Aí entra em jogo uma outra sutileza, a condutividade térmica de cada substância. A água conduz calor 25 vezes melhor que o ar, ou seja: ela esfria coisas quentinhas mais rápido. Essa é a mesma razão pela qual a madeira, que é má condutora, parece mais quente que um metal à mesma temperatura.
Os metais condutores térmicos são aqueles que apresentam muita facilidade para fazer a troca de calor. É assim com a maior parte dos metais e ligas metálicas – mesmo porque o cobre e o alumínio, que são os que apresentam maior potencial de condutividade térmica, são alguns dos elementos mais abundantes na natureza.
Como o calor específico da areia é menor que o da água, ela esquenta e esfria com maior facilidade. Sendo assim, a temperatura nas proximidades da areia será maior que a temperatura nas proximidades da água, e o ar sobre a areia será mais quente que o ar sobre a água, o que provoca diminuição da pressão do ar.
Se fornecermos calor às mesmas quantidades de água e de areia, é fácil observar que a areia se aquece muito mais rapidamente do que a água, pois o calor específico da água (1 cal/g.C) é maior do que o da areia (0,2 cal/g.C).
TERMODINÂMICA ❄️🔥 | Aprenda sobre como a sensação de quente e frio pode ser duvidosa!
Qual o calor específico do ar?
= calor específico do ar seco (assumido constante) = 1.0 kJ/(kg. = calor específico do vapor de água (assumido constante) = 1,86 kJ/(kg. C = 2501,3 kJ/kg.
A areia aqueceu mais rapidamente do que a água, porque a areia é mais escura do que a água; materiais de cores escuras absorvem mais luz. A areia aqueceu mais rapidamente do que a água, porque a areia é um sólido e a água é um líquido.
A escolha dos melhores materiais para isolamento térmico
Entre os principais isolantes térmicos utilizados atualmente estão a cerâmica, a lã de vidro e o poliestireno expandido (EPS Isopor®), sendo o terceiro o mais recomendado em todos os tipos de construção, tanto no Brasil como no mundo todo.
Chegada a noite e o por do sol, a temperatura da areia diminui mais rápido que a temperatura da água também, pois seu calor específico é menor. Ou seja, a água fica “mais quentinha” durante mais tempo, vindo a se resfriar com o passar da noite.
O calor (que é energia térmica em trânsito) que sai quando um corpo fica "frio" Quando um corpo fica quente o correto é dizer que o corpo ganha calor. Quando o corpo fica frio, é correto dizer que o corpo perde calor para o meio onde está.
Entre os materiais citados, o alumínio seria o pior material para tais tipos de conexões térmicas ou elétricas, devido à sua facilidade de oxidação e à baixa condutividade térmica da superfície oxidada.
Não existe um material que isole de modo perfeito e impeça completamente a troca de calor, mas há materiais que, na prática, retardam bastante essa troca. Esses materiais são bons isolantes térmicos. Entre eles podemos citar a cortiça, o isopor, a madeira, o ar, a cerâmica, o vidro e a lã de vidro.
Nos sólidos metálicos – os melhores condutores de calor –, a condução ocorre tanto pela propagação de vibrações da rede cristalina como pela movimentação caótica de elétrons livres.
A partir da tabela, podemos reparar que o calor específico da areia é bem menor que o da água, logo, a quantidade de energia necessária para aquecer a areia é menor e, por isso, seu aquecimento ocorre mais rápido.
A areia Brascourt é fina e branca, com uma granulação perfeita para a prática de qualquer esporte. Além de proporcionar conforto para o esportista, a areia Brascourt não esquenta com altas temperaturas do sol e não gruda nas mãos.
A terra aquece mais rapidamente e a temperaturas mais altas que a água e resfria mais rapidamente e a temperaturas mais baixas que a água. Variações nas temperaturas do ar são, portanto, muito maiores sobre a terra que sobre a água. Há vários fatores que contribuem para o aquecimento diferencial da terra e da água.
Por que a areia do deserto fica quente durante o dia?
Isso rola porque, nos desertos, a baixíssima umidade do ar faz com que ele não retenha o calor que incide durante o dia. Com pouco vapor d'água na atmosfera, quase não há formação de nuvens, que ajudam a evitar oscilações de temperatura.
O óleo de cozinha esquenta mais rápido do que a água devido a diferenças nas propriedades físicas e químicas dos dois líquidos, principalmente na capacidade calorífica específica.
Grupo de pesquisadores expôs ao sol camisas polo, com nove cores diferentes, e usou uma câmera termográfica para medir absorção de calor. Uma pesquisa realizada no Japão descobriu que as roupas verde-escuras, e não pretas, absorvem mais calor nos dias quentes.
Em geral, indivíduos com maiores IMCs sentem o ambiente mais aquecido, tendem a preferir ambientes mais resfriados e sentem-se mais confortáveis termicamente do que usuários com menores valores de IMC.