A punção aspirativa por agulha fina é solicitada pelo Cirurgião de Cabeça e Pescoço geralmente após a realização do exame de ultrassonografia da tireóide ou outras partes do pescoço.
Na maioria das vezes quem faz este tipo de procedimento aqui no Rio de Janeiro são radiologistas especializados neste tipo de procedimento. Mas é possível que outros especialistas como endocrinologista treinados façam este tipo de procedimento.
A punção de nódulo na tireoide é o melhor exame para determinar se um nódulo na tireoide é benigno ou maligno. Ele é geralmente realizada por um Médico Ultrassonografista e tem como objetivo coletar amostras de células do nódulo, que serão analisadas em laboratório por um Médico Patologista.
A Punção Aspirativa por Agulha Fina é similar a uma coleta de sangue. Primeiro, o médico higieniza a área e, ao localizar a lesão (na maioria das vezes, com o auxílio do ultrassom), introduz uma agulha de injeção bem fina com uma seringa. Em seguida, o profissional faz uma pressão negativa, puxando o êmbolo da seringa.
- O procedimento é realizado somente com pedido médico. - Clientes menores de 18 anos de idade devem estar acompanhadas de um responsável legal, por se tratar de um exame invasivo. - Devem ser apresentados resultados anteriores de exames da tireóide, se houver.
A punção aspirativa por agulha fina é solicitada pelo Cirurgião de Cabeça e Pescoço geralmente após a realização do exame de ultrassonografia da tireóide ou outras partes do pescoço.
Nestes casos, caberá ao médico especialista em cirurgia de cabeça e pescoço se será necessária a realização de outra biópsia por PAAF ou se será colhido um fragmento maior de tecido através de procedimento cirúrgico.
Quando um paciente apresenta um nódulo ou massa palpável – que pode surgir em diferentes partes do corpo, como na tireoide, mama, linfonodos, pulmões, fígado, rins ou outros órgãos – a PAAF é frequentemente realizada para obter amostras do tecido ou líquido da área suspeita.
A biópsia de aspiração com agulha grossa é semelhante a PAAF, com a diferença de que as agulhas são mais calibrosas, geralmente de 18 ou 20 gauge. A amostra é geralmente é fixada em formol a 10% com realização de um emblocado celular (cell block) para análise histopatológica.
A PAAF da tireoide leva cerca de 20 a 30 minutos para cada nódulo biopsiado. Este é o tempo total necessário para o médico identificar o nódulo, fazer a assepsia da pele, introduzir a agulha guiada pela ultrassonografia, coletar o material e preparar a amostra após a coleta.
Para que este procedimento seja indolor ou que o paciente sinta apenas uma pequena dor ou desconforto no local da punção, o médico aplica uma anestesia local antes de iniciar o exame. Portanto, sim, punção de tireoide tem anestesia.
No entanto, como qualquer outro procedimento médico, pode haver alguns riscos ou desconfortos associados, mas estes tendem a ser mínimos e transitórios. Os potenciais riscos da punção na tireoide incluem dor na área da punção, inchaço local e possibilidade de sangramento.
Punção da tireoide precisa de repouso? Recomendamos que o paciente faça repouso de um dia após a realização da punção aspirativa da tireoide, evite esforço físico ou movimentos na região do pescoço. Pode-se falar normalmente. Porém, no dia do procedimento, é melhor evitar gritar.
A recomendação de preparo para a punção da tireoide é que se evite gritar, mas pode falar normalmente. Além disso, os pacientes que estejam tomando anticoagulante devem suspender o uso nos 3 dias que antecedem o exame. Esforço físico e com o pescoço devem ser evitados nas 24 horas após o exame.
A PAAF é indicada para pacientes com anormalidades mamográficas ou lesões palpáveis da mama. A PAAF continua controversa para o diagnóstico de suspeitas de lesões malignas devido à quantidade relativamente pequena de tecido mamário amostrado e à alta taxa de amostras não diagnósticas ou inadequadas.
A punção aspirativa por agulha fina (PAAF) é um tipo de biópsia feita a partir da inserção de uma agulha em um local específico para aspirar uma pequena quantidade de tecido ou células, que será enviada para um médico patologista para ser analisada.
Que tamanho o nódulo tem que está para fazer punção na tireoide?
A punção da tireoide é um exame indicado para casos em que a pessoa apresenta nódulos maiores que 1 cm. Entretanto, nem todos os nódulos com essa medida precisam ser puncionados. Conforme o grau de suspeita, o tamanho do nódulo a ser puncionado pode variar, chegando até 2,5 cm.
Ao ser detectado, o nódulo de tireoide deve ser acompanhado por um médico endocrinologista para que sejam feitas as melhores indicações e se evitem procedimentos como punções ou cirurgias de maneira desnecessária.
Punção aspirativa por agulha fina: Método simples, rápido e seguro, que permite a retirada de células de nódulos ou lesões em diversos órgãos e tecidos, através de uma agulha fina (a mesma que se utiliza para colher sangue).
Grau III (score 3): nódulo hipoecóico, de contorno regular, sem calcificações e nódulos císticos com componente sólido são considerados duvidosos. Grau IV (score 4): nódulo sólido hipoecóico, de contorno impreciso e com microcalcificações é considerado suspeito para malignidade e sugestivo de câncer da tireóide.