A Válvula Solenóide nada mais é do que uma válvula eletromecânica controlada. Ela recebe o nome de solenóide devido ao seu componente principal ser uma bobina elétrica com um núcleo ferromagnético móvel no centro, sendo este núcleo chamado de êmbolo.
Solenoide é apenas um termo usado para bobina de fio, como um eletroímã. Ele se refere a qualquer dispositivo que possa converter energia elétrica em mecânica, usando solenoide. Consiste de uma bobina feita com um fio fino e enrolada em um núcleo metálico.
A sua função é, basicamente, abrir ou fechar o fluxo de um determinado equipamento ou de uma tubulação de maneira elétrica. Mas como isso acontece? A válvula é composta por dois componentes básicos que são o corpo, onde passa o fluido; e a bobina, responsável pelo acionamento elétrico da parte mecânica da válvula.
Válvulas Solenoides Industrial para Agua, Gás, Oléo entre outros.
Como saber se o solenoide está com defeito?
Pressione a bateria nos fios que envolvem a válvula solenóide e em seguida use a tocha ou a lâmpada para testar se há energia suficiente. A lâmpada deve acender, assim como o multímetro e se a válvula estiver funcionando, ela também deve abrir.
Uma válvula solenoide, em linhas gerais, consiste em um dispositivo eletromagnético utilizado para direcionar o fluxo de fluidos, como líquidos e gases, em sistemas industriais. A principal característica desse tipo de válvula é a capacidade de abrir ou fechar a passagem do fluido em resposta a uma corrente elétrica.
Outra causa comum é a sobrecarga elétrica. Se a corrente elétrica que passa pela válvula solenoide for maior do que ela suporta, isso pode causar o seu superaquecimento e consequente queima.
O acionamento das válvulas solenoides acontece por meio da eletricidade. Inclusive, o termo solenoide refere-se ao tipo de acionamento da válvula. É o acionamento elétrico que faz com que a válvula se abra e se feche, para que o fluido possa passar.
São usadas, principalmente, na automação industrial, mas também encontradas em máquinas de lavar roupas, louça, lavagem de automóveis em sistemas de aquecimento, piscinas, sistemas de aspersão, tecnologia de ar comprimido, irrigação e equipamentos odontológicos.
O motor solenoide usa uma bobina de fio que é capaz de transformar a energia elétrica em magnética, um eletroímã. Esse eletroímã vai fazer com que o pistão se movimente. Da maneira que acontece com todos os eletroímãs, o campo magnético é criado quando a corrente elétrica passa pelo fio.
O solenoide de parada tem a função de liberar ou bloquear o combustível no motor diesel do grupo gerador. Internamente o solenoide possui duas bobinas, chamadas de Bobina de Chamada e bobina de retenção.
Gente, a válvula solenoide é uma peça bem importante que fica dentro do motor do carro e serve pra controlar a passagem de combustível. Ela é composta por um corpo e uma bobina que juntas fazem a condução da corrente elétrica e criam um dispositivo que abre e fecha as válvulas quando necessário.
Esta trava é do tipo NF (Normal Fechada) e quando aplicado 12V nos terminais da solenóide uma corrente elétrica é conduzida pelos fios da bobina a energizando, ou seja, atravessada por uma corrente elétrica, é gerado um campo magnético, que, por sua vez, permite a atração do núcleo, de modo a comprimir a mola.
As solenoides desempenham um papel fundamental no controle hidráulico das transmissões automotivas. No contexto da adaptação em câmbios, esses dispositivos são responsáveis por regular o fluxo hidráulico e garantir as mudanças de marcha adequadas.
Válvulas solenoides são dispositivos eletromecânicos que controlam o fluxo de líquidos ou gases em sistemas industriais. Elas funcionam convertendo energia elétrica em movimento mecânico por meio de um solenoide, que é uma bobina de fio enrolada em torno de um núcleo ferromagnético.
O que acontece quando a válvula solenoide não funciona?
Toda vez que uma válvula fecha ou abre, você pode ouvir um som de martelamento perturbador ou, em outros casos, pode haver um zumbido ouvido durante a operação das válvulas solenóides. Esses sons errantes da válvula podem ser causados pela diferença na pressão de entrada ou saída dentro do sistema.
Este aquecimento é normal para uma válvula solenóide. Verifique nosso catálogo de válvulas solenóide para orientação das máximas e mínimas temperaturas para os fluidos e ambiente.
Qual a função da válvula solenoide na partida a frio?
A eletrobomba se encarrega de manter o sistema pressurizado e a Válvula Solenoide se encarrega de controlar o fluxo de combustível que será injetado, a fim de que o motor entre em funcionamento e mantenha uma marcha lenta estável.
A válvula solenóide pneumática 3/2 vias é um componente pneumático básico, muito utilizado em sistemas de ar comprimido onde um cilindro pneumático simples ação é acionado. Como é uma válvula normal aberta, o ar comprimido entra na válvula e passa direto, chegando até o cilindro.