A indústria madeireira é o ramo da indústria voltado ao processamento da madeira. Inclui o plantio ou extração, o corte, o armazenamento, o tratamento bioquímico, a modelagem e a finalização.
Cabeçote Harvester 555H Nisula/TMO - Corte de Pinus
Como chama o cortador de madeira?
1. Serra manual. Também conhecida como serrote, é um modelo de serra muito usado no corte de tábuas, painéis, placas de MDF, grandes troncos e demais. Embora exija uma certa habilidade para o manuseio, é uma ferramenta manual leve e não ocupa muito espaço.
A expansão do agronegócio é considerada uma das principais causas do aumento do desmatamento no mundo todo. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), só na América Latina, a expansão da agricultura e da pecuária comercial é responsável por aproximadamente 70% do desmatamento.
Como se chama o profissional que trabalha com madeira?
O marceneiro é, também, um artesão que trabalha com madeiras, preparando e reparando móveis e criando peças decorativas. Para isto, é necessária habilidade com instrumentos e ferramentas manuais de corte, perfuração, medição, entalho, raspagem, ajustes e fixação.
Tanto o marceneiro quanto o carpinteiro trabalham com madeira. No entanto, apesar desta similaridade, existem diferenças que destacam um profissional do outro. Veja abaixo um pouco de cada profissional e o que distingue cada um em sua profissão.
Qualquer poda ou corte de árvore em área particular é de responsabilidade do proprietário. No entanto, só pode ser realizado se houver o parecer técnico e a devida autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente; caso contrário, estará sujeito às penalidades.
As árvores são cortadas e serradas em grande parte por homens que, além de operar na ilegalidade, também trabalham na informalidade. Devido ao coronavírus, era de se esperar que o corte de madeira diminuísse na Amazônia, mas não foi o que ocorreu: entre janeiro e abril, os índices de desmatamento aumentaram 55%.
Desde 1988, o Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Ministério da Ciência e Tecnologia, monitora, via satélite, o desmatamento na Amazônia.
O trabalho do marceneiro exige habilidade manual, criatividade e conhecimento técnico sobre as madeiras e suas características. É preciso ter domínio das técnicas de corte, usinagem, acabamento e montagem.
A serra manual também é conhecida como serrote ou serra de mão. Elas são utilizadas para cortes de painéis de madeira, tábuas, compensados, entre outros.
A extração de madeira difere do desmatamento. A extração diz respeito à retirada de árvores específicas para a venda de madeira. Já o desmate costuma ser a retirada total da floresta, geralmente para abrir espaço para o cultivo agrícola ou a pecuária. Parte importante da extração, porém, não é ilegal.
A remoção dos ramos, no entanto, não deve ser executada de qualquer forma, uma vez que a falta de conhecimento técnico implica no estado fitossanitário da espécie trabalhada. Quem pode ser responsável técnico por isso é o engenheiro agrônomo ou o engenheiro florestal, mediante autorização da administração municipal.
Em áreas públicas, o corte geralmente é feito pela prefeitura. Convém ressaltar que se a árvore está entrelaçada com a fiação elétrica, é necessário o rebaixamento da copa pela concessionária responsável pela energia elétrica.