Em 2016, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, no Brasil, o responsável por acender a pira olímpica foi o maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima. Ele está marcado na história do esporte brasileiro, sobretudo pelas Olimpíadas de 2004, em Atenas.
Mas a verdade é que a escolha por Vanderlei Cordeiro de Lima não deixou a desejar a organização. A cerimônia para acender a pira olímpica marca a abertura oficial de todos os Jogos Olímpicos.
Diversos momentos emocionantes marcaram o evento, incluindo a lista de atletas históricos que carregaram a tocha rumo à pira Olímpica, acesa por Teddy Riner e Marie-José Perec.
Ex-jogador e ídolo do São Paulo, Raí conduziu a tocha olímpica dos Jogos de Paris nesta terça-feira (23), em Versalhes, três dias antes da abertura dos Jogos Olímpicos.
O arqueiro paralímpico espanhol Antonio Rebollo atirou uma flecha em chamas para acender a pira, mas, na verdade, foi um truque: a chama ultrapassou a pira, que acendeu de forma automática.
Vanderlei Cordeiro Acende Pira Olímpica - Jogos Olímpicos Rio 2016
Quem acendeu a pira olímpica de 1984?
Em 28 de julho, em Los Angeles, Gina Hemphill estava presente na Cerimônia de Abertura dos Jogos. Ela levou a chama para dentro do estádio e passou ao atleta do decatlo Rafer Johnson. Ele então subiu uma escada até um tubo que ele acendeu. A chama foi do tubo até a pira, acendendo os anéis Olímpicos no percurso.
Sergei Belov acendeu a pira dos Jogos Olímpicos de Verão de 1980. Li Ning acendeu a pira olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2008.
O primeiro dia do revezamento da chama olímpica teve um pequeno contratempo no fim da tarde desta terça-feira. Durante a passagem por Taguatinga, no Distrito Federal, o fogo apagou, e a tocha precisou ser trocada. O incidente aconteceu quando Lucimara Batista, funcionária dos Correios se preparava para participação.
Quantas pessoas carregaram a tocha olímpica no Brasil?
Cerca de 12 mil pessoas, incluindo anônimos, atletas, artistas e políticos participaram do revezamento da tocha olímpica no Brasil, que começou no dia 21 de abril de 2016 e terminou em 5 de agosto, dia da cerimônia de abertura, quando o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima acendeu a pira no estádio do Maracanã.
O fogo foi feito em um balão — uma homenagem a Paris, que protagonizou o primeiro voo de balão da história. Uma vez que a pira foi acesa, Celine Dion cantou do alto da Torre Eiffel e encerrou a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris.
A pira seguirá acesa através da tecnologia desenvolvida durante toda a disputa das Olimpíadas de Paris. O balão, por sua vez, será elevado todos os dias do pôr do sol até às 2 horas da manhã na região do Jardim das Tulherias, onde está instalado.
Última atualização em 24 de julho de 2024 às 07h20. O rapper americano Snoop Dogg será o responsável por carregar a tocha olímpica nos estágios finais de sua jornada por Paris, antes da cerimônia de abertura dos 33º Jogos Olímpicos da Era Moderna na sexta-feira, 26.
Entre os condutores já confirmados estão os jogadore sde futebol Didier Drogba e Jean-Pièrre Papin, o chef Alexandre Mazzia, o campeão de basquete pela NBA, Tony Parker, e Pascale Trinquet-Hachin, primeiro campeão Olímpico individual francês de esgrima nos Jogos de Moscou de 1980, natural de Marselha.
Quem foi a primeira pessoa a carregar a tocha olímpica no Brasil?
O Professor Paulo Brasil, primeiro a carregar a tocha, e todo o curso de Educação Física vivendo esse momento é extremamente significativo. E que esse importante símbolo possa trazer ao Brasil a esperança de dias melhores”, conclui.
Se os atletas são os protagonistas dos Jogos Olímpicos, nesta edição os holofotes ganharam uma nova estrela: o mascote de Paris 2024. O símbolo da Olimpíada representa uma Phryges, gorro vermelho símbolo histórico para os franceses.
Nem a água consegue apagar essa chama, já que os gases usados no interior da tocha precisam de pouca energia para sustentar o fogo aceso — o que tornou possível ao símbolo fazer um trajeto submerso no mar Mediterrâneo.
Onde está a pira das Olimpíadas em Paris de 2024? O caldeirão, como está sendo chamado pela organização, está localizado no Jardins das Tulherias, no centro de Paris. A pira é formada por um anel de fogo com sete metros de diâmetro acoplado a um balão de ar quente.
Depois de uma tarde cheia de suspense, a velocista Marie-José Perec e o judoca Teddy Riner acenderam a pira olímpica na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024.
Em 2016, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, no Brasil, o responsável por acender a pira olímpica foi o maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima. Ele está marcado na história do esporte brasileiro, sobretudo pelas Olimpíadas de 2004, em Atenas.
A Cerimônia de Abertura de Paris 2024 contou com um dos momentos mais emblemáticos da história dos Jogos. Os franceses Teddy Riner, do judô, e Marie-José Perec, do atletismo, foram os responsáveis por acender a pira olímpica após todo mistério feito durante o evento.