Substantivo masculino: cumprimento que se dirige a alguém na parte da manhã; bons-dias. Ex.: cumprimentou-o com um bom-dia caloroso. Substantivo masculino: saudação que se dirige a alguém na primeira metade do dia, na parte da manhã; bons-dias. Ex.: Deu-me um bom-dia afetuoso.
A expressão com hífen “bom-dia” é o nome da saudação, no caso, trata-se de um substantivo masculino composto. Aqui, tanto “boa-tarde” como “boa-noite” seguem o mesmo padrão, com o acento gráfico separando as palavras.
“Fique bem claro isto: quando se trata da saudação dirigida, pela manhã, a alguém, devemos recorrer à expressão bom dia, sem hífen. [...] Se, no entanto, houver apenas referência à saudação, isto é, estivermos falando do cumprimento, devemos lançar mão do substantivo composto: bom-dia.
A melhor MENSAGEM de bom dia para ENVIAR PARA ELE - Isso brinca com o ego masculino
Tem vírgula no Bom dia?
Usa-se vírgula(s) para isolar o vocativo (palavra – ou expressão – usada para chamar, invocar, interpelar, interrogar, perguntar, indagar). Nas quatro frase apresentadas, há vocativo: . A) Bom dia, caros ouvintes!
Os dicionários informam que “bom dia” é um cumprimento que se faz no período da manhã. Esta, como se sabe, é definida como “parte inicial do dia que vai do levantar do Sol ao meio-dia” (Houaiss).
Em resumo, o poder do "Bom Dia" transcende as palavras simples. É um gesto que nutre relacionamentos, promove o bem-estar, estimula a produtividade e fortalece a cultura organizacional. Incorporar essa prática diária pode ser uma ferramenta poderosa para criar um ambiente de trabalho mais positivo e motivador.
“Bom dia, comece o seu dia com um sorriso no rosto e uma roupa nova!” “Hoje é um ótimo dia para experimentar algo novo!” “Bom dia, estamos aqui para ajudá-lo a encontrar o seu estilo perfeito!” “Bom dia, inspire-se com nossas novas coleções e modelos!”
Que a luz do sol ilumine o seu caminho e a sua jornada seja repleta de conquistas. Bom dia! Que o seu dia seja cheio de sorrisos, abraços e momentos especiais. Tenha um lindo dia!
Fique de olho também na pontuação. Os pontos de exclamação e interrogação devem ser usados com moderação. Usar num "Bom dia!" é aceitável, porém colocar uma sequência "Bom dia!!!!!", "Recebeu meu e-mail anterior????" está proibido. Isto indica alguém excessivamente emocional e até mesmo imaturo.
Por exemplo: “Fulano de tal, bom dia”; “Prezados, boa tarde”; “Caros, bom dia”. Esta regra deve ser aplicada apenas quando esta é a primeira conversa com o seu interlocutor, e deve ser evitada caso necessite trocar e-mails com ele.
1- "Bom dia, amor!" - O vocativo, que indica um chamado ou invocação, deve ser isolado entre vírgulas, se estiver no meio da oração. Claro, se estiver no começo, deve-se usar vírgula depois. Se o vocativo estiver no fim da oração, usa-se vírgula antes.
A palavra bom dia abre portas, pode ser o início de uma conversa difícil; quebrar o gelo num momento de nervoso, despertar o sorriso nos mais contagiantes, demonstrar respeito ao próximo e principalmente celebrar a oportunidade de um novo dia, cheio de desafios, atividades a serem desenvolvidas, pessoas a conhecer, ...
Para os períodos do dia são usados: bom dia (pela manhã ou para o período inteiro de 24 horas), boa tarde (pela tarde) e boa noite (pela noite). Para a madrugada, não há um cumprimento específico.
"Desejo que o seu dia seja leve, sereno e repleto de amor. Tenha um bom dia com carinho!" "Que o seu dia seja abençoado com tranquilidade, serenidade e muita felicidade. Bom dia com todo o meu carinho!"