O vinho do Porto, ícone português elaborado na região do Douro, é produzido para ser degustado tanto antes quanto depois das refeições, aliás ele pode ser apreciado sem nenhum acompanhamento – já que os especialistas costumam referir-se a ele “vinho de meditação”.
Como ApreciarAssociações Gastronómicas. Vinho do Porto é delicioso servido como aperitivo, com a sobremesa ou no final de uma refeição. Escolher o vinho certo não é complicada, basta seguir o seu próprio gosto e o nosso simples guia.
— O ideal é que o vinho seja ingerido acompanhado de uma refeição, e não de estômago vazio. Eu recomendo para os meus pacientes que tomem à noite, por ser um momento de relaxamento antes de dormir. Mas pode também ser consumido na hora do almoço, se for da preferência da pessoa — orienta Aline.
Quando for degustar um Porto Branco, por exemplo, tente consumi-lo mais fresco, com temperatura perto dos 8°C. Para o Porto Ruby, aposte em deixá-lo mais à temperatura ambiente, em torno de 15°C. Já para o Porto Tawny, invista no meio termo: 12°C é ideal.
A consideração mais importante a ter em conta quando armazenar vinho do Porto é manter as garrafas longe de uma fonte de luz direta, num lugar onde não haja grandes flutuações de temperatura e, idealmente, onde a temperatura não exceda 15ºC (60ºF).
Mas um Vintage, após aberto, deve ser consumido na hora ou até um dia depois, para não perder suas características. Um Ruby mais simples, segundo Lalas, pode ficar aberto até uma semana na geladeira. Já um Tawny, até um ano.
Ao congelar o vinho, o líquido se expande e pode até expulsar a rolha da garrafa, permitindo a entrada de ar e comprometendo a integridade do vinho. As mudanças drásticas de temperatura podem até quebrar o vidro. Se você já congelou o vinho, a coisa melhor é beber imediatamente depois de descongelado.
No geral, os espumantes, vinhos rosés e brancos, se estiverem muito gelados farão com que as papilas gustativas tenham dificuldades para sentir os sabores. Já se muito quentes, vão ressaltar o álcool se tornando enjoativos. Quando os vinhos tintos estão muito gelados, os taninos ficam desagradáveis e os aromas somem.
São muito refrescante e muito pouco pesados. Como aperitivo, este vinho não precisa de muito: basta acompanhar com azeitonas, pinhões, castanhas ou amêndoas torradas.
A tacinha é mais estreita na parte superior para concentrar os aromas e para facilitar a percepção do sabor doce na ponta da língua. Este tipo de cálice é considerada a taça ISO para a melhor apreciação dos aromas do vinho.
A principal razão por trás da crença de que o álcool auxilia no sono está relacionada ao fato de que essa substância ter efeitos relaxantes e ser capaz de reduzir o estresse e a ansiedade. Essas características, quando combinadas, podem causar sonolência e favorecer o início do sono, facilitando o adormecimento.
A água é também responsável pela limpeza do paladar, que vale tanto para as refeições quanto para a degustação de vinhos. Ou seja, a água efetua a limpeza do paladar entre uma degustação e outra, impedindo que haja interferência entre os aromas e sabores.
“O recomendado é que, além do consumo moderado e consciente de bebidas alcoólicas, haja, pelo menos, um intervalo de duas a três horas entre a última ingestão e a hora de dormir, ajudando a diminuir o efeito do álcool sobre o sono”, aconselha Dr. Alexandre.
Tawny um vinho do Porto que envelhece em madeira, o que lhe confere notas de castanhas e frutas secas e cor acastanhada. Já o Ruby é um vinho que passa pouco tempo em grandes tonéis de madeira ou inox e por isso preserva os aromas e sabores de frutas frescas e flores e a cor vermelho rubi.
O Vinho do Porto se diferencia dos demais vinhos por seu teor alcoólico elevado (normalmente entre 18 e 22%), pelos diversos graus de doçura (que variam entre muito doce, doce, meio-seco, seco ou extra seco) e pela grande diversidade de cores (com várias tonalidades dentro de cada um dos estilos: tinto, rosé ou branco) ...
Que hora do dia é o melhor lugar para desfrutar de um copo de vinho? Na opinião de especialistas, podemos beber vinho tanto no almoço como no jantar. O importante é fazer um consumo responsável dessa bebida, para que não se torne um hábito perigoso.
Em Portugal, usualmente ele é visto como aperitivo, uma tacinha é suficiente para despertar o apetite. No Brasil, é mais comum ser servido pós-refeição, apenas para finalizar em grande estilo ou harmonizar com sobremesas à base de chocolate ou café.
Mas não desespere. Tudo o que precisa é de um armário fresco, escuro, livre de vibração e que esteja a uma temperatura constante, de preferência não superior a 15ºC. Qualquer coisa que saia destes parâmetros fará com que o vinho envelheça de forma rápida e deselegante. Basicamente torna-se um vinho sem vida.
O grande diferencial do Vinho do Porto é o fato dele ser produzido com a adição da aguardente vínica — bebida elaborada a partir da destilação do vinho — que o fortifica, ou seja, aumenta a graduação alcoólica.
O ideal é manter o vinho na adega, em temperatura ambiente, se você for bebê-lo no mesmo dia ou logo no seguinte. Se não tiver adega ou quiser armazenar por mais tempo, opte pela geladeira, pois a baixa temperatura desacelera o processo de oxidação.
Cada tipo de vinho tem uma temperatura recomendada de serviço. Mas, de forma geral, podemos dizer que vinhos brancos e rosés devem ser tomados em temperaturas mais baixas do que os tintos.
Gire suavemente a taça para liberar os aromas do vinho. Coloque o nariz sobre a taça e inspire profundamente, tentando identificar os diferentes aromas presentes, como frutas, especiarias, flores ou notas terrosas. Esse exercício ajuda a treinar o olfato e a desenvolver a percepção dos aromas sutis.
Os efeitos benéficos do vinho do Porto estão associados ao consumo moderado, sendo a quantidade recomendada um copo de vinho pequeno por dia para as mulheres e dois para os homens.
Quanto tempo dura um vinho do Porto depois de aberto?
Vinho fortificado, como o famoso Vinho do Porto e o Salton Intenso Licoroso, chega a durar até 50 anos, quando fechado, e até 30 dias depois de aberto. Esse tipo de vinho tem vida muito longa devido à adição de aguardente vínica, que atua como um conservante do vinho.
Use sim um copo de proporções adequadas, de vidro de boa qualidade. Isto permitirá apreciar corretamente os poderosos aromas e sabores que o vinho do Porto oferece. Com certeza não irá beber um bom Borgonha branco num copo minúsculo.