CSLL é a sigla para Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido. Com isso esclarecido, podemos dizer que a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) é um tributo federal cobrado sobre o lucro líquido da empresa. Para que serve a CSLL? A CSLL contribui para a Seguridade Social.
A CSLL é paga mensalmente por meio do DAS, no caso de empresas optantes do Super Simples, ou por meio da DARF pelos outros tipos de empresas. O pagamento é trimestral no regime de lucro presumido ou arbitrado.
Assim, a base de cálculo da CSLL também é pré-fixada e varia conforme o setor da empresa. Para comércio e indústria, por exemplo, a base de cálculo corresponde a 12% da receita bruta. Enquanto para empresas de serviços, a alíquota da contribuição deve ser aplicada sobre o equivalente a 32% da receita bruta.
Destinada a financiar a seguridade social, a CSLL está inclusa no pagamento unificado do Simples Nacional. Assim como o IRPJ, suas alíquotas variam entre 0,27% e 0,54% sobre o percentual do faturamento apurado dentro das faixas previstas.
Por isso, os recursos arrecadados pela União não são compartilhados entre estados, Distrito Federal e municípios. Quem deve pagar? Como o IRPJ, todas as pessoas jurídicas que tenham finalidade lucrativa devem pagar o CSLL. Portanto, esse imposto é especialmente das empresas.
A área de Tributos Diretos (IRPJ e CSLL) engloba questões tributárias atreladas a renda e lucro, enquanto que a área de Tributos Indiretos (IPI, ICMS, ISS, PIS/Pasep e COFINS) envolve as questões tributárias na produção/comercialização de bens, na circulação de mercadorias e na prestação de serviços.
Qual é a contribuição social que ajuda a financiar o pagamento do seguro desemprego?
O Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT é um fundo especial, de natureza contábil-financeira, vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, destinado ao custeio do Programa do Seguro-Desemprego, do Abono Salarial e ao financiamento de Programas de Desenvolvimento Econômico.
A CSLL deve ser declarada e paga mensalmente pela empresa, por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) , que é emitido por meio do Sistema de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional) ou pelo Sistema de Arrecadação de Receitas Federais ( ...
De acordo com o PL 3394/24, entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2025 a alíquota da CSLL será de: 22% para os bancos (a atual é de 20%); 16% para empresas de seguros privados, de capitalização, corretoras e sociedades de crédito (atualmente em 15%); e. 10% para as demais pessoas jurídicas (hoje é de 9%).
O Imposto Sobre Serviços se aplica a empresas ou profissionais autônomos que realizam a prestação de serviços. É um dos principais tributos municipais — se não o principal! O ISS é também conhecido como Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza ou ISSQN.
Para que serve? CSLL é a sigla para Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Esse é um tributo federal instituído pela Lei 7.6889/1988. Os fundos arrecadados são usados pelo governo federal para financiar a Seguridade Social, incluindo aposentadoria, assistência social e a saúde pública.
A Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) e o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) são os dois impostos sobre os lucros das empresas. Enquanto a CSLL destina-se ao financiamento da Seguridade Social, o IRPJ é um tributo de caráter mais amplo, contribuindo para o orçamento geral da União.
Multiplique a alíquota pelo faturamento para chegar à base. Multiplique a base por 15% (ou 0,15) para obter o valor referente ao IRPJ. Multiplique a base por 9% (ou 0,09) para obter o valor referente à CSLL.
Multa de ofício é a penalidade aplicada sobre o tributo ou contribuição não recolhido, que se torna objeto de fiscalização. As multas de ofício podem variar de 50% a 150% (Lei nº 9.430/1996, art. 44).
No Brasil, as empresas podem optar por quatro regimes tributários: MEI, Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. O enquadramento define quais obrigações deverão ser cumpridas pelas organizações, além de determinarem uma série de outras especificidades.
A alíquota do IRPJ é 15% e a da CSLL é 9%. Caso o lucro presumido (já apurado conforme visto anteriormente) ultrapasse o valor de R$60.000,00 no trimestre, será aplicada a alíquota de 10% sobre o valor excedente, a título de adicional de IRPJ. Dica de mestre: Não há adicional na apuração da CSLL.
A alíquota da CSLL é de 9% (nove por cento) para as pessoas jurídicas em geral, e de 15% (quinze por cento), no caso das pessoas jurídicas consideradas instituições financeiras, de seguros privados e de capitalização. A apuração da CSLL deve acompanhar a forma de tributação do lucro adotada para o IRPJ.
A Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS) é um imposto federal cobrado sobre o faturamento de pessoas jurídicas e é usado para custear a seguridade social de trabalhadores de empresas privadas. Quem deve pagar a COFINS?