Ele sempre foi um dos discípulos mais corajosos, falando em nome de todos os outros em vários momentos, por exemplo quando Jesus pede aos discípulos quem Ele é, e Pedro prontamente faz a sua profissão de fé dizendo: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo”.
Pedro é frequentemente descrito como um homem de temperamento explosivo e impulsivo. Ele era alguém que duvidava das coisas, frequentemente fazendo perguntas difíceis e, às vezes, agindo sem pensar.
E hoje o escolhido é justamente o nosso querido Pedro! Sobre a rápida biografia que recordamos de Pedro, faltou dizer que ele era do tipo impulsivo: fala – e faz – o que vem à cabeça.
Tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu o Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro. Um homem simples e impulsivo.
Ele sempre teve facilidade em ser o porta-voz de todos os outros apóstolos, manifestar sua opinião, falar o que pensava, por isso a comunicação é uma característica marcante de Pedro. Bem, além de todas essas, outra qualidade de São Pedro é a humildade.
¿Quién fue el Apóstol Pedro? | Personajes Bíblicos
Como São Pedro é considerado?
Historiadores e as Igrejas Católica e Ortodoxa consideram Pedro como o primeiro bispo de Roma e, por isso, o primeiro papa, e também como o primeiro bispo e patriarca da Igreja de Antioquia, tendo sido seu fundador.
O apóstolo Paulo exemplifica o temperamento colérico na Bíblia. Ele era conhecido por sua determinação inflexível em perseguir os cristãos antes de seu encontro com Cristo, e depois usou essa mesma energia para propagar o Evangelho, enfrentando adversidades e perseguições com resiliência e coragem (Atos 14:19-20).
Era um pescador, casado, com pelo menos um filho, morando em Cafarnaum. Conheceu Jesus quando este pediu para utilizar um de seus barcos de modo a poder pregar para uma multidão que o aguardava. Pedro estava lavando as redes com Tiago e João porque a pesca não tinha sido boa.
Pedro incentivou os santos a estarem sempre prontos para testificar de Jesus Cristo e a viverem em retidão para que conseguissem eliminar as falsas acusações feitas contra eles. Ele ensinou que Jesus Cristo pregou o evangelho no mundo espiritual após Sua morte.
Pedro foi considerado como um dos pilares da primeira Igreja, juntamente com Tiago e João. Após a crucificação e ressurreição de Cristo, Pedro começou a pregar sua própria versão dos ensinamentos a todos os que ele encontrava. Ele começou a assumir a posição de líder e reuniu um grupo de seguidores.
O Papa Francisco explicou, durante a homilia da Missa celebrada na Casa Santa Marta, os motivos pelos quais Jesus escolheu São Pedro como o primeiro Papa da Igreja, uma decisão que poderia parecer contraditória, levando em consideração que alguns dias antes da sua eleição o havia negado.
Pedro era explosivo, mas não apresentava perigo. O verdadeiro problema estava em Judas, que abraçava e beijava enquanto traía. Fiquem sempre atentos !...
Pedro era um pescador simples, sem educação formal ou treinamento teológico, mas foi chamado por Jesus para ser um dos seus discípulos e líder da igreja. Pedro reconheceu sua fraqueza e dependência de Deus e foi usado poderosamente por ele para cumprir sua vontade.
Se para Marcos, Jesus anuncia que Pedro o negará três vezes antes do galo cantar duas vezes, para Mateus (26, 34), como ficou referido, Jesus anuncia que Pedro o negará três vezes e depois o galo cantará.
Pedro ficou triste quando Jesus pediu pela terceira vez que o discípulo declarasse seu amor. Podemos sentir o desespero e a paixão no terceiro testemunho de Pedro: “Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que eu te amo” (João 21:17). Novamente, Jesus ordenou: “Apascenta as minhas ovelhas” (João 21:17).
Acredita-se, com o pouco de informação que temos sobre São João, que ele possuía o temperamento melancólico, pois era um homem mais voltado à reflexão, ao silêncio, à busca do coração de Cristo, mas que também quando se encolerizava, era profundo e duradouro.
Pedro era um homem sanguíneo, isto é o seu temperamento era o que podemos chamar de “sangue quente”, Pedro exibia calor, intensivamente nas suas emoções e ação dinâmica. Ninguém foi tão falante, tão vibrante e tão decisivo como Pedro.
O colérico apresenta-se como um sujeito de reações rápidas e cortantes, usando e abusando do seu tempo. É profundamente sincero; é um dominador por natureza, envolvendo os outros com sua vontade e sua determinação.
Pedro, o impulsivo apóstolo, é o tipo de “líder nato”. Sua sinceridade é radical. Ele é um homem impulsivo e impetuoso. É mais levado pela ação do que pela reflexão, e promete mais do que pode cumprir.
São Pedro, cujo nome de nascimento era Simão, nasceu em Betsaida, na Galiléia. Filho de Jonas, era pescador e casado. André, seu irmão, encontrou Jesus e comentou com Pedro a seu respeito. Simão quis conhecer Jesus, e este o elegeu como um de seus escolhidos, trocando seu nome para Pedro, que significa pedra, rocha.
Membro da Igreja Batista Atitude, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, Pedro é evangélico. Frequentador do Culto dos Atletas, deu testemunho sobre a carreira em uma reunião de 2021.