O guanciale é o corte de porco obtido da bochecha deste (como o nome sugere – guancia), atravessado por veias magras de músculo com um componente de gordura valiosa, de composição diferente da banha (lardo – gordura do dorso) e pancetta (gordura da barriga): a consistência é mais dura do que bacon e um sabor mais ...
“Tanto o bacon quanto a panceta são feitos da barriga do porco, mas o primeiro é defumado e o outro, curado. Já o guanciale é a papada do animal, que também é curada”, diz Fábio Lazzarini chef do Varanda D.
A iguaria é feita a partir da bochecha do porco (guancia em italiano significa “bochecha”), e lembra bastante o bacon, com um sabor completamente diferente. O processo de conservação de ambos também é distinto, pois enquanto o bacon é defumado, o guanciale é apenas curado. Tal como a pancetta, mas de sabor mais forte.
Guanciale é um tipo de bacon não defumado italiano, preparado com as bochechas do porco, de onde deriva seu nome (guancia, em italiano, é "bochecha"). A carne da bochecha é esfregada com sal, pimenta-do-reino, e curada por três semanas.
COMO FAZER GUANCIALE FÁCIL | PAPADA SUÍNA MATURADA NA GELADEIRA | CHARCUTARIA SAL DE CURA
Qual parte do porco é a guanciale?
O guanciale é o corte de porco obtido da bochecha deste (como o nome sugere – guancia), atravessado por veias magras de músculo com um componente de gordura valiosa, de composição diferente da banha (lardo – gordura do dorso) e pancetta (gordura da barriga): a consistência é mais dura do que bacon e um sabor mais ...
Apesar da simplicidade que resvala na tosqueira, pode ser laborioso fazer esses pratos no Brasil. O guanciale quase não se encontra (se você mora em São Paulo, pode comprar no restaurante Friccó e no Vecchio Cancian). A alternativa mais honrosa é a pancetta, um pouco mais fácil de se achar.
Qual a diferença entre panceta e barriga de porco?
A panceta suína é um corte saboroso retirado da barriga do porco. Sua principal diferença para o bacon, que também vem da barriga do porco, é que a panceta suína não é defumada, por isso, possui um sabor mais leve. Além disso, a panceta de porco é um corte com boa espessura que tem muitas formas de preparo.
Desde março, apenas é chamado de bacon o produto feito da barriga do porco. Qualquer outro pedaço será chamado de "bacon de [parte a qual foi feita]", por exemplo, "bacon de pernil" ou "bacon de lombo". Deste modo, o termo "estilo bacon" deixa de ser usado.
O guanciale é um corte da bochecha do porco (guancia = bochecha), atravessado por veias magras de músculo e gordura. A consistência é mais dura que o bacon e tem um sabor distinto.
Torresmo é a barriga cortada em pedaços, muitas vezes assada em forno, e depois frita para ficar com a carne macia e o couro crocante. A clássica pururuca que o brasileiro tanto ama. O toucinho é somente o couro da barriga suína junto com a primeira camada da gordura, que é frita para ficar crocante.
O Bacon Papada é uma variedade de bacon feita a partir da papada, uma parte gorda e suculenta da carne suína. É uma iguaria muito popular em todo mundo, especialmente na culinária americana.
Ambos os ingredientes são usados em pratos de massas, carnes e saladas, e adicionam um sabor único e delicioso às receitas. A principal diferença entre guanciale e pancetta é a parte do porco que é usada para fazer o bacon. O guanciale é feito da bochecha do porco, enquanto a pancetta é feita da barriga do porco.
Para ser considerado bacon verdadeiro, o produto deve ser feito somente com a barriga do porco. A produção e a venda de bacon no Brasil têm novas regras desde o começo deste mês de março. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) já havia anunciado, em fevereiro, que as regras para o produto mudariam.
Como escolher a carne para o torresmo? Você pode escolher duas opções de carne para o torresmo: a barriga e a panceta. A barriga de porco tem mais gordura e é utilizada para fazer torresmos menores, mais crocantes, que podem servir de petisco ou acompanhar o feijão e até mesmo o virado paulista.
Substituições e Adaptabilidades. Embora o guanciale seja o ingrediente tradicional para certas receitas italianas, ele pode ser difícil de encontrar fora da Itália. Nesses casos, a pancetta é o substituto mais próximo, oferecendo um sabor similar, mas com uma textura ligeiramente diferente.
O guanciale, um ingrediente italiano tradicional, tem conquistado cada vez mais espaço nas cozinhas ao redor do mundo. Trata-se de uma deliciosa carne de porco curada e maturada por 60 dias, proporcionando um sabor único e intenso.
O bacon é feito a partir da barriga de porco, chamada também de panceta suína. Essa parte é conhecida por ser mais gordurosa e, por isso, oferece um sabor e textura distintos ao bacon.
De acordo com Edu Guedes, o torresmo é feito a partir da gordura da barriga de porco. Frita-se apenas a gordura em imersão no óleo para garantir o petisco supercrocante. Já a pancetta é um corte da barriga suína com espessura mais grossa e sabor delicado.
O Guanciale deve ser armazenado em local fresco e seco, preferencialmente na geladeira, após aberto. Isso ajudará a manter sua frescura e sabor por mais tempo.