Quem acendeu a pira Olímpica de Paris 2024 Ele entregou a chama para Teddy Riner, três vezes campeão Olímpico e 11 vezes campeão mundial, e Marie-José Perec, tricampeã Olímpica no atletismo, que enfim acenderam a pira Olímpica.
Cerimônia ocorreu nesta sexta-feira (26), no Rio Sena
E os responsáveis por acender tradicional pira olímpica foram a ex-velocista Marie-José Perec, de 56 anos, e o judoca Teddy Riner, de 35. Video Player is loading. This is a modal window. Beginning of dialog window.
Em 2016, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, no Brasil, o responsável por acender a pira olímpica foi o maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima. Ele está marcado na história do esporte brasileiro, sobretudo pelas Olimpíadas de 2004, em Atenas.
Quem são as pessoas que acenderam a pira olímpica?
Lá, o alemão Fritz Schilgen, do atletismo, se tornou o primeiro atleta a acender a pira olímpica. Em edições passadas, nomes como Muhammad Ali a Vanderlei Cordeiro também já foram responsáveis por acender a pira olímpica.
Acender a pira olímpica seria mais uma conquista para a sua vitoriosa carreira, que conta ainda com 11 títulos mundiais, colocando-o como único atleta a vencer tanto, e com quase uma década sem derrotas, entre 2010 e o início de 2020.
Tocha olímpica foi acesa na Grécia a 101 dias dos Jogos Olímpicos de Paris
Como a Pirá olímpica foi acesa?
A tocha olímpica é acesa em uma cerimônia nas ruínas de Olímpia na Grécia. Raios de sol refletidos por um espelho dão origem à chama. Mulheres vestindo túnicas no estilo grego antigo conduzem todo o ritual e passam a tocha ao primeiro corredor. A tradição é mantida desde os Jogos de 1952 em Helsinque.
O primeiro dia do revezamento da chama olímpica teve um pequeno contratempo no fim da tarde desta terça-feira. Durante a passagem por Taguatinga, no Distrito Federal, o fogo apagou, e a tocha precisou ser trocada. O incidente aconteceu quando Lucimara Batista, funcionária dos Correios se preparava para participação.
O ritual para acender a tocha foi conduzido pela atriz grega Mary Mina, no papel de uma sacerdotisa, e realizado em frente às ruínas do Templo de Hera.
Quais pessoas carregaram a tocha olímpica em 2024?
A Cerimônia de Abertura de Paris 2024 contou com um dos momentos mais emblemáticos da história dos Jogos. Os franceses Teddy Riner, do judô, e Marie-José Perec, do atletismo, foram os responsáveis por acender a pira olímpica após todo mistério feito durante o evento.
O último a pegar a tocha foi Charles Coste, do ciclismo, o mais velho campeão Olímpico francês ainda vivo, aos 100 anos, venceu o ouro em Londres 1948.
Quem foi a primeira mulher a acender a pira olímpica?
Enriqueta Basilio fez história nos Jogos Olímpicos de 1968, realizados na Cidade do México, ao se tornar a primeira mulher a acender a pira olímpica, no dia 12 de outubro daquele ano.
Se os atletas são os protagonistas dos Jogos Olímpicos, nesta edição os holofotes ganharam uma nova estrela: o mascote de Paris 2024. O símbolo da Olimpíada representa uma Phryges, gorro vermelho símbolo histórico para os franceses.
O fogo foi feito em um balão — uma homenagem a Paris, que protagonizou o primeiro voo de balão da história. Uma vez que a pira foi acesa, Celine Dion cantou do alto da Torre Eiffel e encerrou a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris.
Rapper americano fez parte do revezamento e carregou a tocha em Saint-Denis, nos arredores da capital francesa. O rapper Snoop Dogg já fez a sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.
Onde está a pira das Olimpíadas em Paris de 2024? O caldeirão, como está sendo chamado pela organização, está localizado no Jardins das Tulherias, no centro de Paris. A pira é formada por um anel de fogo com sete metros de diâmetro acoplado a um balão de ar quente.
É certo que nos vai manter atentos! E não esqueçamos a cavaleira mascarada que atravessou o Sena num cavalo mecânico, desde a Pont d'Iéna até à Place du Trocadéro, com a bandeira olímpica aos ombros. Por detrás desta cena comovente estava Floriane Issert, uma oficial subalterna da gendarmeria.
Pela primeira vez na história dos Jogos, a cada dia do Revezamento da Tocha Olímpica e Paralímpica, equipes de 24 pessoas formadas por campeões, atletas do dia a dia, voluntários, árbitros, técnicos e membros das federações espalharão a energia do esporte e do trabalho em equipe por toda a França.
A pira seguirá acesa através da tecnologia desenvolvida durante toda a disputa das Olimpíadas de Paris. O balão, por sua vez, será elevado todos os dias do pôr do sol até às 2 horas da manhã na região do Jardim das Tulherias, onde está instalado.
Depois de uma tarde cheia de suspense, a velocista Marie-José Perec e o judoca Teddy Riner acenderam a pira olímpica na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024.
Nessa lenda, Prometheus (um titã defensor da humanidade) teria roubado o fogo, que representa a divindade e a sabedoria dos deuses, de Zeus e entregado aos seres humanos.
Nem a água consegue apagar essa chama, já que os gases usados no interior da tocha precisam de pouca energia para sustentar o fogo aceso — o que tornou possível ao símbolo fazer um trajeto submerso no mar Mediterrâneo.
Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa. Primeiro, é necessário frisar que, no caso, o termo correto é Dano Qualificado na forma tentada, já que não houve consumação do objetivo, que era apagar a tocha olímpica.