Quem paga a franquia no caso de colisão?
De quem é a responsabilidade de pagar a franquia do carro? A responsabilidade de pagar a franquia é do culpado pelo acidente – tenha ele um seguro ou não.De quem é a responsabilidade de pagar a franquia do seguro?
Lembrando que franquia é a parte que cabe ao segurado por danos e avarias causados ao veículo segurado. Normalmente quando ocorre um acidente, a pessoa aciona a Seguradora, que por sua vez indica uma Oficina para os reparos. O segurado paga o valor da franquia e a seguradora paga o restante.Como funciona a franquia em caso de acidente?
A franquia é um valor que o contratante deve desembolsar caso se envolva em uma ocorrência e precise acionar a seguradora. Este valor é cobrado apenas em caso de conserto do veículo do próprio contratante, e se o dano for parcial.O que a seguradora pode cobrar do culpado?
Sim. Se você não causou o acidente, a seguradora pode buscar reembolso da pessoa que foi a responsável. Por exemplo, se a seguradora te pagar por um sinistro causado por outra pessoa, ela pode tentar recuperar esse valor dessa pessoa, conforme estipulado na lei e no seu contrato de seguro.Bateram No Meu Carro! Quem Paga A Franquia??
Sou obrigado a pagar a franquia do carro que bati?
A franquia é a parte do prejuízo que o segurado deverá arcar em caso de sinistro. Por isso, dependendo da situação, não vale a pena acionar o seguro, pois, se o valor do conserto for menor do que o da franquia, o seguro não se responsabilizará.Como cobrar a franquia do culpado?
Caso o culpado tenha fugido, ou se negue a pagar, os custos ficarão a cargo do segurado. Para evitar maiores prejuízos, este deve solicitar o reembolso da franquia. Em uma tentativa amigável, o segurado pode contatar o responsável pelo acidente, e informar o valor que deve ser pago, correspondente à franquia.O que o causador do acidente deve pagar?
A regra é muito simples: -> Quem deu CAUSA ao acidente é o RESPONSÁVEL pelo pagamento dos prejuízos, INDEPENDENTEMENTE do culpado ou vítima terem ou não seguro dos carros.Quando não preciso pagar a franquia do seguro?
Em algumas situações você está isento do pagamento da franquia, são elas, perda total do veículo, incêndio, raio e roubo sem recuperação do veículo, conforme a Circular SUSEP nº 269/04. “Fica vedada a aplicação de franquia nos casos de danos causados por incêndio, queda de raio e/ou explosão e de indenização integral.”Sou obrigado a pagar franquia de terceiros?
Existe franquia de seguros contra terceiros? Você deve estar se perguntando se o seguro contra terceiros tem franquia. A resposta é não, ou seja, se você se responsabilizar por algum acidente de trânsito, não é preciso pagar nenhuma quantia a mais para a seguradora.Quem escolhe a oficina em caso de colisão?
Pelo texto, o consumidor que adquirir qualquer tipo de seguro para o veículo automotor possui direito de livre escolha de oficinas (mecânica, lanternagem, pintura, recuperação e limpeza interior, entre outros).Quando da perda total tem que pagar franquia?
Tenho de pagar franquia em uma Perda Total? Não, franquia é apenas para perda parcial.Como funciona o pagamento da franquia do seguro?
Como exemplificado, ela é uma participação obrigatória do segurado em caso de um evento coberto — um sinistro. Por isso, após o segurado pagar a sua parte obrigatória, a seguradora paga o restante do prejuízo financeiro que um sinistro causou. Isso é feito conforme a cobertura contratada.Quem é o responsável por pagar a franquia do seguro?
Se você se enquadra em algum dos sinistros que exigem pagamento de franquia de seguro, preste atenção em como proceder. Como você já sabe, esse valor é responsabilidade do segurado. Então, você deverá pagar os reparos diretamente com a oficina ou profissional responsável.Quais são os meus direitos quando alguém bate no meu carro?
Direito à reparação dos danos materiaisSe a outra pessoa foi a responsável pelo acidente, ela deve arcar com os custos do reparo. Isso pode ser feito diretamente, por meio de um acordo entre as partes, ou, se o outro motorista tiver seguro, a seguradora dele pode cobrir esses custos.
Qual o procedimento quando alguém bate no seu carro?
Registro do ocorridoRegistrar o ocorrido é muito importante, principalmente se o causador do problema ameaçar fugir de sua responsabilidade. Por isso, tire fotos da pista, dos danos causados e das placas dos automóveis envolvidos. Vale a pena também anotar os dados de testemunhas.