Macho – assim como a rainha, o macho também possui asas. Sua passagem pela terra é muito breve, vivem apenas até o período do “voo nupcial”. Ele morre após acasalar com a rainha, pois não é mais bem-vindo na colônia. Operária – menor do que os machos, é o tipo de formiga que vemos com maior frequência.
A rainha é responsável pela reprodução, ou seja, pela geração de novos indivíduos para o grupo. As operárias realizam diversas tarefas, como coletar alimento, defender o formigueiro e cuidar das larvas e pupas. Os machos fertilizam as rainhas, durante o período de acasalamento, e morrem logo depois.
O acasalamento da formiga rainha acontece num voo nupcial. Após a fecundação o macho morre e a rainha perde as asas antes de botar os ovos. Cabe a formiga rainha a função de reprodução da colônia. A rainha pode viver até 18 anos.
A rainha, normalmente, inicia de imediato a postura de ovos que se desenvolvem em larvas após, aproximadamente, 25 dias e, depois de mais 10 dias, forma-se um casulo. Se as condições forem favoráveis, as operárias emergirão dentro de poucas semanas.
Se a formiga-rainha morrer, a colônia geralmente morre com ela. No entanto, o sistema é diferente para as formigas-saltadoras-de-jerdon, uma espécie com mandíbulas que parecem pinças e olhos grandes e pretos, encontradas em florestas ao longo da costa oeste da Índia.
Você já viu a FORMIGA RAINHA? Tentamos criar um formigueiro!
Porque as formigas morrem quando a rainha morre?
Alguns desses recursos do corpo gordo são transportados para os ovários, para apoiar a produção de ovos, e parte da gordura então passa a produzir um feromônio único que só rainhas e pseudorrainhas exalam. É o desaparecimento desse feromônio em um ninho que leva formigas operárias ao duelo depois que uma rainha morre.
É chamada de formiga-rainha uma formiga adulta, fêmea e fértil; sendo ela, geralmente, mãe de todas as outras formigas da sociedade. Elas se desenvolvem a partir de larvas criadas especialmente para se tornarem sexualmente maduras. Dependendo da espécie pode-se encontrar entre uma e dez rainhas em uma sociedade.
Enquanto as formigas-rainha são as responsáveis pela reprodução na colônia, as formigas-operárias buscam alimento e trabalham para a manutenção da comunidade.
Com a morte da finada formiga-rainha, as rainhas substitutas (pseudorrainhas) vivem até três anos e três meses, enquanto as formigas operárias tem expectativa de vida de apenas oito meses.
Formiga do Fogo – as operárias medem 3 mm e a rainha até 6 mm. Estas formigas são castanhas-avermelhadas e vivem em colônias de 100.000 formigas ou mais. Cada colônia é liderada por uma rainha que deposita entre 150 e 200 ovos por dia.
Para evitar o colapso, as operárias precisam fornecer uma alimentação especial a algumas larvas, de maneira que elas cresçam e deem origem a novas rainhas. Assim, o formigueiro ganha uma nova monarca.
“é fácil distinguir o sexo nas formigas. Se ela tiver asas, tem grande possibilidade de ser um macho, pois entre as fêmeas, só a rainha tem asas. Mas uma forma de distinguir a rainha dos machos é o seu tamanho. A rainha é grande e gorducha por causa dos ovos que há dentro do seu abdômen.
Apenas as formigas rainhas e os machos possuem asas, característica essencial para o processo de acasalamento no ar. Quando o macho fecunda a rainha, ela deposita seus espermatozoides em um reservatório interno chamado de espermateca. Após a cópula, as asas delas caem.
Porque o zangão morre depois de fecundar a abelha rainha?
Mesmo os sortudos que conseguem reproduzir têm um fim trágico: os machos morrem depois da cópula, pois parte do seu órgão genital é rompido e fica preso no abdômen na fêmea. É relativamente comum que um zangão seja confundido com uma rainha, já que são maiores do que as operárias.
A descoberta realizada por pesquisadores da Universidade de Nova York (NYU), nos Estados Unidos, e publicada na revista Science nesta quinta-feira (1º), mostra que as formigas rainhas apresentam alto metabolismo para reprodução sem passar pelo envelhecimento.
Os insetos também não possuem vasos sanguíneos fechados; em vez disso, eles têm um tubo longo, fino e perfurado ao longo da parte superior do corpo chamado de aorta dorsal, que funciona como um coração e bombeia a hemolinfa em direção à cabeça, impulsionando assim a circulação dos fluidos internos.
Portanto, uma formiga-rainha adulta deixará o formigueiro em que nasceu e acasalará com formigas machos voadoras. Após o acasalamento, ela busca um novo local para construir seu próprio império. Ela também perderá suas asas ao colocar sua primeira ninhada de ovos.
Após o acasalamento, os machos morrem e as rainhas começam novas colônias. As formigas machos (popularmente chamadas de bitús) são haplóides, o que significa que têm apenas um conjunto de cromossomos, herdados da rainha mãe . Na foto é possível ver formigas operárias de diferentes tamanhos, sem asas.
Amplia-se o formigueiro. As câmaras podem chegar a 4,5 m de profundidade. ADULTO - Pode abrigar até 5.000.000 de formigas. A Rainha começa a produzir Içás e Bitus, 3.000 e 14.000 respectivamente*.
O que acontece com as formigas quando a rainha morre?
Assim, quando elas morrem e deixam de produzir “bebês”, o formigueiro — que, na verdade, funciona como uma maternidade — perde sua razão de existir e, em pouco tempo, as formigas se tornam desorganizadas e morrem.
Macho: alado e tem função unicamente reprodutiva; Operárias: são fêmeas estéreis; não possuem asas; constituem a grande maioria dos indivíduos da colônia; desempenham as demais atividades da colônia.
AS FORMIGAS CORTADEIRAS, POR EXEMPLO, ALIMENTAM-SE DE FUNGOS QUE CULTIVAM EM SEU FORMIGUEIRO. ENQUANTO ISSO, OUTRAS ESPÉCIES UTILIZAM SEIVA DE PLANTAS, NÉCTAR, CARAPAÇAS DE INSETOS E RESTOS DE ALIMENTOS HUMANOS PARA SUA ALIMENTAÇÃO.
Você deve estar se perguntando: ué, mas não tem outro formigueiro para morar? Até tem, mas na natureza as formigas são identificadas pelo cheiro nas comunidades. Se ela entrar em um novo lar, vai ser aniquilada ou expulsa.