Não há nenhuma restrição relacionada ao uso de stents e viagens de avião. Angioplastia e colocação de stent em artéria carótida não impede que você tenha uma vida normal. O ideal é realizar acompanhamento, inicialmente semestral, com seu médico para avaliar se está tudo bem com o stent e com suas artérias do pescoço.
É seguro e possível voar com um stent? Nos primeiros 2-3 dias após a colocação de um implante não se deve fazer voos regulares. Quando o stent já está há mais tempo no corpo, pode-se normalmente voar sem problemas.
Esse tempo varia de acordo com os serviços, com alguns orientado maior tempo de repouso (ente sete e dez dias). A aderência à terapia antitrombótica é extremamente importante e também deve ser reforçada para evitar trombose aguda ou subaguda do stent, que pode gerar infarto com complicações graves.
Se o cateterismo foi realizado para tratar uma condição cardíaca ou vascular, o seu médico deve avaliar se você está clinicamente estável e se não há risco iminente de complicações antes de liberá-lo para viagens de avião.
✓ O retorno as atividades físicas (caso liberado pelo seu médico) deverá ser feito após os 03 dias. ✓ Caso o exame tenha sido realizado pelo braço, o paciente deve evitar pegar peso com o mesmo durante os sete primeiros dias após exame. ✓ O curativo da virilha deverá ser retirado no dia seguinte em casa.
Convivendo com o tratamento para doença arterial coronariana
Depois de um implante de stent, você pode ser capaz de retomar suas atividades favoritas ainda mais cedo. O tempo que vai levar para retornar a suas atividades normais depende do seu tratamento.
hábitos nocivos à vida, tais como: hábito de fumar, sedentarismo, dieta gordurosa ou hipercalórica, estresse psicossocial; mal aderência (suspensão ou uso irregular) as medicações prescritas pelo seu médico; descontrole da hipertensão, diabetes e dislipidemia (colesterol alto).
Após realizar o procedimento, tenha em mente que você deverá evitar algumas coisas simples que faziam parte da sua rotina pelo menos por alguns dias. Nas primeiras 24 horas é recomendado evitar subir escadas e também dirigir. Já nas primeiras semanas, o ideal é não carregar peso e não fazer muito esforço.
Qual a expectativa de vida para quem coloca stent?
O stent cardíaco tem duração vitalícia; exceto quando ocorre trombose de stent. Obrigado. O stent coronário é uma plataforma normalmente feita de aço inoxidável ou cromo cobalto, que possui como objetivo manter a o fluxo de sangue coronário adequado.
Quem tem stent tem que tomar anticoagulante para toda vida?
Após a realização de angioplastia coronariana com implante de stent não há indicação de fazer uso de anticoagulante ( ex: marevan, xarelto, pradaxa, eliquis) !!!
Esta manipulação pode causar hematoma, inchaço e dor local por alguns dias, mas é para diminuir os sintomas ao longo dos dias. Caso algum dos sintomas como hematoma, inchaço ou dor estejam piorando, recomendo que procure seu médico cardiologista ou o médico que fez o procedimento para reavaliação.
O mais recomendado é que a viagem de volta não ocorra no período pós-cirúrgico imediato, no prazo de três dias após o procedimento. "Quanto mais longa a viagem, menos recomendada ela será nos primeiros dias. O mais prudente, no geral, é que o paciente se recupere por até três semanas em cirurgias em grandes áreas.
Nesse sentido, sabendo que “Cardiopatia Grave” é um gênero que engloba inúmeras outras doenças do coração ‒ tais como as que implicam na utilização de marcapasso e, em alguns casos a colocação de Stent ‒, entende-se que essas pessoas são contempladas com o direito ao benefício.
Não há contra indicação pós angioplastia para subir escadas. Geralmente recomendamos não ficar sentado por longos períodos quando a angioplastia com colocação de stent é realizado em locais de dobras - tais como joelho e região inguinal.
Junto com o inchaço, o paciente pode experimentar calor na região, dor ao caminhar ou ao toque, irritação local e vermelhidão na pele. Esse inchaço não ocorre nas duas pernas ao mesmo tempo, uma vez que nem sempre os dois membros são afetados pelo entupimento das veias ao mesmo tempo.
São utilizados fios de aço para fechamento / aproximação do osso Esterno. Assim, recomenda-se que, no pós-operatório, o paciente durma “de barriga para cima” por, aproximadamente, 60 dias.
É importante que pacientes que possuam doença nas artérias do coração (que é o caso do seu marido), reduzam o uso de álcool o máximo possível. De forma geral, é tolerável a ingesta de, no máximo, 2 doses de álcool por dia, o que corresponde a 2 altas de cerveja ou 2 doses de destilado.
Pacientes com stent há menos de 35 dias são os de maior risco. Todavia, sendo o procedimento inadiável, deve-se manter o AAS. O clopidogrel, por sua vez, poderia ser suspenso cinco dias antes da cirurgia.
Mesmo que uma Junta Médica constate a ausência de sintomas da doença, pelo uso de stent, deve-se manter a isenção. Cardiopata assintomático permanece com direito à isenção. Até mesmo pessoa que esteja com a cardiopatia controlada e esteja aparentemente saudável, ainda assim terá direito à isenção.
Só que ter um stent no coração, por si só, não configura cardiopatia grave. Inclusive, pode ser justamente o contrário: muitas vezes, esse artefato garante o controle de uma condição de saúde mais séria, proporcionando o retorno a uma vida normal.
A recuperação após uma angioplastia com stent é relativamente rápida. Quando a cirurgia não é realizada de urgência, geralmente a pessoa recebe alta hospitalar no dia seguinte com recomendação de evitar exercícios vigorosos ou levantar pesos acima de 10 kg nas primeiras 2 semanas da angioplastia.