Observação: Como padrão institucional, recomenda-se bordar o símbolo do curso e o nome do aluno no bolso esquerdo do jaleco e o símbolo da instituição na manga direita do referido EPI.
O logo frontal deve ser aplicado no lado esquerdo do jaleco e posicionado a 0,8 cm abaixo do termo Medicina; O logo lateral (Selo IDOMED) deve ser aplicado no braço esquerdo e posicionado 10 cm abaixo da costura do ombro.
O Brasão do curso Técnico de enfermagem é bordado na manga esquerda do jaleco, o bordado ficará conforme apresentado na imagem acima. Os produtos personalisados (jalecos ou pijamas hospitalares) como nome + profissão ou brasão não são elegíveis para troca ou de reembolso.
Qual lado o símbolo no jaleco deve ser colocado? De acordo com as diretrizes mais comumente seguidas, o símbolo no jaleco deve ser colocado no lado esquerdo do peito, na altura do bolso.
De acordo com a Resolução nº 2.069/2014, que tem como objetivo principal tornar mais clara à população a formação acadêmica dos profissionais que atuam na área da Saúde, os graduados em Medicina — e somente eles — deverão grafar no jaleco, antes do seu nome, o termo “médico” em letras maiúsculas.
O comprimento deve ser abaixo dos joelhos, com mangas longas, fechamento frontal com botões, até a altura do pescoço: Deve ser confeccionado em tecido de algodão ou misto, não inflamável.
Devem ser confeccionado de material impermeável para garantir barreira de material biológico, e assim, ser considerado equipamento de proteção individual (EPI).
Dessa forma, a opção mais comum é bordar apenas o primeiro nome e o sobrenome do profissional no jaleco. Essa escolha permite que as informações sejam apresentadas de forma clara e legível, mesmo com o espaço reduzido.
1 – O jaleco deve cobrir todo o colo, ter gola tipo padre e botões. O zíper, apesar de mais prático, deve ser evitado por facilitar o acúmulo de sujeira. Por esse mesmo motivo é que o avental precisa ser 100% liso, ou seja, ele não pode ter detalhes em renda, bordados, correntes, pedrarias ou outras decorações.
A resposta é sim, é errado. Profissionais de saúde não podem usar jaleco fora do ambiente de trabalho, e isso inclusive virou Lei, devido ao grande número de trabalhadores que fazem uso desse EPI em ambientes nada higiênicos, o que pode aumentar os riscos de contaminação para os pacientes e os próprios profissionais.
O jaleco deve cobrir todo o torso, sem deixar espaços entre a roupa íntima e a peça. Além disso, todos os botões ou zíperes devem ser fechados, para evitar que partículas ou bactérias possam entrar em contato com o corpo do profissional.
O cinto deu lugar a uma faixa na parte de trás, que deveria cumprir sua função de ajuste. No entanto, sua utilidade acabou ficando restrita à estética da peça, sendo usada hoje em dia para pendurar o jaleco ao ombro depois da aula ou do serviço (ou para puxar o aluno que quer fugir da aula, rsrs).
O bordado do símbolo da profissão deve ser colocado no lado esquerdo do peito do jaleco. Ele deve ficar a uma distância de cerca de 10 centímetros da gola. Essa é a posição padrão para o bordado em jalecos, independentemente da profissão.
O bordado no jaleco pode ser uma forma discreta, porém eficaz, de destacar a identidade profissional e criar um diferencial em relação a outros profissionais da mesma área. Por isso, é importante investir em um bordado bem feito e com uma fonte clara e legível, para que possa ser facilmente identificado.
Enquanto o nome não couber, deve-se seguir abreviando a penúltima palavra, sempre deixando sua primeira letra. O último sobrenome e o primeiro nome nunca devem ser abreviados.
Bordar o jaleco é uma maneira sofisticada e prática de identificação do profissional em sua área de atuação. Além disso, ser identificado num ambiente em que praticamente todos estarão vestidos da mesma forma é fundamental.
É obrigatório colocar logo da faculdade no jaleco?
Deve conter o logotipo da faculdade na manga esquerda e o logotipo do curso na manga direita. Você pode incluir o seu nome, conforme o modelo do arquivo, no peito.
Além do uso de luvas, óculos, máscara, gorro, a desinfecção das superfícies, o uso de materiais descartáveis, a esterilização dos equipamentos, entre outros, também é fundamental que o jaleco seja muito bem cuidado pelo profissional e usado corretamente.
Se a rotina é corrida, pode apostar em um jaleco com zíper e até mesmo um modelo com caimento mais leve para garantir praticidade e conforto, principalmente nos plantões.