Que regra básica rege o uso do hifen?

Use hífen quando a palavra seguinte começar com h ou com vogal igual à última do prefixo: anti-inflamatório, micro-ondas, auto-observação, anti-herói, anti-higiênico, super-homem, mini-hotel, neo-helênico, co-herdeiro, sobre-humano, pré-história, sub-hepático, auto-hipnose, neo-humanismo, semi-hospitalar, proto- ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

Quando o hífen é obrigatório?

Com o Novo Acordo Ortográfico tornou-se obrigatória a utilização do hífen após certos prefixos, sendo eles: ex, sem, além, aquém, recém. pós, pré e pró. Ou seja, toda vez que você utilizar esses prefixos para formar uma palavra, você precisa usar o hífen.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portuguespratico.com

Quais são as novas regras do hífen?

Os prefixos AUTO, CONTRA, EXTRA, INFRA, INTRA, NEO, PROTO, PSEUDO, SEMI, SUPRA, ULTRA, ANTE, ANTI, ARQUI e SOBRE passaram a exigir hífen diante de palavras iniciadas pela consoante H ou por vogal idêntica à do prefixo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em novaescola.org.br

Qual é a regra que estabelece o uso de hífen em Bem-estar de três exemplos de palavras com hífen que seguem a mesma regra?

Após os termos “além”, “aquém”, “bem”, “recém” e “sem”: além-túmulo, aquém-mar, bem-nascido, recém-chegado, sem-teto etc. Após o prefixo “mal”, quando seguido de vogal, “h” ou “l”: mal-educado, mal-humorado, mal-limpo etc.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br

Qual a regra do uso do hífen?

Como regra geral, nas palavras compostas, o hífen é usado quando o primeiro termo, por extenso ou reduzido, está representando por forma substantiva, adjetiva, numeral ou verbal: decreto-lei, mesa-redonda, arco-íris, tio-avô, conta-gotas, porta-aviões, guarda-noturno, boa-fé, má-fé.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

Uso do HÍFEN – O que é Hífen? Quando Usar Hífen? (Regras do Novo Acordo Ortográfico)

Quais são as regras básicas de acentuação?

Acentuação
  • Monossílabas.
  • Acentuam-se os vocábulos monossílabos tônicos terminados em a/as, e/es, o/os: dá, pás, mês, só, pós, fé, trás.
  • Oxítonas.
  • As palavras oxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a última) que terminam em a/as, e/es, o/os, em/ens são acentuadas: carajás, café, invés, parabéns, porém.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

Qual é a função do hífen nas palavras?

O hífen é um sinal gráfico representado por um traço curto (-). Serve para unir elementos que, juntos, formam um novo termo. Ocorre principalmente na formação de palavras compostas por justaposição ou que contam com afixos. Também une pronome oblíquo a verbos, nos casos de ênclise e mesóclise.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portugues.com.br

Quando usar o hífen em palavras compostas?

Usa-se hífen nas palavras compostas comuns, sem preposições, quando o primeiro elemento for substantivo, adjetivo, verbo ou numeral. Amor-perfeito, boa-fé, guarda-noturno, guarda-chuva, criado-mudo, decreto-lei.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacao.uol.com.br

Quando separar palavras com hífen?

Utiliza-se hífen para separar uma palavra composta sempre que a segunda for um substantivo e quando ambas formarem um único conceito ou significado. O Auxílio-Gás, embora importante, constitui um programa social complementar do governo federal. Utiliza-se hífen para indicar a ligação de tempo entre dois termos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ipea.gov.br

Quando o hífen é facultativo?

O último Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa tornou facultativo o uso do hífen quando o prefixo subé seguido de palavras iniciadas por h.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trf3.jus.br

Tem hífen depois de ex?

Usa-se hífen com os prefixos: ex, sota, soto, vice. ex-almirante, ex-presidente, sota-piloto, soto-pôr, vice-almirante, vice-rei.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacao.uol.com.br

Quais são as regras do hífen?

Emprega-se o hífen nos vocábulos em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por vogal igual. Exceção: Nos prefixos átonos (não possuem acento) co-, pre-, re– e pro-, não se usa o hífen: coordenar, reescrever, propor, preestabelecer.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em estrategiaconcursos.com.br

Quando o hífen não é usado?

Em geral, locuções substantivas, adjetivas, adverbiais, entre outras, não pedem o uso de hífen. Ex.: fim de semana, café com leite, dia a dia. Importante: Há exceções específicas, como as locuções água-de-colônia e cor-de-rosa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mundoeducacao.uol.com.br

Porque cheiro verde tem hífen?

Grafam-se com hífen o nome de espécies botânicas ou zoológicas, mesmo que ligados por qualquer elemento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cpt.com.br

É certo falar pro?

No cotidiano, usar "pros" e "pras" em vez de "para os" e "para as" é perfeitamente possível. Os termos estão, inclusive, no dicionário. Em textos técnicos, eles devem ser evitados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cbn.globoradio.globo.com

Porque salário mínimo tem hífen?

Os termos que carregam o hífen, a exemplo de salário-mínimo, vêm fixados nos dicionários porque correspondem a um vocábulo, isto é, a um substantivo composto. Significa dizer que têm entrada própria. No entanto, se excluirmos o hífen de um composto – no rumo de salário mínimo –, ele já não expressa um mero substantivo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjmt.jus.br

Porque a palavra Pai Nosso tem hífen?

Com hífen, “Pai-Nosso” (Plural: Pais-Nossos) diz respeito ao nome da oração (A oração do Pai-Nosso). Com o mesmo sentido, existe a forma “Padre-Nosso” (Plural: Padres-Nossos). Sem o hífen, a expressão “Pai nosso” aparece no texto da oração.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em folhavitoria.com.br

Porque existe o hífen?

A função básica do hífen é criar novas palavras sejam compostas ou derivadas. Juntamos duas palavras simples e formamos uma terceira composta: couve + flor = couve-flor; célula + tronco = célula-tronco; homem + bomba = homem-bomba; sequestro + relâmpago = sequestro-relâmpago...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em g1.globo.com

Porque guarda-chuva tem hífen?

A única forma correta é guarda-chuva, com hífen. Logo, escrever guarda chuva, sem hífen, está errado. Guarda-chuva é uma palavra composta, portanto precisa ser escrita com hífen. O termo guarda-chuva é um substantivo composto formado por justaposição da forma verbal “guarda” e do substantivo “chuva”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educamaisbrasil.com.br

Qual a regra básica para digitar letras com acentuação?

Regras básicas da acentuação gráfica
  • Palavra Sem Acento: “Cidade” (a sílaba tônica é “ci”).
  • Palavra com Acento Agudo: “Café” (a sílaba tônica é “fá”).
  • Palavra com Acento Circunflexo: “Ângulo” (a sílaba tônica é “ân”).
  • Palavra com Acento Grave: “Às vezes” (a sílaba tônica é “às”).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em guiadacarreira.com.br

Porque a palavra hifens não tem acento?

Entre as palavras acentuadas no singular e perdem o acento quando no plural, estão as terminadas em "N”, Como por exemplo: alúmen, hífen, hímen, líquen, pólen.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brasilescola.uol.com.br