Na natureza, os principais predadores da anta são a onça-pintada e o puma. Mas não são eles que a põe em risco. Caça, desmatamento, fogo, fragmentação de habitat, atropelamentos, entre outros, fizeram com que a espécie perdesse 30% da população nos últimos 33 anos, assim como 30% da área por onde viviam.
Seus predadores são grandes felinos como a onça-pintada (Panthera onca) e a onça-parda (Puma concolor). É o maior mamífero terrestre do Brasil e o segundo da América do Sul, com até 300 kg de peso e 242 cm de comprimento.
Alimentam-se de plantas terrículas e aquáticas, brotos, cascas de árvore e frutos, realizando o importante papel ecológico de dispersora de sementes. Apesar de diversos Municípios com a palavra “anta” no nome (Rio das Antas, Anta Gorda e etc), atualmente é encontrada apenas no Parque Estadual do Turvo, noroeste do RS..
Esta atividade humana é particularmente maior em regiões da Amazônia e nos Llanos da Venezuela e Colômbia, seja por subsistência, esportiva ou comercial. Entretanto, deve-se salientar que existe pressão de caça em toda a ocorrência da anta, principalmente por ser um animal de grande porte e que a carne é apreciada.
Conheça a anta | Os animais da Grande Reserva Ep. 05
Qual o sabor da carne da anta?
A grande curiosidade é que por possuírem sabor ácido, as carnes marinadas combinam com pratos como purês, suflês, polenta, saladas, batatas, não podendo faltar, é claro, o arroz branco.
Os resultados da investigação mostraram que o consumo mais frequente de carne de caça de animais terrestres, como paca, anta, porcos-do-mato e aves, é associado a uma maior concentração de hemoglobina no sangue—um indicador de anemia—protegendo, assim, parcialmente as crianças de comunidades rurais ribeirinhas de ...
Anta, quando um substantivo de dois gêneros, pode significar uma pessoa de pouco inteligência, tola, tapada. Esse uso como xingamento é específico do português do Brasil e não poderia estar mais longe da realidade. Na verdade, na natureza, a espécie mostra grande inteligência.
A função da anta dentro do ecossistema é semear as florestas. Devido ao seu grande porte, ela consome enorme quantidade de frutos e dispersa suas sementes por onde passa. Por isso são conhecidas como jardineiras das florestas.
A anta tem reprodução lenta, com uma gestação que pode durar mais de 400 dias e parem apenas um filhote por vez, que pesa entre 3,2 e 5,8 quilos. Podem viver até 35 anos de idade.
Ao contrário, com uma enorme concentração de neurônios em seu cérebro, a anta tem memória comparável a de um elefante. É um animal extremamente inteligente.
Na natureza, os principais predadores da anta são a onça-pintada e o puma. Mas não são eles que a põe em risco. Caça, desmatamento, fogo, fragmentação de habitat, atropelamentos, entre outros, fizeram com que a espécie perdesse 30% da população nos últimos 33 anos, assim como 30% da área por onde viviam.
Seres humanos são os maiores predadores do planeta, mas nem sempre para se alimentar. Vários documentários sobre o mundo animal vendem a imagem de tubarões, onças, orcas e leões como sendo os grandes predadores do planeta.
Os predadores naturais dos urubus são as jiboias e as sucuris. Em situações de perigo e em presença de predadores, os urubus vomitam boa parte do alimento que consumiram para alçar voo com rapidez.
O título de maior animal que já pisou pela Terra (até onde sabemos) pertence ao Patagotitan mayorum, um dinossauro recém nomeado. Esse colosso, que viveu há mais de 102 milhões de anos, tinha 36 metros de comprimento e pesava mais de 69 toneladas, o mesmo que 12 elefantes-africanos.
O maior mamífero da terra é a histórica baleia-azul. Ela atinge o comprimento de 33 m e pode pesar até 130 toneladas. Seu habitat são os mares gelados da Antártida e o norte dos oceanos Atlântico e Pacífico.
As espécies animais de caça mais citadas como comuns e preferidas para consumo incluem os grandes mamíferos terrestres, entre eles, a anta (Tapirus terrestris), a queixada (Tayassu pecari), o caititu (Tayassu tajacu) e a paca (Agouti paca) (Tabela 2).
Apesar de se inserir em um mercado de carnes de caça, que normalmente são de sabor mais característico e forte, a carne de capivara pode ir de um extremo ao outro, podendo ser excelente, como na maioria dos casos é a produzida em criações, ou ser repudiada como é a maioria dos casos, se proveniente de animal da ...
As antas são animais herbívoros que ingerem entre oito e nove quilos de alimento por dia, incluindo folhas, ramos, brotos, caules, cascas de árvores, plantas aquáticas e frutos.