Esse profissional trabalha focado na análise e compreensão do inconsciente do indivíduo, auxiliando-o no seu autoconhecimento. Utilizando técnicas específicas da psicanálise somente, não usufruindo de variados métodos terapêuticos, como o psicólogo.
Durante as sessões de terapia, o psicanalista escuta enquanto o paciente discute fantasias e sonhos e narra experiências. O terapeuta procura padrões ou eventos recorrentes do passado que possam desempenhar um papel nos problemas atuais do paciente.
Qual a prática terapêutica realizada pela psicanálise?
A terapia psicanalítica, portanto, tem como foco a compreensão do funcionamento da mente humana a partir do entendimento de que os processos psíquicos são totalmente inconscientes. De acordo com essa linha, as emoções e comportamentos de uma pessoa são resultado de fatores sobre os quais ela não tem consciência.
Indivíduos que possuem interesse em autoconhecimento e se encontram perdidos em alguma área de suas vidas, como trabalho, relacionamentos e autoimagem, costumam buscar a ajuda do psicanalista. A psicanálise é uma das abordagens mais eficazes para aprofundar o conhecimento de si mesmo e a compreensão do mundo.
A psicanálise é indicada para o tratamento de algum tipo de sofrimento psíquico, tais como: depressão, ansiedade, angústia, transtornos alimentares, adições, dentre outros.
Qual a diferença entre Psiquiatra,Psicólogo e Psicanalista?
Para que é indicado a psicanálise?
Uma análise psicanalítica realizada de forma competente possui a capacidade de transformar a vida do paciente. Seu intuito é fornecer ao indivíduo as ferramentas necessárias para que ele saiba lidar com suas frustrações. A melhora de relacionamentos é um dos maiores benefícios proporcionados pela Psicanálise.
Desenvolvida pelo neurologista Sigmund Freud (1856 – 1939), conhecido como o “pai da psicanálise”, é um método utilizado para tratar a ansiedade, depressão, traumas, problemas de relacionamento, medos e demais condições de saúde mental.
A busca pela análise pode ser necessária em momentos específicos da vida de qualquer pessoa que sinta dificuldade para resolver suas questões pessoais e sejam evidentes problemas na vida familiar, conjugal e no convívio social, que causam impactos negativos na qualidade de vida.
O psicanalista, então, tem como principal função nos ajudar a superar traumas, preocupações, medos e dores emocionais conforme a análise do inconsciente.
O Psicanalista pode ter a formação em Psicologia tbm, mas pode ter qualquer formação superior, desde que tenha feito o curso de formação em Psicanálise. A diferença principal entre o psicólogo e o psicanalista está, principalmente, na perspectiva da qual se parte para pensar o tratamento.
Na psicanálise, a pessoa pode falar o que vem na mente, sem nenhuma restrição e não deve-se preocupar com sentimentos de culpa ou vergonha, pois é assim que o terapeuta vai conseguir auxiliar na busca por respostas aos problemas atuais, sendo que as informações dadas são sempre mantidas em segredo.
A pesquisa psicanalítica tem como condição de metodologia, o uso do método psicanalítico. Ou seja, utilizar o método criado por Freud, com o objetivo de construir um novo conhecimento, a respeito do ser humano, da sociedade, da cultura.
O principal objetivo da psicanálise é a interpretação de suas representações mentais, como sonhos, desejos, pensamentos e lembranças. É a partir desta abordagem que o psicanalista visa entrar em contato com o subconsciente e oferecer ao paciente a possibilidade de autocura, afirmam os psicólogos.
Um tratamento psicanalítico na época de Freud era caracterizado por sessões de 50 a 55 minutos diários, de segunda a sexta, e podia durar de seis meses a dois anos e meio, dependendo da situação abordada.
O preço das sessões costuma ficar entre R$ 70 e R$ 400. No entanto, é preciso ressaltar que o valor pode variar muito dependendo do profissional escolhido. Afinal de contas, um psicanalista que atende numa clínica localizada em um bairro nobre provavelmente cobrará mais do que aquele que fica num local mais popular.
De acordo com, um psicanalista precisa ter uma compreensão profunda da mente humana, da formação da personalidade e das intrincadas relações que definem a saúde mental. Nesse sentido, sua formação e qualificações são de extrema importância.
Na primeira consulta, se desejar, apenas descreva as suas emoções da melhor forma possível e como gostaria de se sentir durante e/ou após a psicoterapia. Assuntos mais delicados serão abordados com o tempo e, é claro, com o seu consentimento.
A terapia psicanalítica é orientada por sessões onde aparecem palavras, repetições, com campo para elaborações durante a sessão, ou mesmo após. Neste sentido, o psicanalista junto ao paciente promovem mudanças que facilitam a compreensão da temporalidade do inconsciente.
Algumas das principais áreas de atuação que correlacionam a Psicologia e a psicanálise são: a clínica, a neuropsicologia, o desenvolvimento organizacional e do trabalho, a psicopedagogia e o atendimento hospitalar.
O psicanalista é o profissional que atua no atendimento de pacientes por meio das técnicas psicológicas. Sua principal atribuição é desvendar o inconsciente humano, auxiliando na resolução de traumas, medos e dores.
Sendo assim, o psicanalista é o profissional que, por meio da análise das palavras, ações, pensamentos e sonhos dos pacientes, encontra a origem dos seus problemas psicológicos e consegue trabalhar na redução do sofrimento psíquico.
A melhor maneira de determinar se você precisa de um psicanalista ou psicólogo é conversar com seu médico ou outro profissional de saúde mental. Eles podem ajudá-lo a avaliar suas necessidades e recomendar o tipo de tratamento mais adequado para você.
A psicanálise é frequentemente utilizada no tratamento de transtornos psicológicos, como depressão, ansiedade, transtorno de personalidade, trauma, entre outros. Ela pode ser especialmente útil para pacientes que desejam entender e explorar as raízes profundas de seus problemas emocionais e comportamentais.
A psicanálise é uma forma de terapia que pode ajudar as pessoas a lidar com a ansiedade. Ela é baseada na teoria de que a ansiedade é um resultado de conflitos inconscientes e é uma forma de compreender e resolver esses conflitos.
Depende de muitos fatores mas entre 12 à 24 sessões. Conforme dito anteriormente, o tempo do tratamento irá variar de pessoa para pessoa. O importante é que você esteja aberta para realizar mudanças na sua vida e que você tenha uma relação de muita confiança no trabalho da sua Terapeuta.