A presença humana na China remonta ao período Neolítico, e as primeiras vilas começaram a surgir em 5000 a.C. As primeiras três dinastias chinesas foram Xia, Shang e Zhou. No século XIII, a China foi conquistada pelos mongóis, liderados por Kublai Khan.
É no início do século 16 que os portugueses penetram nos mares da China, com o objetivo de estabelecer feitorias na costa chinesa, na sequência da avidez de novos mercados que beneficiassem a então classe burguesa em ascensão.
Outras potências como Rússia, Estados Unidos, França, Alemanha e Japão também utilizaram de sua influência e capacidade militar para impor seus interesses no território chinês. Entre 1900 e 1901, chineses descontentes com a dominação estrangeira organizaram uma série de levantes e atentados.
Navios britânicos atacaram as tropas chinesas durante a Primeira Guerra do Ópio, entre 1839 e 1842. A Primeira Guerra do Ópio começou quando os britânicos enviaram uma força expedicionária para a cidade chinesa de Cantão e ocuparam a região.
Os Xia são considerados descendentes diretos dos povos do Neolítico que primeiro ocuparam as regiões próximas do Rio Amarelo. Além disso, estudos apontam que os primeiros sistemas de escrita chineses foram estabelecidos por esta mesma civilização.
ÚLTIMA HORA, A UNIÃO EUROPEIA QUER A VERDADE O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL
De quem os chineses são descendentes?
Os chineses Han do norte descendem predominantemente de populações autóctones do nordeste e centro-norte da China, recebendo pouca influência genética do Sul da China.
Na pré-história, a China foi habitada, entre 550 mil a 300 mil anos antes de Cristo, pelo Homo erectus, antepassado do Homo sapiens cujo um dos espécimes mais famoso é o Homem de Pequim, descoberto em 1927 em Zhoukoudian que usava instrumentos de pedra e o fogo.
Desde 1911 que a China exige a revogação dos tratados desiguais que se viu forçada a assinar; contudo, não obteve sucesso¹. Entretanto, o Império britânico impunha a sua lei nos territórios chineses que, em 1842, 1860 e 1898 se haviam tornado numa colônia.
Durante a Guerra do Ópio (1839–1842), Hong Kong foi ocupado pelo Reino Unido e em 1898 a China entregou o território por um prazo de 99 anos. A partir dessa data, a nova colónia britânica passou a ser um importante centro de comércio.
As relações entre China e Grã-Bretanha por Hong Kong se deterioram durante 1991 devido aos desacordos sobre o financiamento de um novo aeroporto na Ilha de Lantau, sobre a qual finalmente chegaram a um acordo em novembro de 1994.
O retrocesso da Ilha de Hong Kong e Kowloon ao domínio chinês foi realizado para coincidir com a expiração do contrato de arrendamento dos Novos Territórios à meia-noite de 30 de junho. O Reino Unido adquiriu a Ilha de Hong Kong em 1842, a Península de Kowloon em 1860 e o arrendamento dos Novos Territórios em 1898.
O país mais antigo do mundo de acordo com os registros históricos é o Japão, que se tornou independente no ano 660 A.C. Não à toa é uma das nações mais tradicionais até os dias atuais.
Esse rei assumiu o título de Qin Shi Huangdi, que significa "primeiro rei de Qin". Ao concentrar o poder em suas mãos, Qin Shi Huangdi se tornou o fundador do Império Chinês. Foi ele quem estabeleceu, pela primeira vez na História, um Estado unificado chinês.
Na antiguidade, utilizou-se também o termo Catay, que tem a sua origem do povo altaico kitan, que fundou a Dinastia Liao no século X. Este é o nome no qual se chamava a China segundo relatos medievais europeus, como no livro Viagens de Marco Polo.
A RPC adota a "Política de Uma China", que afirma que Taiwan e a China continental são parte do mesmo país e que o Partido Comunista da China é o único governo legítimo de toda a "China", o que impede o reconhecimento internacional de Taiwan como um Estado independente e soberano.
No caso de Hong Kong, "um país, dois sistemas" significa que a República Popular da China pratica o sistema socialista, enquanto Hong Kong, reunida à pátria como Região Administrativa Especial subordinada ao governo central, mantém o sistema capitalista e goza de um alto grau de autonomia conferido pelas autoridades ...
Há exatamente vinte anos, em 1º de julho de 1997, o Reino Unido devolvia Hong Kong à China e e encerrava um domínio de mais de 150 anos sob o território.
A Revolução Chinesa aconteceu em 1949, quando os comunistas sob a liderança de Mao Tsé-tung proclamaram a República Popular da China e iniciaram as mudanças revolucionárias. A Revolução Chinesa foi o processo revolucionário responsável pela ascensão do Partido Comunista Chinês ao poder da China em 1949.
De acordo com a tradição, o povo chinês originou-se no vale do Huang He ou rio Amarelo. As provas arqueológicas são escassas, embora tivessem sido encontrados, perto de Pequim, restos do Homo erectus, que datam de 460mil anos, e que receberam o nome de Sinanthropus pekinensis.
Hong Kong é uma antiga colônia britânica devolvida à China em 1997 e Taiwan é um país que não está disposto a se transformar em uma segunda Hong Kong”, ou seja, em um território teledirigido por Pequim, diz Chu-chia Lin, vice-ministro do Conselho de Assuntos Continentais.
Os chineses da etnia han, o maior grupo étnico da China, costumam ser chamados "chineses" ou "chineses étnicos" na língua inglesa. Os chineses étnicos também fazem parte da maioria ou minoria notável das populações de outros países, e podem compreender até 19% da população mundial humana.
Pessoas com origem em qualquer um dos grupos raciais asiáticos do Extremo Oriente, do Sudeste Asiático ou do subcontinente indiano, incluindo, por exemplo, CAMBOJA, CHINA, ÍNDIA, JAPÃO, Coréia, MALÁSIA, PAQUISTÃO, Ilhas Filipinas, TAILÂNDIA e VIETNÃ.
O país mais antigo do mundo é o Egito, uma terra que viu o nascer das primeiras civilizações humanas. A história de sua fundação remonta a 6.000 a.C., quando grupos de pessoas começaram a se estabelecer ao longo do rio Nilo.