A Volkswagen demorou, mas enfim conseguiu controle absoluto de todas as ações da Audi. O grupo detinha 99,64% da empresa, com o restante nas mãos de alguns acionistas minoritários. Agora, a gigante alemã conseguiu finalizar a compra da parte que faltava e detém 100% da empresa.
Na Europa Ocidental, o maior mercado mundial de automóveis, quase um a cada cinco carros novos são do Grupo Volkswagen. O grupo é formado por 12 marcas de países europeus: Volkswagen, Audi, SEAT, ŠKODA, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Ducati, Volkswagen Veículos Comerciais, Scania e MAN.
Hoje, a Volkswagen é parte do Volkswagen AG (Volkswagen Aktiengesellschaft), que inclui as marcas: Audi—antiga Auto Union/DKW—comprada da Daimler-Benz em 1964–1966; NSU Motorenwerke AG—comprada em 1969 pela divisão Audi.
Novo Audi A5 Sportback: vale mais investir no cupê ou no Audi A4?
Quais marcas a BMW é dona?
A marca BMW pertence ao grupo BMW que também tem sob o mesmo guarda-chuva, as marcas Mini e Rolls-Royce Motor. A montadora alemã nasceu após o fim da Primeira Guerra Mundial, a partir de uma reestruturação na Rapp Motorenwerke, que na época fabricava aviões.
Audi AG é uma empresa automobilística alemã que faz parte do grupo Volkswagen. O grupo Audi AG ainda inclui a Lamborghini e a Ducati, sendo a marca Audi considerada marca de produtos de luxo.
A Abarth nasceu da imaginação e da coragem de Carlo Abarth em 15 de novembro de 1908, sob o signo do Escorpião. O legado de um homem e dos seus carros especiais que revolucionaram o automobilismo italiano e internacional. Uma história repleta de recordes e inovação.
Ela incorporou a norte-americana Chrysler criando em 2014 o grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) e detém as marcas Fiat, Alfa Romeo, Lancia, Maserati, Ferrari, Jeep, Dodge, RAM e Chrysler.
Volvo Cars Corporation ou Volvo Cars – fabricante de automóveis de propriedade do Zhejiang Geely Holding Group, anteriormente pertencente à Ford Motor Company.
Em 1932, Audi, DKW, Horch e Wanderer fundiram-se para fundar a Auto Union sob o símbolo que permanece da empresa de Ingolstadt. A história dos fabricantes de automóveis e o significado de seus logotipos muitas vezes contam histórias fascinantes.
Audi As argolas representam a fusão das empresas Horch, DKW, Audi e Wanderer, as quatro montadoras mais antigas da Alemanha, que decidiram se unir em 1932 para formar a Auto Union - seu nome até 1965, quando passou a se chamar Audi. Outra curiosidade: a palavra "audi" significa "ouvir" em latim.
A BMW ficou com a Rolls-Royce, enquanto a Volkswagen manteve a Bentley. O grupo que tem a Mercedes-Benz como sua marca mais renomada é conhecido como Daimler AG.
A Stellantis, dona de marcas como Fiat, Jeep, Citroën e Peugeot, anunciou nesta quarta-feira, 6, o investimento de R$ 30 bilhões de 2025 a 2030 para a América do Sul. Com o aporte, ela promete o lançamento de 40 novos modelos no mercado, bem como o desenvolvimento das novas tecnologias “Bio-Hybrid”.
Grupo Stellantis. A combinação dessas empresas se deu em janeiro de 2021, resultando em uma fusão 50-50. O grupo reúne treze marcas de automóveis – Fiat, Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Lancia, Jeep, Citroën, Vauxhall, DS, Opel, Peugeot e RAM.
A Lamborghini, marca italiana que é sinônimo de potência, luxo e esportividade, também faz parte da megaestrutura do Grupo Volkswagen. Assim como a Bentley, a montadora se juntou à família alemã em 1998, em um negócio que, à época, movimentou cerca de US$ 111 milhões.
A Toyota é dona da Lexus – seu braço de luxo – e Daihatsu – que já esteve no Brasil e tem presença forte na Ásia. Mesmo assim, o forte de suas vendas está na empresa-chefe.