Em meados de novembro, a firma de private equity Aurelius anunciou que havia adquirido da Natura a marca britânica de beleza The Body Shop, em um acordo de R$ 1,25 bilhão dos quais R$ 563 milhões seriam pagos em cinco anos.
Marca de cosméticos agora pertence, globalmente, à gestora Aurelius, mas tem gestão local de franquias. Vendida no fim do ano passado pela Natura para a gestora alemã Aurelius, a The Body Shop (TBS) ainda mantém um vínculo com a empresa brasileira.
Vendida pela primeira vez em 2006 por pouco mais de US$ 800 milhões para a empresa de cosméticos e cuidados pessoais L'Oréal, a marca foi abandonada por muitos clientes devido à percepção de traição aos seus valores fundamentais.
A Natura vendeu a operação da The Body Shop por 207 milhões de libras (cerca de R$ 1,2 bilhão) para a Aurelius. O acordo envolveu ainda um possível earn out de 90 milhões de libras (cerca de R$ 521 milhões). Para comparação: em 2017, a Natura pagou R$ 5,5 bilhões para adquirir a marca que até então pertencia à L'Oréal.
Para recapitular o vaivém de estratégias: a Natura comprou a Avon, que era listada na bolsa de Nova York, em 2019; absorveu essa operação, transformando os papéis em ADS do grupo consolidado na Nyse em janeiro de 2020, mantendo sua listagem na B3.
Em meados de novembro, a firma de private equity Aurelius anunciou que havia adquirido da Natura a marca britânica de beleza The Body Shop, em um acordo de R$ 1,25 bilhão dos quais R$ 563 milhões seriam pagos em cinco anos.
O termo “Body Shop” no contexto de Tecnologia da Informação refere-se a uma prática de terceirização em que uma empresa contrata profissionais especializados em TI por meio de uma empresa intermediária ou consultoria.
O QUE ACONTECEU COM A NATURA? Segundo a empresa, a queda se deu devido aos “desafios" na The Body Shop, que teve problemas na cadeia de abastecimento; e na Avon International, afetada pelo aumento de despesas. As empresas caíram, respectivamente, 8,4% e 9,9% na receita.
Desde então a The Body Shop tornou-se uma empresa retalhista global que serve mais de 30 milhões de clientes em todo o mundo, emprega 22.000 pessoas e opera em mais de 3 000 lojas em mais de 60 países.
Qual a comunidade que está no Brasil e faz parte da The Body Shop?
Pioneira na prática do comércio justo, desde 1987 negocia com pequenos agricultores, artesãos tradicionais e cooperativas rurais dos quatro cantos do mundo as melhores matérias-primas para os seus produtos. Duas dessas comunidades, inclusive, encontram-se no Brasil (Soja e Babaçu).
A The Body Shop é uma marca de cosméticos, produtos de beleza e perfumes inglesa, fundada em 1976 pela empresária britânica e ativista ambiental e de direitos humanos Dame Anita Roddick (23/10/1942-10/09/2007, que começou com uma pequena loja que vendia produtos para a pele em frascos reutilizáveis.
Fundada em 1969 por Antônio Luiz Seabra, Guilherme Leal e Pedro Passos, hoje está presente no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, França, Estados Unidos e Malásia, além de outros 63 países indiretamente. Natura Cosméticos S.A.
Primeiro passo fora do País na estratégia de construção de uma plataforma global de marcas de cosméticos, a Aesop entrou no radar do Natura em 2012, com a compra de uma fatia minoritária, por US$ 71,6 milhões.
Na verdade, “body shop” é uma expressão usada em países que falam a língua inglesa, como Estados Unidos e Austrália, para se referir à empresas de funilaria, que são especialistas em manutenção de automóveis.
O modelo Body Shop é conhecido na área da tecnologia como uma terceirização de profissionais externos ao time da empresa. Isso significa que os profissionais estarão sob a gestão e backlog da empresa contratante durante o tempo determinado em contrato. No entanto, não há vínculo empregatício com quem os contrata.
A partir de agora todas as Revendedoras ou Representantes da Beleza Avon e Consultoras Natura serão chamadas de Consultoras da Beleza Natura e Avon e podem escolher vender uma ou ambas as marcas a partir de um único cadastro.
1970. essa rede começou a ser tecida numa pequena loja na Rua Oscar Freire, tendo como matéria prima duas paixões: a de criar produtos cosméticos comprometidos com a verdade e a de valorizar as relações, ponte poderosa de empatia.
A plataforma Aesop permitirá que cientistas da saúde rastreiem surtos em estágio inicial, integrando dados coletados do Sistema Único de Saúde (SUS) com outras fontes de dados de saúde, ambientais e sociodemográficos.
Em janeiro de 2020, a Natura concluiu a compra da Avon, em um acordo de cerca de US$ 2 bilhões, que criou, na época, o quarto maior grupo de cosméticos e beleza do mundo.
As principais concorrentes da Natura são desde empresas brasileiras como a Page 27 27 Boticário, como também empresas estrangeiras como L'Oréal, Procter & Gamble e Unilever. Observamos que é um mercado muito competitivo de marca com grandes nomes mundial.
Somos um grupo de 4 marcas orientadas por propósitos, com origem nos quatro cantos do mundo. Avon, Natura, The Body Shop e Aesop, cada marca com missão e espíritos únicos, todas orientadas por propósitos, compartilhamos o compromisso com práticas éticas e sustentáveis em nossos negócios.