Que interesses As marcas têm em patrocinar esportes e atletas?
Ao patrocinar eventos ou atletas esportivos, as marcas podem se associar a esses valores e transmitir uma imagem corporativa positiva. Essa associação pode ajudar a fortalecer a reputação da marca e a diferenciá-la da concorrência, criando conexões emocionais com o público.
Acreditamos que o esporte tem o poder de transformar e valorizar o que cada um tem de melhor, desenvolvendo principalmente a socialização e a superação, além de oferecer benefícios à saúde física e mental. E não modifica somente o esportista.
Qual a vantagem de uma empresa patrocinar um atleta?
Patrocinadores ajudam os organizadores de eventos esportivos financeiramente, mesmo que não arquem com todos os custos da competição. Em troca, combinam ações de marketing esportivo específicas para o patrocínio e pensadas para valorizar suas marcas.
Compreende-se, assim, esportes de marca como práticas corporais delimitadas pela comparação entre atletas, marcas pré-estabelecidas, ou consigo mesmo, que podem desafiar o praticante a ser mais rápido, ampliar distâncias, ou aumentar o peso de algum elemento a ser erguido ou lançado.
O que leva uma empresa a investir em marketing esportivo?
As empresas buscam adotar diversas estratégias de marketing esportivo para aproveitar o apelo do mundo esportivo e alcançar seus objetivos de branding, engajamento do público e fortalecimento da marca.
A forma mais comum de marketing esportivo em eventos são os patrocínios das ligas, torneios e competições. Além disso, a marca também pode criar uma ação sensorial dentro de um evento.
O Marketing Esportivo é uma estratégia que visa promover marcas, produtos ou serviços por meio do envolvimento com o mundo dos esportes. Essa abordagem tem se mostrado extremamente eficaz, pois aproveita a paixão e o engajamento que as pessoas têm pelo esporte para criar conexões emocionais com as marcas.
Os objetivos do esporte na formação humana, segundo Teixeira (1999), são a promoção da saúde, sociabilização, construção de valores morais e éticos, recreação e lazer.
Esportes de “marca”: são aqueles nos quais o resultado da ação motora comparado é um registro quantitativo de tempo, distância ou peso. Esportes “estéticos”: são aqueles nos quais o resultado da ação motora comparado é a qualidade do movimento segundo padrões técnico-combinatórios.
Para promover um evento esportivo, você deve aplicar algumas estratégias de marketing, como identificar o público-alvo, criar posts relevantes nas redes sociais, contratar influenciadores e buscar patrocínios.
O patrocinador fornece o financiamento e o atleta ou time recebe o valor que será usado para se manter em competições e campeonatos. Com isso, a marca consegue criar mais consciência sobre seu nome, trazendo visibilidade, criando relações públicas e fidelizando seu público.
O patrocínio permite que você trabalhe com empresas importantes para financiar o evento. Realmente, os patrocínios são mutuamente benéficos. Qual é a melhor maneira de criar ofertas de patrocínio que repercutam nos patrocinadores?
Segundo Zenone (2014), no mercado do futebol, o patrocínio é uma ferramenta muito importante para o marketing de uma empresa, pois cria a possibilidade de aproximar a marca de um clube e seus torcedores.
Atualmente, as seguintes empresas estatais patrocinam o esporte brasileiro: Petrobras, Infraero, Eletrobras, Correios, Caixa Econômica Federal, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil e Banco do Nordeste.
O esporte de marca individual surgiu na Grécia Antiga, onde escolas voltadas ao esporte preparavam atletas para realizarem apresentações ao público. Nessa época, a Grécia propagava a ideologia do corpo humano ideal e até as artes como escultura e pintura estavam dedicadas a apresentar um corpo perfeito.
Somente o futebol não é considerado uma modalidade esportiva de marca, ao contrário do levantamento de peso, do ciclismo, e dos arremessos do atletismo.
As principais classificações são: esportes de marca, esportes de precisão, esportes de invasão, esportes de rede e parede, esportes de combate, esportes técnico-combinatório e esportes de campo e taco.
A prática de esportes pode ainda ajudar a transmitir valores como respeito a regras e limites, estimular a aceitação da vitória ou da derrota, e ajudar a fortalecer as relações de solidariedade.
O esporte desempenha um importante papel na formação do homem e da vida em sociedade, como matriz de socializa- ção e transmissão de valores, forma de sociabilidade moder- na, instrumento de educação e saúde, ligado às expressões artísticas e, ao mesmo tempo, palco de violência.
Além de ensinar valores como a cooperação e o respeito, traz melhorias para a saúde, reduz a probabilidade de doenças e é uma força econômica que gera emprego e contribui para o desenvolvimento local. Além disso, reúne indivíduos e comunidades, servindo de ponte entre as diferenças culturais e étnicas.
Diante desse cenário, o Marketing Esportivo deve atuar para fazer a conexão entre a paixão, o entretenimento e o prazer de viver, sentir e presenciar o esporte em busca de provocar emoções nos indivíduos e, ao mesmo tempo, lucro e faturamento para as empresas envolvidas.
Por exemplo, ter o logotipo no uniforme de uma equipe ou até como patrocinador de uma competição. Além disso, o Marketing Esportivo potencializa o engajamento do público com a marca 一 seja ela de um clube, atleta ou patrocinador.
Este composto, formado pelos elementos: Produto, preço, praça e promoção, intitulados como os quatro Ps do marketing, adaptados para o esporte quando combinados ajudam na tomada de decisão e de estratégias dos participantes da indústria do esporte.