A sabedoria é a base para tomar boas decisões na vida pessoal e profissional. Conceitualmente, ela se refere a saber coisas importantes para guiar as escolhas que precisamos fazer todos os dias. Ter sabedoria também diz respeito a ser prudente, ter razão e conhecimento.
Distinguiu três sabedorias: a sabedoria filosófica, que era uma sabedoria adquirida; a sabedoria teológica, também adquirida; e a sabedoria enquanto dom. Para Descartes, a sabedoria é o conhecimento de todas as coisas.
Qual a diferença entre ser sábio e ser inteligente?
Em resumo, a inteligência está relacionada à capacidade de pensar e raciocinar de maneira eficiente (cognitiva e socioemocionalmente), enquanto a sabedoria envolve uma compreensão profunda e uma aplicação sensata do conhecimento para viver bem e tomar decisões ponderadas.
Constatamos que a palavra “sabedoria” advém do grego sophia e significa excelência mental no sentido mais pleno. Portanto, sabedoria inclui não apenas o conhecimento, mas a habilidade e o julgamento para aplicar tal conhecimento às circunstâncias e situações da vida.
Sapiencial vem de uma palavra latina sapientia, que significa sabedoria. Portanto, sapienciais seriam aqueles livros que trazem a experiência, a cultura, numa palavra, a sabedoria do povo de Israel.
[3]Em algumas traduções, a palavra “sapiência” aparece como “sabedoria”, enquanto a palavra sabedoria, como algo referente à conduta do homem, aparece como “sabedoria prática”.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
As Escrituras Sagradas podem nos tornar sábios "para a salvação pela fé em Cristo Jesus" (2 Timóteo 3:16). Devemos buscar sabedoria constantemente, a fim de se ter êxito em todo teste de fé e perseverança. Podemos pedi-la a Deus, com sinceridade de coração, para que nos guie em nossas decisões (Tiago 1:5).
1 Que ou aquele que sabe muito; que ou aquele que revela muita erudição ou uma vasta soma de conhecimentos variados; erudito, letrado, sapiente. 2 Que ou aquele que tem muitos conhecimentos em uma determinada área do saber. 3 Que ou aquele que age ou se expressa usando a razão, o bom senso e o código moral; sensato.
O que vem primeiro, a sabedoria ou o conhecimento?
Adquirimos sabedoria quando conseguimos colocar o conhecimento adquirido em prática. Só depois de termos passado pelo processo todo, do aprendizado posto em prática, com todos seus erros, acertos, experiências apreendidas, é que iremos adquirir a verdadeira sabedoria.
Pessoas inteligentes possuem a sabedoria necessária para ouvir opiniões e entender o que é necessário. Têm empatia e, principalmente, sabem escutar o outro. Essa frase, portanto, reflete a habilidade de pessoas inteligentes em entender diferentes perspectivas e opiniões.