Você imaginaria que o chá das cinco na Inglaterra começou com uma duquesa esfomeada? Conheça a história desta tradição européia. Quando os ponteiros ingleses marcam 17h, é hora de parar o que se está fazendo para apreciar uma bela xícara de chá e um biscoito ou croissant.
O que é servido no chá inglês? Bolos, torradas, geleias e biscoitos não podem faltar. Para beber, deixe à disposição diversos tipos de chás, que deixará o seu convidado mais à vontade para escolher. Além dos quentes, experimente oferecer chás gelados também, que agradam o paladar de muitas pessoas.
Ao se mudar do país de origem, Catarina introduziu o hábito de tomar chá na corte britânica. Segundo dados históricos, a monarca promovia festas regadas a chá, e a realeza inglesa facilmente aderiu a tradição de tomar um chazinho em confraternizações.
O chá inglês é preparado a partir da planta Camellia sinensis, que é a mesma planta da qual são obtidos o chá preto, o chá verde e o chá oolong. A principal diferença entre essas variedades de chá está no processo de preparação das folhas da planta.
QUAL O MELHOR CHÁ INGLÊS? | Aprenda como escolher as melhores marcas de chá em Londres
Qual é a hora do chá na Inglaterra?
Conheça a história desta tradição européia. Quando os ponteiros ingleses marcam 17h, é hora de parar o que se está fazendo para apreciar uma bela xícara de chá e um biscoito ou croissant. Essa tradição existe no país desde 1662, mas caiu na graça do povo a partir do século XIX por causa de uma duquesa esfomeada.
Apesar de não ser tão conhecido no Brasil, na Inglaterra a única dúvida sobre o chá com leite é qual deve ser servido primeiro. Os chás mais consumidos pelos ingleses são os pretos, como os populares English Breakfast, Darjeeling e Earl Grey.
Hoje você pode encontrar todos os tipos de chá da tarde e por toda da cidade. Versões tradicionais, modernas, temáticas…. Tem para todos. Mas para quem quer saber, o clássico do clássico, tem que ter sanduíche de pepino e scones, estes últimos são bolinhos que podem ser comidos com geléias.
O chá das cinco é quase uma instituição entre os ingleses. Seja na esfera da realeza, seja à mesa de gente como a gente, o hábito de tomar o chá preto, geralmente misturado ao leite, é uma das tradições gastronômicas mais marcantes por lá.
O chá é uma bebida amada por todo o mundo, e na Índia não seria diferente. O país asiático, conhecido por sua cultura rica e tradicional, consome em média 837 mil toneladas de chá por ano, um número que comprova o quanto a bebida é apreciada pelos indianos.
O costume de usar as folhas de chá para dar um bom sabor à água fervida,deu-se pela primeira vez na China em meados de 250 a.C. O imperador Shen-Nung descobriu esta bebida acidentalmente quando estava fervendo água à sombra de uma árvore silvestre que balançava cadenciosamente com os ares da primavera.
Pois bem: inglês bebe vinho. Todo pub, e sobretudo os restaurantes, têm ofertas de nossa bebida predileta – que para acompanhar meus amigos eu ignorei.
O clássico chá Earl Grey é feito à base de folhas de chá preto, que tem origem na Camellia sinensis, uma árvore de pequeno porte e de origem asiática, da família Theaceae. É a mesma árvore de onde vêm o chá verde e o chá branco, mas o processo de preparação faz com que cada chá seja diferente.
Quando os ponteiros ingleses marcam 17h, é hora de parar o que se está fazendo para apreciar uma bela xícara de chá e um biscoito ou croissant. Essa tradição existe no país desde 1662, mas caiu na graça do povo a partir do século XIX por causa de uma duquesa esfomeada.
Todos os dias as 12:30 e 17:00 horas é servido o afternoon tea, com um menu com sanduíches de lagosta, salmão, e outras delicias, champanhe, além de poder escolher um chá do próprio jardim da Harrods.
Atualmente, este hábito é muito comum na Inglaterra. As pessoas ainda comem mini sanduíches, os famosos scones com geleia, doces e bolos. Normalmente, as pessoas aproveitam esse momento para celebrar uma ocasião especial, como aniversários, chá de bebê ou cozinha com amigos.
Via de regra, o café da manhã inglês completo é um prato forrado com ovos, bacon, torradas, tomates e cogumelos assados, salsichas, chouriço e Feijão cozido. Para beber, costuma-se servir café, leite, chá e suco de laranja.
O pequeno-almoço tradicional inglês completo consiste em salsichas, bacon, ovos, cogumelos, tomates, torradas e uma chávena de chá ou café. A sua família anfitriã britânica pode comê-lo por vezes, mas é bastante comum em Inglaterra comer cereais ou algumas tostas com manteiga ou compota, bem como chá ou café.
Afternoon tea. Esse é o famoso “chá da tarde”, muito tradicional na cultura britânica, visto em ocasiões especiais no Reino Unido. As pessoas costumam comer “sandwiches” (sanduíches), “pastries” (doces assados e confeitados), “scones” (tipo de pãozinho levemente adocicado) e “jam” (geleia).
O chá das cinco é quase uma instituição entre os ingleses. Seja na esfera da realeza, seja à mesa de gente como a gente, o hábito de tomar o chá preto, geralmente misturado ao leite, é uma das tradições gastronômicas mais marcantes por lá.
Localizada aos pés do Himalaia, a região se diferencia das outras plantações por apresentar um clima mais frio e também por seus inúmeros turistas, que podem colher as folhas e fazer caminhadas ecológicas pela região. Além de ser o segundo país que mais produz, a Índia é o país que mais consome chá no mundo inteiro.
O chá das cinco é um costume antigo na Inglaterra e não pode faltar no fim da tarde dos britânicos. A bebida é servida tradicionalmente com leite, e acompanhada de geleias e scones, um pãozinho tipicamente inglês.