Na área de assistência, escolha um lugar para sentar e lembre que um terreiro não é local para conversas, futilidades, fofocas, vendas, vícios ou brincadeiras. Por isso, permaneça em silêncio, desligue seu celular e se deixe envolver com as vibrações positivas do local.
A razão, quase sempre, é a crença de que a cor preta atraia ou mantenha energias negativas. Assim, muitas casas oferecem um jaleco ou mesmo um pano branco quando a pessoa vai, por exemplo, com uma camisa preta (o que é quase sempre constrangedor, razão pela qual não recomendo tal prática).
*Roupas escuras, curtas, decotadas, justas, vestidos, shorts e bermudas curtos não cabem a um dia de louvação ao sagrado nem para homens e nem para as mulheres. * Por fim, é importante lembrar que o ambiente de Terreiro não deve nunca ser palco para vaidades.
Roupas escuras, curtas, decotadas, justas, shorts e bermudas não cabem a um dia de louvação ao sagrado nem para homens e nem para as mulheres, temos que colocar na nossa mente que estamos lá não para mostrar vaidades da terra e sim para cuidar do nosso sagrado.
Ao chegar no terreiro, todas as vezes, você deverá fazer saudações às firmezas e lembra-se de que esta num lugar sagrado. Ao entrar, saudar a casa de Exu “SARAVA EXU, SUA LICENÇA”.
Da mesma maneira que não colocaria suas mãos sobre objetos no altar católico – não coloque suas mãos no altar afro-religioso sem autorização expressa dos responsáveis. Não acenda velas em local algum, a não ser que receba de algum trabalhador do terreiro instrução para tanto.
Preceito: Os médiuns devem se preparar com 24 horas de antecedência. Neste período é proibida a atividade sexual bem como a ingestão de bebidas alcoólicas e de carne proveniente de animais de sangue quente. Carne de peixes e répteis podem ser consumidas.
assim é afastado de seu poder religioso e político no intramuros dos terreiros, pois “uma mulher menstruada não pode entrar na casa de santo, não pode tocar em instrumentos ou objetos sagrados e nem em seus pais de santo”2.
Dentro do terreiro bater a cabeça no congar saudando Oxalá, todos os Orixás, seu Sete Flechas e todos os guias da casa. Pedir a benção ao Pai Espiritual. Assumir sua posição de trabalho e organizar os seus pertences. Manter-se em silêncio, mesmo que os trabalhos não tenham começado.
#umbanda #umbandasagrada #umbandista #terreiro #espiritualidade #orixa #exu #pombagira. Quem entra pode sair da Umbanda ou os guias vão castigar se sair. Você pode entrar e sair da Umbanda a qualquer momento. As entidades dentro da religião umbanda não sei de outras religiões.
Pelo que vimos antes, não poderia ser algo aleatório, pois a cor branca possui uma elevada importância, a depender da cultura. Para a Umbanda, portanto, o branco carrega consigo o sentimento de paz espiritual, assepsia, calma, serenidade e outros valores de elevada estirpe.
Quando cruzamos o chão, fazendo um sinal da cruz, estamos saudando o alto, o embaixo, a esquerda e a direita! Com isso, saudamos a todos os trabalhadores da espiritualidade. Além disso, demonstra respeito pelo chão sagrado, pelos Orixás e Guias de trabalho daquela casa, daquele solo.
Os visitantes devem usar o bom senso na hora de escolher os trajes, pois o terreiro é um lugar sagrado. O ideal é usar peças claras e confortáveis e evitar roupas curtas, justas, decotadas ou transparentes.
O terreiro de umbanda Tenda Santa Luzia, no bairro São Pedro, zona Sul de Teresina, não pode mais praticar alguns de seus rituais, como o tambor e a defumação.