Um dia, uma professora falou que a idade ideal para se perder a virgindade é a partir dos 22 anos, pois, antes disso, a vagina não está totalmente preparada para receber o pênis e que transar menstruada fere as paredes do útero.
É na adolescência que meninos e meninas começam a descobrir a sexualidade, ou seja, despertam para os desejos e prazeres sexuais do corpo. Esse processo está intrinsecamente ligado a descoberta e afirmação da própria identidade. É saudável e esperado que aconteça nesta idade e para isto é preciso das experimentações.
Qual a idade ideal para ter a primeira relação sexual?
Qual é o momento certo para perder a virgindade?
No entanto, é importante saber que não existe uma idade ou momento correto para perder a virgindade. Cada pessoa tem o seu próprio timing, condicionado pelas suas próprias experiências, o seu ambiente social e a sua maturação pubertária e sexual.
“Tudo depende da maturidade e do desenvolvimento de cada adolescente, rapaz ou rapariga.” A especialista garante que é tão natural aos 14 anos como aos 25, e que ninguém deve ter problemas com isso. A ginecologista deixa ainda algumas recomendações, especialmente às meninas.
Com qual idade começa a descoberta da Sexualidade? Por volta dos 3 anos, geralmente livres das fraldas, começam a ter curiosidade pelos seus órgãos, tocá-los e percebem que dá prazer. Então começam a perceber as diferenças entre meninos e meninas.
Isto é, não existe uma idade certa, porém é fundamental refletir sobre a responsabilidade que essa experiência pode trazer. Você não precisa ter pressa, afinal, esse não é um compromisso que tem hora marcada. Seja aos 18 anos ou aos 30, o melhor momento é quando se sentir preparada e confortável para tal experiência!
Assim, embora o médico normalmente não saiba dizer quando você perdeu a virgindade, o ideal é consultar um ginecologista para uma avaliação caso tenha dúvidas se o hímen foi rompido ou não. Somente através do exame ginecológico é possível confirmar o rompimento do hímen.
Não é normal que isso persista, mas pode ter a ver com muitas coisas, desde a escolha do parceiro, se você se sente confortável e confiante com ele, enfim.
Entre uma e outra realidade fica a média geral, que a pesquisa apurou: 17,3 anos. Segundo o estudo, depois dos islandeses os mais jovens a perder a virgindade são os dinamarqueses, com 16,1 anos, e os suecos com 16,2.
Em seu livro Descobrimento Sexual do Brasil (editora Summus), Carmita lembra que em 2005 as mulheres perdiam a virgindade aos 17 anos e dois meses, enquanto os homens, aos 15 anos e sete meses. “Há 40 anos, a média era de 16 anos e meio para o sexo masculino e 22 anos e três meses para o feminino”.
A menos que você seja especialmente sensível, não há necessidade de evitar atividades sexuais durante o período menstrual. Portanto, se você se sentir confortável, pode sim fazer sexo menstruada. A relação sexual durante a menstruação pode até mesmo oferecer algumas vantagens, incluindo o alívio das cólicas menstruais.
Do ponto de vista biológico, a idade ideal para engravidar é geralmente considerada entre 20 e 35 anos. Isso porque a fertilidade feminina começa a declinar a partir dos 30 anos e cai mais rapidamente a partir dos 35 anos.
As mulheres tendem a perder a virgindade mais cedo do que os homens. Na média mundial, a primeira relação sexual delas acontece aos 18,9 anos, enquanto a deles fica na média de 19,5. Na faixa etária entre 16 e 19 anos, três quartos dos jovens usaram preservativos na primeira relação.
O que muda no corpo feminino depois da primeira vez?
2)- Muda alguma coisa no corpo depois da primeira relação sexual (aumento de quadril, crescimento dos seios, aumento de peso)? O corpo não muda após a primeira relação sexual o que acontece é que se tiver a primeira relação na puberdade o corpo está em fase de transformação tanto o físico quanto o emocional.
Aos 20 anos a mulher conta com fortes impulsos sexuais originados pela novidade do sexo. Além disso, o impulso biológico causado pelas oscilações hormonais está em alta, aumentando muito o desejo sexual.
No contexto brasileiro, a idade média da primeira relação sexual é de 14 anos para o sexo masculino e 15 para o feminino 1. As mulheres priorizam o sentimento de "entrega e amor" na primeira relação sexual, ao mesmo tempo em que existe o desejo de se descobrir, impõe-se a necessidade de se "preservar".
De 10 a 13 minutos são um tempo desejável. É comum no imaginário de homens e dos adolescentes a ideia de que o sexo precisa durar bastante para ser apreciado.
Nas mulheres, o hormônio responsável por essa vontade é a testosterona, produzido nos ovários e glândulas suprarrenais, auxiliado pelo estrogênio, fabricado nos ovários e tecido gorduroso. São eles que causam a excitação natural física do ser humano.
No entanto, de acordo com um estudo publicado na revista Annals of Internal Medicine, essa queda de potência pode ser bastante drástica a partir dos 50 anos.
É normal sentir desconforto ou alguma dor na primeira relação sexual. Geralmente, a dor está associada ao rompimento do hímen que tende a acontecer no momento da penetração, mas não é esperado que a dor seja intensa.
O desejo sexual é natural e pode se intensificar por conta de hormônios ou fator emocional. Será um problema se está causando algum prejuízo em qualquer âmbito da sua vida. Procure um ginecologista ou um endocrinologista para fazer uma avaliação médica e um psicólogo para trabalhar os fatores psíquicos e emocionais .