A água utilizada deve ser a destilada. Se não disponível, pode-se usar água filtrada ou fervida, em temperatura ambiente. Nunca utilizar água mineral. O item deve ser lavado todos os dias com água corrente e sabão neutro, evitando assim o entupimento do tubo.
A utilização de uma água não adequada pode resultar no acúmulo de resíduos de sais minerais no umidificador de CPAP e, com o passar do tempo, o recipiente pode ficar esbranquiçado. Por ser mais pura e não conter sais minerais e outras substâncias, a água destilada é a mais indicada pelos fabricantes.
Uma das grandes dúvidas que se têm em relação a utilização do umidificador de ar, é se pode ou não colocar gelo em seu recipiente e a resposta para essa pergunta é sim. E ao contrário da utilização da água comum em que deixa o clima em uma temperatura ambiente, ao utilizar o gelo, o ar sai muito mais fresco.
Uma opção bem simples e caseira é apostar na água fervente no fogão, colocando uma boa quantidade do líquido em um grande recipiente e esperar o ponto de ebulição. Esse truque funciona melhor em casas pequenas.
Sempre coloque água potável no umidificador de ar. Lembre-se que essa água vai evaporar e deixar o ar que você respira mais úmido. Se for uma água com resíduo, ou seja, ela pode ser prejudicial à saúde. Troque a água, pelo menos, uma vez por semana.
Posso usar o umidificador a noite inteira? Melhor não. Assim como a baixa umidade resseca a via aérea, trazendo uma série de problemas, usar o umidificador durante periodos prolongados pode deixar a umidade alta demais, favorecendo a proliferação de fungos, ácaros e bactérias, que também causam problemas respiratórios.
O uso excessivo de umidificadores de ar pode ser tão prejudicial à saúde quanto o ar seco, segundo o médico Clystenes Odyr Soares Silva, pneumologista da Escola Paulista de Medicina. Desde o início do inverno, esse recurso vem sempre cada vez mais procurado no comércio para amenizar os efeitos do ar seco.
Encha uma panela grande de água até a metade; Coloque uma pequena tigela de vidro na panela, certificando-se de que ela boie (ela não pode tocar o fundo). Se a tigela não boiar coloque algum suporte na panela, como uma grande de ferro; Ligue o fogo e observe a água evaporar e cair dentro da tigela.
A resposta é: sim. Inclusive, o uso de soro fisiológico no umidificador de ar é indicado em dias de baixa umidade no ar. Isso se dá porque, enquanto o umidificador mantém o ar úmido, o soro ajuda na hidratação das vias aéreas e da obstrução nasal.
Pode colocar chá de camomila no umidificador de ar?
O ideal é consumi-lo 60 min antes da hora de dormir, para que ele possa agir. Algumas boas opções de chás relaxantes são: camomila, erva-cidreira, valeriana e mulungu. Para melhorar o seu sono e ajudar nos momentos relaxantes, um umidificador de ar ou um difusor de óleos essenciais pode ser uma ótima saída.
A água utilizada deve ser a destilada. Se não disponível, pode-se usar água filtrada ou fervida, em temperatura ambiente. Nunca utilizar água mineral. O item deve ser lavado todos os dias com água corrente e sabão neutro, evitando assim o entupimento do tubo.
Manter o umidificador ligado por muitas horas ao dia pode levar ao excesso de umidade nas paredes e provocar o aparecimento e mofo e bolor, assim tendo o efeito contrário ao objetivo dele.
Deixar o umidificador de ar portátil ao lado da cama é uma boa pedida pra ajudar a melhorar a respiração durante o sono, viu? Mas seguindo a regrinha de não deixar ele muito perto do rosto, uma boa ideia é colocar ele em mesas mais perto do pé da cama.
O que colocar no umidificador para melhorar a tosse?
Agora, se você quer turbinar os benefícios pra respiração com o seu umidificador, o óleo essencial de eucalipto é perfeito! Ele ajuda a desentupir e descongestionar as vias respiratórias, melhorando a saúde dos pulmões e do nariz, trazendo a sensação de bem-estar pra toda a família.
As essências de bergamota, laranja, manjerona, Ylang Ylang e lavanda são ideais para te ajudar a descansar melhor - e ainda tratam outros sintomas como ansiedade e estresse.
Colocar um balde no quarto, ter plantas dentro de casa ou tomar banho com a porta do banheiro aberta são ótimas soluções caseiras para umidificar o ar quando este está muito seco e dificulta a respiração, deixando as narinas e a garganta seca.
O uso inadequado do ar-condicionado pode ressecar o ar, deixando a pessoa mais vulnerável aos vírus e bactérias e potencializando alergias e outras doenças respiratórias. Para fugir desse problema é possível utilizar um balde de água para umidificar o ambiente, além de se hidratar bem durante o dia.
Ter o ar da casa limpo e purificado também auxilia muito quando o assunto é umidificar o ar. Algumas plantas têm a capacidade de melhorar o ar de um ambiente, além de servirem de decoração. Elas são conhecidas como plantas purificadoras e são fáceis de ser encontradas.