O diagnóstico mesmo somente pode ser confirmado por um médico, normalmente um psiquiatra. Mas há alguns testes que podem ajudar a identificar alguns sinais que podem fazer aumentar as suspeitas sobre o transtorno Bipolar.
Como saber se uma pessoa tem transtorno bipolar? O diagnóstico deve ser feito por um psiquiatra, requer uma boa anamnese, uma história clínica bem detalhada e exame psíquico também muito detalhado.
São necessários os laudos médicos atuais dos médicos especialistas na área, que nesse caso é o psiquiatra e o psicólogo. Esses documentos são os que comprovam a doença e a incapacidade trabalhista do indivíduo.
O tratamento deve ser realizado por uma equipe multiprofissional com medicamentos prescritos pelo psiquiatra para estabilizar o humor, por psicoterapia individual, por apoio e suporte para a família e paciente e psicoeducação.
Não há teste! O diagnóstico é realizado através de avaliação medica, para que se excluam outras doenças (neurológicas, clínicas) que podem apresentar sintomas semelhantes.
Ainda de acordo com o especialista, em outros momentos, essa pessoa pode sucumbir a crises depressivas, com sentimento de tristeza, angústia, desânimo, falta de energia, vontade de chorar, insônia, falta de apetite e pensamentos pessimistas.
Basicamente, a bipolaridade — como esse transtorno também é chamado — é um distúrbio psiquiátrico marcado pela alternância entre a euforia e a depressão. Bastante complexo, tem crises com duração, frequência e intensidade variáveis. Ou seja, pode ser difícil lidar com o indivíduo nesses momentos.
A principal característica de uma pessoa com esse tipo de transtorno é a tendência para a impulsividade sem medir as consequências das suas atitudes agressivas, além de serem instáveis afetivamente.
O Psiquiatra é o médico que possui a melhor capacidade técnica para diagnóstico e tratamento do transtorno afetivo bipolar, visto que trata-se de uma doença psiquiátrica.
Evita-se pães, massas e demais fontes de carboidratos. A maior parte dos vegetais são permitidos na dieta cetogênica, mas é preciso retirar aqueles que são muito calóricos e proteicos. Não se deve ingerir batatas, mandioca, feijão, soja, lentilha, entre outras leguminosas.
Na Síndrome de Borderline, a instabilidade emocional leva a alterações de humor em questão de minutos ou segundos, enquanto o paciente bipolar costuma passar pelo menos uma semana no estado de euforia (mania) e dois meses no estado de depressão.
Identifique possíveis gatilhos - alguns fatores podem desencadear ou piorar os sintomas das crises bipolares. Por exemplo: estresse, mudanças na rotina, sono prejudicado, consumo de álcool. Procure observar se há uma situação específica que pareça preditora de uma crise e, se possível, ajude evitá-la.
Não se detecta esquizofrenia nem transtorno bipolar por exames de sangue. O diagnóstico é clínico. Em alguns casos, quando há suspeita de algum envolvimento cerebral mais grosseiro, pode-se pedir ressonância magnética de crânio e, em raros casos de suspeita de outras causas orgânicas, outros exames laboratoriais.
Quais são os primeiros sinais de uma pessoa bipolar?
O sintoma mais característico é a mudança do humor para cima, as manias e hipomanias, para o humor para baixo, a depressão. “Na mania, a energia física aumenta, os pensamentos ficam acelerados e o humor se torna expansivo, mas geralmente irritável.
O tipo 1 é o mais grave. “Neste tipo, ocorre o quadro completo, com a presença de fases claramente depressivas e maníacas, debilitando e provocando importantes prejuízos na vida dos pacientes”, afirma o psiquiatra Eduardo Aratangy.
O portador de transtorno afetivo bipolar, quando ESTABILIZADO, pode levar uma vida inteiramente normal. Isso inclui dirigir, trabalhar, sair sozinho, namorar, viajar, etc... Para estabilizar as alterações entre depressão e mania e minimizar as crises é necessário que o tratamento seja feito de forma correta.
TRANSTORNO BIPOLAR: UM PROBLEMA QUE AFETA OS RELACIONAMENTOS. Parceiros ansiosos e irritáveis, com foco no imediato e que sofrem com seus atos impulsivos. Um ciclo que passa pela depressão de maneira prolongada, pela culpa projetada em terceiros e finalmente na reincidência do mesmo tipo de comportamento.
O transtorno bipolar (TB) é uma condição geralmente associada ao final da adolescência e ao início da vida adulta. O início dos sintomas situa-se, geralmente, entre os 18 e os 22 anos,1-2 ainda que uma proporção substancial de pacientes desenvolva o quadro mais adiante na vida.
Como identificar uma pessoa com transtorno bipolar?
“A marca do transtorno bipolar é, na fase de mania, apresentar sintomas como pensamento acelerado, auto-estima aumentada, fala acelerada, necessidade diminuída de sono , tendência à irritabilidade, desinibição do comportamento, por vezes aumento da libido, aumento da vontade de consumir álcool e drogas, idéias de ...
“O diagnóstico de transtorno afetivo bipolar é feito através da história clínica do paciente e do exame psíquico, que é a avaliação pelo médico dos sinais e sintomas observados no paciente.