Cabruca: uma forma de plantar cacau em meio às árvores da Mata Atlântica. O nome dessa forma de plantar o precursor do chocolate em plena floresta surgiu de uma pequena confusão linguística. Tudo começou com um convite para abrir buracos na mata e plantar cacau no no sul da Bahia. “Venha cá brocar a mata.” “Cá brocar”.
O termo cabrunco deriva de carbunculo, doença que afetava gado bovino. Em Conceição de Macabu, Norte Fluminense, Rio de Janeiro, o termo pode ser um palavrão, elogio ou significar espanto. Se palavrão, relaciona-se ao diabo. Se elogio, vale como superlativo.
O refrão da música, repetido várias vezes, é uma expressão direta e sincera de amor. A expressão 'Fia do Cabrunco' é uma gíria regional que pode ser entendida como uma forma carinhosa e ao mesmo tempo irreverente de se referir à pessoa amada.
O tratamento de carbúnculo precisa ser iniciado o mais rápido possível, sempre com a aplicação de antibióticos diversos, com o objetivo de matar a bactéria causadora da doença. Se o tratamento não for iniciado rapidamente após a exposição à bactéria, as chances de cura do paciente diminuem drasticamente.
Vejam só: Pessoa sem sentimento de amor aos pais; Pessoa que não se importa com o que esta ocorrendo, com o que pode ocorrer, ou o que houve com seus pais; Quando uma ave é chocada através de uma chocadeira ela nasce e necessita crescer, "se virar" sozinha, e acaba não desenvolvendo o sentimento de amor pelos pais.
O termo “fi do cabrunco” é uma expressão popular usada para se referir a alguém que é filho de um pai desconhecido, um filho bastardo. A palavra “cabrunco” tem origem no termo “cabrocha”, que significa “mulher de vida fácil” ou “prostituta”.
A palavra cabrunco tem alguns significados, um, pessoa ou coisa considerada muito feia, dois, expressão usada para exprimir espanto por pessoa, coisa considerada muito feia ou muito bonita. exatamente, então nós usamos pra coisas muito feias OU muito bonita.
Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").
[Antigo] [ Música ] Instrumento de sopro anterior ao trombone de varas. 2. [Antigo] [ Música ] Registo de órgão, com timbre semelhante a esse instrumento.
Adeptos do Candomblé utilizam com frequência o pedido de "agô", palavra iorubá, que significa "licença", em português. Pedem "agô" quando adentram um espaço, quando estão de passagem, quando querem falar, sobretudo se dirigindo a um "mais velho".