Quem abre MEI tem que ir na prefeitura?

Sim, desde que suas CNAEs não exijam Inscrição Estadual. Para isso, o prestador de serviço, autônomo ou trabalhador independente deverá emitir a NFS-e ou a NFA-e, nota de serviço e nota avulsa, respectivamente.
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Quem é MEI precisa de inscrição municipal?

MEI também precisa de Inscrição Municipal? Mesmo as Microempresas Individuais precisam fazer o registro na Prefeitura e requisitar a Inscrição Municipal.
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Sou MEI preciso de alvará da Prefeitura?

Empresa, Indústria e Comércio

Este serviço permite a dispensa de alvarás e licenças de funcionamento para o microempreendedor individual – MEI. Desde 1º setembro de 2020, a dispensa de alvará e licenças de funcionamento ocorre diretamente no processo de inscrição e atualização de dados do MEI.
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O que levar na Prefeitura para o MEI?

  1. Documentos para Abertura de Inscrição Municipal MEI. • Cópia documento de identificação pessoal com foto; ...
  2. Requerimento para abertura de Inscrição Municipal (MEI) ...
  3. Declaração Comprovante de Endereço Abertura Inscrição Municipal.
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Como regularizar o MEI na Prefeitura?

A Inscrição ou Alteração de MEI - Microempreendedor Individual é disponibilizada pela internet : www.portaldoempreendedor.gov.br , para formalizar a Inscrição Municipal no site – www.vreredesim.sp.gov.br, para as atividades permitidas e de acordo com a Legislação vigente.
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MEI - Porque Você Precisa ir na Prefeitura Antes de Abrir Sua MEI

Onde tenho que ir para regularizar meu MEI?

Para fazer a Regularização do MEI, o empreendedor deve entrar no Portal do Simples Nacional e emitir um DAS com o valor pendente para pagamento à vista, ou também solicitar um parcelamento da dívida.
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Onde devo ir para regularizar MEI?

O MEI com débitos já presentes na dívida ativa deve solicitar o parcelamento junto à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, por meio do Portal Regularize.
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Quanto tempo demora para sair a inscrição municipal do MEI?

Se já se formalizou como MEI, o prazo para resposta do município é de 30 dias. Nesta consulta é possível verificar se o CNPJ relativo à sua inscrição de MEI foi aprovada na Prefeitura Municipal de São Paulo.
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Qual o valor que um contador cobra para abrir um MEI?

O preço de um serviço de contabilidade varia entre R$ 350 a R$ 450 por mês, aproximadamente.
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Qual é o valor para abrir um MEI?

A formalização do microempreendedor individual - MEI. Conforme prevê a Lei Complementar 123/206, o MEI está isento de qualquer custo de abertura e registro da empresa.
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Onde tirar alvará de funcionamento MEI?

Como MEI tira alvará de funcionamento?
  • Acesse o Gov.br na parte de Empresas & Negócios;
  • Clique em Empreendedor;
  • Em seguida clique em Já sou MEI;
  • Clique em Solicitar;
  • Preencha os dados com atenção;
  • Aceite os termos para concluir;
  • Pronto! A solicitação foi realizada!
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Precisa do número do IPTU para abrir o MEI?

Comprovante de endereço atualizado (máximo de 3 meses): em nome do Microempreendedor Individual, dos pais ou em nome do cônjuge (neste caso, apresentar também Certidão de Casamento). Carnê de IPTU do imóvel utilizado como ponto de contato - original OU cópia (simples apresentação).
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Quem é isento de alvará?

Afinal, quando a empresa é dispensada do alvará, você sabe? A lei 13.874/2019 traz essa dispensa para as empresas que atuam em atividades de baixo risco, tais como as costureiras formalizadas, salões de beleza e afins. Embora existam ressalvas.
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Quem é MEI precisa de alvará de funcionamento?

A solicitação de dispensa de alvará está feita! O Certificado da Condição de Microempreendedor Individual - CCMEI constitui no único documento válido para fins de comprovação da constituição da empresa MEI bem como da sua condição de dispensa de obter alvarás e licenças de funcionamento.
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Pode abrir MEI em endereço residencial?

Se a atividade exercida for uma função que pode ser feita na própria residência, é possível registrar o MEI no endereço residencial. Entretanto, se a atividade a ser executada exigir um local específico, a empresa não pode ser cadastrada como sendo na residência do MEI.
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Para que serve a inscrição municipal?

Para que serve a Inscrição Municipal? A Inscrição Municipal serve para garantir a fiscalização do pagamento de tributos municipais, como o ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza). É ela que garante que um CNPJ está inscrito na Prefeitura, de forma que não possa sonegar os devidos impostos.
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Quando abre MEI tem que pagar cadastramento nacional?

Sou obrigado a pagar cadastramento nacional MEI? A Receita Federal não faz nenhum tipo de cobrança de taxa para manter a inscrição no CNPJ ativa. As únicas obrigações do MEI são o pagamento mensal do DAS e o envio da declaração anual de faturamento uma vez ao ano.
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O que o MEI tem que pagar por mês?

O MEI deve pagar uma quantia mensal referente aos tributos obrigatórios, que estão todos inclusos no Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). O valor cobrado por mês é reduzido e você pode pagar a DAS por débito automático, online ou por meio da emissão da guia.
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Como funciona o MEI para autônomo?

Qual valor do MEI para autônomo? Enquanto o MEI contribui mensalmente com R$ 55 referente ao INSS, o profissional autônomo paga, no mínimo, 11% sobre o salário mínimo vigente — considerando a quantia determinada para 2021, temos um recolhimento de R$ 121 todos os meses, ou seja, ele paga mais pelo mesmo benefício.
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Como fazer a inscrição municipal do meu MEI?

Como fazer a Inscrição Municipal MEI? Para obter o número de Inscrição Municipal MEI é preciso realizar a solicitação à prefeitura da cidade em que a empresa está localizada. Recomendamos que você entre em contato para confirmar a lista de documentos necessários, pois a exigência pode variar de acordo com o município.
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Como obter a inscrição municipal MEI?

Inscrição Municipal para MEI

Para isso, será preciso levar o CCMEI (certificado da condição de microempreendedor individual), aberto no site do portal do empreendedor e seus documentos pessoais, além de um comprovante de endereço igual ao do local onde o CNPJ foi aberto.
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Como fazer cadastro para emissão de Nota Fiscal MEI?

Veja abaixo o passo a passo de como se cadastrar no sistema e emitir as notas fiscais eletrônicas:
  1. 1- Faça o cadastro no site.
  2. 2- Configure sua conta.
  3. 3- Adicione serviços favoritos.
  4. 4- Emita a NFS-e nacional.
  5. Veja regras de tributação para MEI:
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Quanto tempo sem pagar o MEI é cancelado?

Não. Somente terão suas inscrições canceladas os MEI que não tiverem pagado nenhuma contribuição mensal durante dois anos e, também, não tenham entregado nenhuma declaração anual no mesmo período. Assim, é possível suspender o cancelamento pagando apenas as parcelas condizentes com seus recursos disponíveis no momento.
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O que acontece se não pagar a taxa do MEI?

A entrega fora do prazo sujeita o contribuinte à multa de 2% ao mês de atraso, limitada a 20% sobre o valor total dos tributos declarados, ou mínimo de R$ 50,00. A multa é emitida automaticamente após a transmissão da declaração. Para informações sobre o preenchimento da declaração, acesse o Manual da DASN Simei.
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É possível cancelar o MEI em atraso?

Cancelar o MEI é gratuito e rápido, da mesma forma que a abertura do Microempreendedor Individual; Para cancelar seu MEI gratuitamente, acesse o Portal do Empreendedor, clique em “Já sou MEI” e escolha a opção “Baixa da empresa” .
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