O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
Como usar o oque ou o quê?
A expressão o que é escrita sempre separada. Oque, assim, tudo junto, está errado. É certo ainda escrever o quê, com acento circunflexo no e. A única diferença entre o que e o quê é que a segunda expressão é utilizada apenas no final de uma frase, mas ambas possuem o mesmo significado.Quais são as funções do que?
A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.O que pode substituir o quê?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
Como evitar o uso do que?
A dica para a construção de um texto mais claro e sem a repetição do pronome “que” é substituirmos as orações substantivas e adjetivas por substantivos e seus complementos. Em outras palavras, você pode adaptar os próprios termos ou optar pelo uso de sinônimos.Pode ocorrer crase no início da frase?
Quando usar o pronome relativo QUE?
7. Quando precedido de preposição monossilábica, emprega-se o pronome relativo que. Com preposições de mais de uma sílaba, usa-se o relativo o qual (e flexões). Aquele é o livro com que trabalho.Qual a função do pronome QUE?
Pronome é uma classe de palavras variável cuja finalidade é substituir ou determinar (acompanhar) um substantivo. Eles se classificam em razão dessas funções. Aquele que substitui o nome é chamado de pronome substantivo, e o que o determina (acompanha) é o pronome adjetivo.Qual a função sintática do que?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
Qual a classificação do que?
Como conjunção, a palavra que pode relacionar tanto orações coordenadas quanto subordinadas, por isso, classifica-se como conjunção coordenativa ou conjunção subordinativa. Quando funciona como conjunção coordenativa ou subordinativa, a palavra que recebe o nome da oração que introduz.Onde se usa QUE?
Quando se usa o “quê”? O termo “quê” é utilizado em interjeições, em situações nas quais se apresenta como substantivo masculino ou em finais de frases, interrogativas ou não.Que ou que exemplos?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
Que ou qual pergunta?
Determinante interrogativo – usado sempre antes de um nome, podendo referir-se a coisas ou a pessoas: Ex.: «Que peixe compraste no mercado?» «Que médico operou o teu pai?» O interrogativo qual tem um valor selectivo, ou seja, quando se pretende seleccionar, escolher uma entidade de entre várias.Como identificar pronome QUE?
Para descobrir se se trata de uma conjunção integrante (que) é só analisar que antes dele não há um substantivo (haja vista que “necessário” é a palavra que o antecede).O quê ou oque?
- Oque: não existe. - O que: Pronome interrogativo. Ex.: O que estava fazendo lá na escola? - O quê: Pronome interrogativo, porém, é usado em.Quando o sujeito e o pronome que?
Quando o sujeito é o pronome relativo que, o verbo concorda em número e pessoa com o antecedente do pronome.Qual a palavra que?
A palavra que será pronome relativo quando aparecer após substantivo, podendo ser substituída por o qual, a qual, os quais, as quais. Sempre haverá relação entre o verbo posterior a ele e o substantivo anterior a ele.Que como conjunção?
Dessa forma, esse “que” se classifica como uma conjunção integrante pelo fato de introduzir uma oração subordinada substantiva. Vejamos, pois, este outro exemplo: Os alunos, que obtiveram boas notas, estão de férias.Quantas são as funções do que?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
O que se refere o pronome que?
Por isso, muitas vezes é difícil saber a qual elemento o que se refere. Porém, como se trata de um relativo, o pronome que sempre retoma um nome anteriormente apontado e dele herda as características de flexão. Em geral, o que introduz uma oração subordinada.Que como advérbio?
ADVÉRBIO DE MODOO “que” pode também substituir o “como”. Que roupa mal costurada era aquela! (Como aquela roupa era mal costurada!)