O rubi é uma pedra preciosa com uma influência significativa no plano espiritual, tendo, ao longo da história, sido associada a vários significados e simbolismos. Na cultura chinesa, era considerada uma pedra de proteção e de boa sorte. Os gregos antigos acreditavam que o rubi tinha o poder de dar vida a quem o usava.
A palavra rubi vem do latim e significa vermelho. Dependendo da cultura onde é utilizada, a pedra preciosa tem significados diferentes. Para os gregos, o vermelho vivo representa o sangue e, por consequência, o poder da vida. Já na Índia acredita-se que quem o usa consegue levar a paz aos povos inimigos.
Isso porque essa pedra traz vibrações que funcionam como uma espécie de escudo. Então, por conta disso, a pedra vermelha contribui para afastar todas essas energias negativas. Além disso, o rubi é uma pedra relacionada a força e a coragem para atingir as metas.
É uma pedra excelente para energia, vigor, disposição e equilíbrio. Ás vezes pode, no entanto, ser excessivamente estimulante para pessoas delicadas e irritáveis.
Na antiguidade, a pedra foi muito ligada às religiões e à espiritualidade. O rubi foi mencionado quatro vezes na Bíblia, sempre associado à beleza e sabedoria.
Provérbios 3:15-16 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) A sabedoria vale muito mais que rubis; nada do que você deseja se compara a ela. Com a mão direita, ela oferece vida longa; com a esquerda, riqueza e honra.
O Rubi é uma pedra de grande energia, capaz de nos fortalecer, aumentar nossa vitalidade e abrir os caminhos para atingirmos nossas metas. Ele fortalece nossa motivação, desperta o amor pela vida, elimina o cansaço e a indisposição, fortalece a mente, reduz os medos e nos dá uma forte sensação de confiança.
Rápidos e dinâmicos, os arianos são regidos por Marte e têm o fogo como principal elemento. Por isso, sua pedra principal é o Rubi, excelente para equilibrar a energia e o vigor que eles têm de sobra.
O Rubi é considerado uma pedra preciosa associada a energia, força, paixão e vitalidade. Diz-se que o Rubi traz boa sorte a quem o usa, fortalecendo a coragem e estimulando a criatividade. Culturas antigas acreditavam também que o Rubi tinha propriedades curativas, sendo capaz de proteger de doenças e perigos.
Além de impedir desgastes agindo como uma espécie de rolamento, o rubi acaba fazendo com que o maquinário trabalhe de forma mais fluída e aumenta, inclusive, a precisão do relógio, uma vez que atritos são minorados.
Este tipo é caracterizado por sua natureza otimista, espontânea, aventureira e enérgica. A personalidade de Rubi se alinha a esses traços, já que ela parece estar sempre em busca de novas experiências e tem um senso natural de curiosidade.
O rubi estava associado ao calor e à paixão e era considerado valioso por manter a saúde do corpo e da alma. Já na cultura grega, acreditava-se que era o sangue da terra e representava a força do amor e da vida. Essa gema também é conhecida por trazer a felicidade e o mais puro amor, além da fidelidade.
Além disso, a dureza excepcional do rubi também contribui para a sua valiosidade, sendo classificada como uma das gemas mais duras, atrás do diamante. Ou seja, a pedra de rubi é tão valiosa por conta da sua combinação única de características, como a cor, raridade, significado, simbolismo e outros.
Cada Orixá é ligado a uma ou mais pedras. Em geologia, classificam-se as pedras como rochas ou minerais, com é o caso dos cristais. Utilizando a pedra ou cristal correspondente ao seu Orixá, você fica em harmonia com o Axé do Orixá. Exu: Rubi, que ajuda na atração física, melhorando o desempenho sexual e a comunicação.
O Rubi é uma das pedras mais valiosas, seu significado está ligado ao amor, sedução e riqueza, com relacionado vermelho fazem com que essa gema seja conhecida por sua beleza e brilho intenso.
15 Mais preciosa é ela do que os rubis, e tudo o que mais podes desejar não se pode comparar a ela. 16 Longos dias há na sua mão direita; na sua esquerda, riquezas e honra. 17 Os caminhos dela são caminhos de deleites, e todas as suas veredas são de paz.
17 O amigo ama em todo o tempo, e para a angústia nasce o irmão. 18 O homem falto de entendimento dá a mão, ficando por fiador diante do seu próximo. 19 O que ama a contenda ama a transgressão; o que alça a sua porta busca a ruína.
5 Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. 6 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
Ele é produzido principalmente em Mianmar, Tailândia e Vietnã. Outros produtores importantes são Quênia e Tanzânia. As pedras de melhor qualidade provêm de Mianmar, Índia, Sri Lanka, China e Rússia, sendo raro no Brasil, existindo nos estados da Bahia e de Santa Catarina.