A cultura popular é o resultado de uma interação contínua entre pessoas de determinadas regiões e recobre um complexo de padrões de comportamento e crenças de um povo.
A cultura tradicional e popular é o conjunto de criações que emanam de uma comunidade cultural fundadas na tradição, expressadas por um grupo ou por indivíduos e que reconhecidamente respondem às expectativas da comunidade enquanto expressão de sua identidade cultural e social; as normas e os valores se transmitem ...
Assim, a cultura popular inclui o folclore, o artesanato, as músicas, as danças, as festas, dentre outros. Destacam-se literatura, música, teatro, dança, culinária, religião, etc.
Quais são as características de uma cultura popular?
A cultura popular caracteriza-se pela participação ativa do povo na produção e expressão artística na literatura, na arte, na dança, no folclore, na música, nos ritos religiosos. Ancorada em tradições, ela é construída no seio de uma comunidade que é simultaneamente sua autora e seu público.
A formação da cultura brasileira resultou da integração de elementos das culturas indígena, do português colonizador, do negro africano, como também dos diversos imigrantes. Foram muitas as contribuições dos índios brasileiros para a nossa formação cultural e social.
Também promove a valorização da diversidade cultural e o respeito entre diferentes culturas e modos de ser. Além disso, ajuda na construção de identidades, do senso de coletividade e de pertencimento.
A cultura popular se insere como principal plano construtivo da rica história do Brasil. Além disso, traz um panorama diverso das regionalidades do povo brasileiro, descrevendo os seus aspectos multic...
Cultura popular, cultura erudita e cultura de massa: qual a diferença? Grande parte das pessoas podem sentir dúvidas em relação a esses três diferentes tipos de cultura, ou até mesmo não saberem de sua existência, por isso, é importante esclarecer: A cultura popular, assim como o nome já diz, vem do povo.
Herder, na futura Alemanha, no final do século XVIII, foi quem pela primeira vez teria utilizado o conceito de cultura popular (Kultur des Volkes), sem o sentido valorativo dos iluministas e com o sentido de alteridade.
Diferente de outros tipos de cultura, como a erudita que é formada por profissionais, por exemplo, a popular nasce de um povo, de forma totalmente natural. Os costumes são passados a cada geração e não vêm de profissionais, são criados e contados por meio da tradição oral, para as gerações mais novas.
Ao que tudo indica, a cultura pop, tal qual a conhecemos hoje, começou com a geração dos baby boomers, ou seja, dos nascidos entre os anos de 1960 e 1970. Quando eles atingiram a maioridade e garantiram seu “poder de compra”, houve a revolução da cultura pop, marcada pelo rock, a TV e as rádios.
Para funcionar corretamente, a indústria cultural criou uma fórmula específica: pegar elementos da cultura erudita (a cultura de elite) e misturá-los à cultura popular (a cultura produzida pelo povo, nas periferias e fora da elite).
“A cultura popular resulta do povo, da identidade cultural de uma sociedade. A cultura de massa, no entanto, não é produzida pelas massas, mas para as massas, atendendo, então, aos interesses da sociedade de consumo”, esclarece.
Cultura é um termo com sentido amplo que pode indicar tanto a produção artística quanto o modo de vida, o conjunto de saberes, a religião e outras expressões de um povo.
A cultura pop desempenha um papel importante na formação da identidade de muitas pessoas, ajudando-as a se conectar com outras que compartilham interesses e paixões semelhantes. Desse modo, além de aspectos isolados, a cultura pop costuma moldar o modo como determinada geração pensa e age perante os desafios do mundo.
São exatamente nossas raízes culturais, familiares, sociais, que nos distinguem dos demais e nos dão uma identidade de povo, de nação”. Percebe-se a importância de se conhecer as raízes da própria cultura para que haja a formação de identidade, no propósito de se definir enquanto cidadão sabendo situar-se na sociedade.
Qual a importância da cultura popular para uma comunidade?
A cultura popular, composta pelo conjunto de costumes, crenças e valores de um povo, é fundamental para a construção e transmissão de sua história. [6]Desse modo, o folclore, a culinária e a religião carregam importantes traços do miscigenado povo brasileiro.
Por conta do processo de colonização e das ondas migratórias, a cultura brasileira é constituída por elementos dos povos indígenas, portugueses, espanhóis, africanos, italianos, japoneses, holandeses e muitos outros.
Que países mais influenciam atualmente na cultura brasileira?
Que país mais influenciam atualmente na cultura brasileira? A influência da cultura portuguesa é a mais presente na cultura brasileira, uma vez que foi Portugal quem iniciou o contato dos europeus com a cultura, até então, estritamente influenciada pelos povos originários.