtual.
De acordo com o astrônomo do Observatório Nacional, Filipe Monteiro, não será possível ver o Cometa do Diabo a olho nu por causa da intensidade do brilho, o que não pode ser previsto. Desta forma, é preciso usar aparelhos, como binóculos e telescópios. O melhor horário para observação será entre 17h40 e 18h30.
Apelidado de Cometa do Diabo, o 12P/Pons-Brooks se tornará visível em todo o Hemisfério Sul a partir deste domingo, 21 de abril, quando atingirá sua máxima aproximação do Sol.
A chuva de meteoros ocorre próxima à constelação de Perseu, que aparece próxima ao horizonte, na direção norte, pouco antes do amanhecer. O melhor horário para conseguir observar a chuva é entre as 4h e 5h.
Quando um cometa criovulcânico, como o 12P/Pons-Brooks, chega próximo ao Sol, ele aquece. A pressão aumenta até que o nitrogênio e o monóxido de carbono explodam e detritos gelados sejam expelidos através de grandes rachaduras.
É verdade que o cometa do Diabo vai cair na Terra?
Pela primeira vez encontrado em 1812, o “Cometa do Diabo” vai chegar no ponto mais perto da Terra em 2024. E, portanto, poderá ser visto a olho nu. Mas os cientistas garantem que não há qualquer risco para as pessoas.
A Terra caminha para registrar em 2024 o ano mais quente da história da humanidade, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (8) pelo Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S), sistema de observação da União Europeia.
Espera-se que Apophis se aproxime da Terra em 2029, 2036 e 2068, e observações de radar e análise de órbita mostraram que não atingirá nosso planeta em nenhum desses casos.
De 14 a cerca de 20 de outubro, você tem a chance de ver um cometa muito brilhante, C/2023 A3! Ele já está visível através de binóculos no Hemisfério Norte logo após o pôr do sol.
O momento no qual o asteroide deve atingir o ponto mais próximo da Terra será por volta das 10h45 do sábado. No entanto, neste momento, o asteroide não estará visível no Brasil, pois estará abaixo da linha do horizonte. Por isso, o melhor momento para observar o 2024 MK deve ser pouco antes do amanhecer, entre 5h e 6h.
O cometa está visível logo no pôr do Sol, primeiramente abaixo da constelação de Touro e, em maio, abaixo da constelação de Órion, sempre por volta ali das 17h30 até umas 18h30, ou 18h50 para os estados mais ao Sul. O cometa estará muito baixo no céu, numa altura de cerca de 15 graus.
Que dia vai passar o meteoro perto da Terra em 2024?
O projeto chamado Telescópio Virtual identificou que um asteroide chamado 2024 ON terá aproximação expressiva da Terra no dia 17 de setembro. O serviço é prestado pelo Observatório Astronômico Bellatrix, na Itália. A rocha tem entre 220 e 480 metros.
O ano de 2024 tem sido muito gentil com os amantes da astronomia. Dessa vez, outubro preparou outra grata surpresa: a chuva de meteoros do cometa Halley. O pico será na madrugada entre os dias 20 e 21.
Vai dar para ver a chuva de meteoros no Brasil em 2024?
A aguardada chuva de meteoros Perseidas atingirá sua máxima atividade em torno das noites entre 11 e 13 de agosto de 2024, oferecendo condições de visualização razoáveis para quem está principalmente na Região Norte no Brasil. Nas demais regiões, a chuva será “mais fraca”.
Ele posteriormente disse a Ed Warren que as atividades paranormais se intensificavam mais do que o normal neste horário. Portanto, 3am não é escolhido à toa por escritores, pois é considerada a “Hora do Demônio” na cultura popular há séculos. Você já teve uma experiência semelhante? 💀
Para tentar avistar o Cometa do Diabo, os observadores devem olhar na direção oeste, próximo ao horizonte, pouco após o pôr do Sol, momento no qual o cometa deve estar mais visível. Em abril, o Cometa do Diabo estará abaixo da constelação de Touro e, em maio, abaixo da constelação de Órion.